sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A cristalização

Meus queridos,

em primeiro lugar, peço desculpas por não ter postado na semana passada. Foi uma desorganização minha mesmo, típica de quem tem muito pouca coisa pra fazer e acaba passando quase todo o tempo ocioso... hehehehehehehe Às vezes, tenho a sensação de que vivo num furacão, sem tempo pra respirar. Dia desses, eu me peguei feliz da vida pq iria chegar à casa 21:30. Vejam isso. Eu estava feliz pq iria chegar cedo (!!!!). É a vida. Por isso que eu digo pra vocês: façam oq vcs gostam! Mesmo trabalhando tanto, não me sinto estressado ou chateado. Eu faço oq gosto, graças a Deus.

Mas vamos lá, à nossa conversa desta semana.

Nesta fase do ano, com a chegada das provas mais pesadas, cresce a dúvida e o medo de encarar os bichos papões. É normal, você não está sozinho nesta fase de medo. O grande lance é q agora os candidatos começam a tentar fazer as provas antigas, e tal. No início, nas primeiras provas, o buraco parece ser bem mais fundo. Parece que tudo q vc estudou durante o ano não adiantou muito. Mas com o tempo e a prática, as coisas vão se encaixando. Vale reparar que vcs devem estar começando a se sentir mais à vontade ao pegar uma prova da EN, do IME ou do ITA. Este processo de ambientação é essencial e vai fazer com que você não se surpreenda na hr do concurso.

Muitas vezes, nós (professores) vemos a turma como uma massa ainda sem definição dos reais candidatos à aprovação. Porém, com o passar do ano, os reais candidatos vão aparecendo. Eles se destacam e chamam a atenção. O fascinante desse negócio de dar aula é que as coisas não são estáticas. Estamos lidando com pessoas, que têm sentimentos, conhecimentos, aptidões e reações próprios. E esse conjunto de atributos forma um indivíduo único, que muitas vezes nos surpreende ao ser colocado em contato com determinado desafio. Quando o ano vai se desenrolando, nós (professores) ACHAMOS que conhecemos os reais candidatos à aprovação. Em grande parte dos casos, arriscaria uns 95%, acertamos. Os aprovados estão dentro do grupo que nós "prevíamos". Mas é comum aparecer um cara que não estava neste grupo. E este cara atropela uma galera na reta final, conseguindo oq muitos que "estavam na frente" não conseguem. Vejam como as coisas são subjetivas: não existe "estar na frente" em um concurso até que a prova seja feita. Por que todos entendem que A está na frente de B, se o concurso não começou ainda? Dia a dia, os candidatos pensam assim. É o carinha da turma 1 que "está na frente" do carinha da turma 2. Na verdade, existe uma tendência que o cara mais bem preparado naquele momento esteja mais bem preparado na hora do concurso. Mas isso não é uma regra.

Justamente nesta fase do ano, ao ter contato com as provas, muitos candidatos que "estavam na frente" caem de rendimento. E outros candidatos q "estavam atrás" crescem. Esta é a fase de cristalização, quando o candidato deixa de ser pastoso e se torna sólido. Quando ele adquire forma.

Só pra ilustrar, lembro muito de um caso emblemático. Em 2002, tive um aluno que teve um crescimento desses assustadores na reta final, sempre na dele, sem chamar a atenção de ninguém. Sem alarde, ele foi simplesmente o 20° colocado do Brasil na ativa no concurso do IME. Só isso já seria um feito grande, porque ser o 20° colocado em um concurso nacional do nível do IME é coisa pra kct. O detalhe é que ele era da turma 2!

Como gosto de citar exemplos esportivos, lembrem do time do Florminense no ano passado. Praticamente rebaixado, precisava ganhar mais de 75% dos pontos na reta final para não cair. Vamos pensar friamente: um time que apanhou o campeonato todo vai ganhar 75% dos pontos no final? Fala sério!!! hahaha
A torcida fez uma faixa sensacional, que resume bem oq vc, candidato, deve fazer: "LUTEM ATÉ O FIM!"
Esta luta, que o time abraçou como necessária, fez com q o time não caísse. Como bom admirador do esporte e da superação, preciso admitir que o time do Florminense é um excelente exemplo.

Portanto, não se deixe levar por essas pseudovantagens que alguém pode ter em relação a você. Muito menos acredite que você está em vantagem em relação a alguém. Continue trabalhando para a sua aprovação. O resultado só vem depois da prova!

"LUTEM ATÉ O FIM!"

Beijomeliga.

2 comentários:

  1. Brilhante mestre
    so o sr. para ajudar nessas horas
    vlw msm

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras professor.Concerteza isso é um fato, nem sempre os ditos como melhores passam, como diz o velho ditado popular " o jogo só acaba quando o juiz apita" e até chegar esse momento vou jogar minha vida nessa partida.

    ResponderExcluir