sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O que devo fazer até a prova do IME?

Meus queridos,

tenho recebido muitas perguntas sobre que linhas devem ser seguidas até a prova do IME. Alunos que já tentaram as provas da EFOMM e da AFA e que agora estão programando seu ritmo para esta reta final até o IME.

Uma coisa fundamental é deixar o passado no passado. Já comentei sobre isso aqui e repito. As provas da EFOMM e da AFA são passado. Não fique pensando no que vc poderia ter feito, pq isso só vai atrapalhar. Agora é pensar pra frente.
A frase é:
"Ninguém pode voltar no tempo e refazer o começo. Porém, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

O segundo item essencial é focar nos seus pontos fracos. As provas de EFOMM e AFA serviram pra mostrar alguns pontos em que vc precisa melhorar. Áreas que vc sentiu mais dificuldade. Use isso. Veja que tópicos da matéria ficaram meio perdidos, quais partes vc acha necessário dar uma revisada. Se vc estiver perdido nesta análise, pode trocar idéia com algum professor, pedir uma orientação mais pessoal. Pensando especificamente no IME, as questões envolvem vários assuntos. Logo, se você não tem o hábito de treinar questões deste tipo, é pra ontem que vc deve começar a fazer isso.

O terceiro item, não menos importante, é manter a motivação. Não pense que a prova é muito difícil. Ela é difícil pra todos. Nesta época do ano, é muito comum o aluno chegar pra mim e dizer: "estou com a sensação que não vou conseguir". Não fraqueje. Cabeça erguida, peito estufado e nariz apontando pra frente. Você está lutando pra ser aprovado nos concursos mais difíceis do Brasil. Não é qualquer concursinho! Logo, é normal que se sinta medo, dúvida, etc.. Mantenha o controle. Continue trabalhando.


Pra finalizar, é mais do que salutar que vc converse com os seus professores. Troque idéia, peça ajuda, desabafe. A única recomendação que eu faço, e falo que isso é MUITO IMPORTANTE, é o seguinte: procure professores que já passaram por uma turma IME/ITA e foram aprovados. Só quem já passou por isso sabe oq vc está passando. As outras pessoas podem, no máximo, imaginar. Só quem ralou tanto quanto você, quem sentiu a dor de tomar porrada em vários simulados ao longo do ano, quem era o melhor aluno da turma no colégio anterior e chegou na turma IME/ITA tirando notas baixas, vendo que existe muita gente melhor, só um cara assim é que vai te entender. E só um cara assim vai poder te ajudar.

Vamos em frente!


Física para Concursos Militares

O livro continua um sucesso. No domingo passado, a gente fez um almoço de lançamento. Abaixo, temos três fotos do evento:






Com o objetivo de divulgar o livro e centralizar as notícias, criamos uma comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105572429


Um grande abraço a todos, beijomeliga!

Um comentário:

  1. Olá, professor. Tudo bem?!
    Tenho 17 anos, estou prestes a terminar meu 2º grau.
    Vou ser bem direto. Gostaria de te pedir algumas dicas não só de persistência e incentivo (como você apresenta brilhantemente neste blog). Mas também sobre o momento do estudo! Aquele momento mesmo de estar na frente dos livros. Pq nem sempre são somente horas sentado que vão trazer um bom rendimento. Farei a Prova do IME neste ano somente por experiência. Mas meu objetivo é ser aprovado no próximo concurso.
    Como estudar a teoria?! Pois o IME é astronomicamente acima do que se aprende nos colégios.
    Exercícios?! Quantos, de que, de onde?!
    Como fazer a divisão das matérias?!
    Eu sei que essas são questões pessoais, mas, se puder, gostaria que me ajudasse. E me falasse da sua experiência.

    Segue o meu email. Aguardo contato ansiosamente.

    geleia010@hotmail.com

    Em breve mando um abraço seu pra aquele professor... (quando eu for ter aula com ele... No IME)

    Obrigado, fique com Deus.

    ResponderExcluir