quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A corrida de Fórmula 1

Meus queridos,

já podemos dizer que chegamos ao mês do concurso do IME. Faltando poucas horas para entrarmos em outubro, já podemos dizer que setembro passou. E olhem oq nos espera neste mês que chega: concursos da Escola Naval e do IME, um logo depois do outro.

Nestas poucas semanas que nos separam dos concursos deste mês, a sugestão é manter o pé no acelerador. Mais do que nunca. Você já chegou até aqui, não é hora de ter dúvidas.

Vou contar uma ilustração que ouvi do meu Mestre Guru MX, quando eu fazia turma IME, em 1998. Uma vez, ao longo do ano, fui conversar com ele, sobre a dúvida se tinha condições de passar ou não, essas coisas normais de candidato. Ele me disse o seguinte:

"H2A, você já viu corrida de Fórmula 1 em Mônaco?"
Respondi que sim.

"Então, você já deve ter percebido que os carros passam raspando o muro, quase arrancando pedaços dele."
Confirmei.

"Pois é... se uma pessoa chegasse a Mônaco num dia normal, nunca iria imaginar que ali, naquelas ruas apertadas, com muitas curvas, poderia haver uma corrida de Fórmula 1. Mas todo ano acontece... o circo da Fórmula 1 chega lá e fica por uma semana inteira, com os carros passando quase que tangenciando os muros."
Até aí, eu não estava entendendo nada... Mas já tinha ouvido uma frase dita por um piloto de Fórmula 1, que dizia que pilotar um F1 em Mônaco é como andar de kart na sala de casa.

"H2A, um piloto tem duas maneiras de guiar em Mônaco:
1. ele pode fazer o percurso com cuidado, freando antes de cada curva e contornando-a com calma, pra ver se existe alguma colisão, algum carro quebrado no fim da curva, ou algo que possa bloquear a pista. Neste caso, ele diminui bastante o risco de se machucar;
2. ele pode fazer o percurso que nem um maluco, acelerando o máximo possível, freando só o necessário e correndo o risco de entrar numa curva sem ver oq tem do outro lado. Neste caso, se houver um carro atravessado, uma colisão, algo assim, ele vai bater e vai se machucar.

Oq vai separar o campeão dos outros pilotos é esta escolha. Se o piloto escolher a maneira 1 de guiar, ele não vai se machucar. Mas também nunca vai ser campeão. Porque sempre vai haver um louco que vai passar voando na curva que ele fazia com todo cuidado. E este louco vai ganhar a prova. Ah! Mas e se o louco bater o carro? Se bater, bateu... depois chama médico, manda operar, etc.. Se não bater, ele ganha todas as provas.

Na sua vida de turma IME, H2A, você pode escolher as mesmas opções. Vc pode fazer uma turma IME com cuidado, evitando se machucar. Mas também pode escolher fazer a turma IME que nem um louco, com a faca nos dentes, entrando chutado em todas as curvas. Se bater, vc só vai saber no fim do ano. Se não bater, vc vai ser o campeão."


Meus queridos, posso dizer pra vocês o seguinte: sempre que precisei decidir entre dois caminhos, lembrei desta ilustração. Acelerei. Consciente que poderia me machucar. Mas dor maior seria a de não ter tentado. A dor de ter freado em todas as curvas e observado alguém ser mais ousado e me ultrapassar. Até hoje, não me machuquei o suficiente para mudar de opinião. Acho que devemos acelerar e entrar em todas as curvas com o máximo de velocidade possível. Se bater, bateu... depois a gente vê oq faz.

Acelere na última reta mais do q nunca. Faltam poucos dias para a concretização do seu sonho! A aprovação é logo ali.

Fiquem com Deus.
Beijomeliga.

Obs.: Amanhã, dia 1 de outubro, é meu aniversário. Quero ver quem vai me dar os parabéns!!!! hehehehe

2 comentários:

  1. Muito boa a ilustração...
    Agora é com o pé no acelerador até a prova!!!

    Ahhh Parabéns...um pouco adiantado...rs
    Td de bom!!

    ResponderExcluir