quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Devemos acreditar que não somos capazes?

Meus queridos,

viajando pela internet, encontrei este texto, escrito pelo Marcel, um jogador de basquete da geração do Oscar. Ele jogou pela Seleção Brasileira entre 1973 e 1992. Isso mesmo, quase 20 anos de Seleção Brasileira de Basquete. Este texto é de 2007. Desfrutem-no.

"Eu tenho certeza de que escrevo para pessoas inteligentes, vencedoras,
que conquistaram suas vitórias graças ao trabalho e aprendizado que tiveram durante toda as suas vidas.

A questão é saber se você, que ora me lê, alcançou o máximo que poderia chegar em todos os sentidos.

Será que você foi o Michael Jordan no basquete da sua existência? Ou você apenas se contentou em 'quase chegar lá?'

Você jogou sua vida como se jogasse no campeonato nacional ou o campeonato regional 'tava bão?' Se a sua resposta é o quase, então você precisa ler isso aqui.

Todos nós nascemos com um poder de realização igualzinho aos dos grandes gênios da humanidade: Da Vinci, Einstein, etc. Não é ao acaso que testes em crianças de até dois anos mostram isso. O problema é que ao crescermos somos moldados pela mediocridade e deixamos dormente este potencial, ou o usufruímos parcialmente.

Desenvolver ou buscar este dom dentro de nós mesmos é a grande jogada que precisamos para alcançar o máximo do que somos. Existe algo que diferencia o craque do apenas bom jogador, ou o gênio do inteligente. Muitos tentam expressar em palavras e fórmulas este grande diferencial. Por que uns entendem o jogo tão bem enquanto outros parecem saber apenas mover as peças do tabuleiro da vida?

Na tentativa de estimular pessoas a encontrarem ou desenvolverem o seu verdadeiro poder, nossos instrutores da vida usam algumas palavras chaves que seguramente vocês já ouviram.

Coisas como raça, dedicação, disciplina, coragem, desafio, vontade, sonho, amor, motivação, união, determinação, renúncia, sacrifício, superação e tantas outras sempre foram usadas para buscar dentro de nós aquilo que um dia (não sei bem porque) esquecemos que já as possuímos.

Ora, é inconcebível pensarmos em desenvolver qualquer atividade de nossas vidas sem demonstrarmos tudo isso que foi colocado como um plus para atingirmos o sucesso.

Como alguém pode progredir sem ter disciplina? Como seria possível chegar a algum lugar sem sacrifícios? E a superação? Como alguém chega mais alto sem ela?

Se você já chegou até aqui é porque em algum momento da sua vida demonstrou ter esses requisitos básicos já citados.

Se, apesar de estar aqui, ainda se encontra insatisfeito com os resultados
por você alcançados é porque está faltando (ou você não percebeu dentro de si) algo que vai além de meras palavras de ordem liofilizadas pelo uso cotidiano, as quais estamos carecas de saber que as temos aqui dentro.

Quantas vezes já pensamos: 'Puxa vida!, eu me esforço tanto, me dedico muito mais que os outros, me sacrifico pela união de todos, renuncio a ser eu mesmo para alcançar objetivo e não consigo chegar onde quero!'

O que nos faltará para sermos o Michael Jordan das nossas vidas?

Eu, como sempre, estava fazendo meus exercícios diários quando vi o 'chapéu' que o mexicano deu em nosso becão e o maravilhoso gol que
na seqüência do lance ele marcou no jogo contra o Brasil pela Copa América.

Fico pensando no que estaria passando agora na cabeça daquele jogador.
Como aquele momento magistral irá mudar a sua vida e no que ele irá contar aos seus netinhos daqui a alguns anos.

Acreditar que pode é o primeiro passo para conseguirmos virar nossas vidas.

Nosso sistema de crenças na maioria das vezes é limitante e tende a nos colocar em uma situação onde pensamos não ser possível realizar nossos objetivos.

Se você acha que não pode, não consegue, ou que não vai acontecer,
suas chances de sucesso serão diminuídas. É claro que se você tomar a direção contrária desses pensamentos obviamente nem tudo irá dar sempre certo, mas a possibilidade do acerto é muito maior e você parecerá estar pronto para ele.

Ter já provado o gostinho do sucesso e saber que ele pode se repetir
também é um grande fator de progresso. Imaginem como aquele jogador mexicano está se sentindo depois de ter feito tudo aquilo contra o futebol brasileiro. Será que isso mudou a cabeça dele para sempre? Será que aquela sensação de conquista pessoal irá se perpetuar dentro dele e ele buscará o sucesso com mais certeza, pois já o conseguiu uma vez?

Não saber que não pode também é um grande fator para uma conquista.
Quantas vezes fazemos coisas que depois pensamos: 'Ué? Como consegui
isso?'

Muitas vezes, porém, acreditamos em coisas que nem sabemos direito de onde vieram. Se nunca as questionarmos seguiremos na "boiada" para depois
sermos mais um mugido lamurioso no uníssono dos incompetentes.

Quem terá o poder de nos fazer acreditar que não somos capazes?
A resposta está dentro de nós mesmos.

Quando comecei no esporte, não acreditei no meu técnico que disse à mãe de um companheiro de time que eu nunca seria um jogador de basquete. Também não dei bola aos meus colegas de time que não me escolhiam para o jogo no domingo pela manhã.

Muito menos dei razão ao treinador que me deixava no banco quando eu comecei a jogar 'federado' (cadastrado, fichado).

Dos meus companheiros que eram considerados melhores do que eu, apenas um chegou à seleção brasileira, mesmo assim como reserva. Nunca tive dúvidas. Eu já sabia. Alguma coisa mais forte me dizia que deveria seguir aquele caminho e acreditei naquela sensação de poder que uma bola de basquete me dava.

Creio que esta voz também fala com você. É só ouvi-la.

Ela tem sempre razão."


Bom fim de semana a todos.
Beijomeliga.

5 comentários:

  1. ola!!!!
    estou no segundo ano na rede publica do parana.
    aqui agora existe um sistema de ter materias exatas em um semestre e humanas e outro...

    as exatas ja foram e nao tenho mais os livros de fisica e matematica e nao tenho grana pra comprar livros tbm.....

    vi em um dos seus posts vc indicando livros e disse q tem conteudos bons na internet....poderia me indicar onde consigo?
    poderia tbm me indicar alguma outra fonte para estudar?


    vo dexa meu e-mail:
    calhareschristian5@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Caraca, Humberto!
    Muito maneiro esse texto!
    Fala sobre o q eu penso td dia. Responde a uma pergunta q eu me faço sempre!]
    Puts! Eu precisava mesmo ler isso!
    Muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  3. ola .. Gostei muito de seus comentarios .. e gostaria que me desse um contado seu se não fosse muito encomodo , tenho algumas parguntas a lhe fazer a respeito dos concursos .. envio-lhe meu orkut para mais contatos .. OBRIGADA .
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16440548238234048081&rl=t

    ResponderExcluir
  4. Olá, professor! li o texto e gostei muito. A motivação tem sido um impasse pra mim, uma questão difícil fiz alguns esboços de buscar apoio, com meus pais, no cursinho, com professores, com colegas, quase implorei pra alguém dizer pra mim VAI Tuanne. Ao contrário, meu pai demonstra carinho mas nunca confiou em mim, eu tinha paixão pela turma IME /ITA, loucura pra entrar no IME, seguindo o meu pai deixei de trabalhar pra fazer extensivo manhã em SJC/SP. Eu fiquei muito desmotivada, poderia ter firmado a minha escolha mas eu deixei fluir o meu lado mais inseguro, eu me dei tão mal. Beijoteligo.

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber sua opnião sobre a extinção do limite de iadade do ita. Estou estudando a algum tempo, tenho 19 anos e fiquei bastante preocupado ao saber desta noticia pois a concorrencia devera crescer bastante. Obrigado.

    ResponderExcluir