quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Os dois dias mais importantes da vida

Meus queridos,

hoje acordei com uma vontade grande de falar pra vocês sobre coisas mais filosóficas, sentimentais mesmo, sair um pouco do dia-a-dia de falar sobre concursos em si. Ainda pela manhã, li um artigo numa revista que me inspirou para escrever um pouco sobre isso. Aí agora, depois do almoço, vi um vídeo que também contribuiu. Vamos bater um papo sobre isso...

O artigo na revista tratava da história de um alto executivo que viajou para uma tribo de anciãos e foi questionado por um deles: "Quais são os dois dias mais importantes da sua vida?" O alto executivo, exemplarmente qualificado, instruído e experiente no mercado, respondeu: "O dia em que eu nasci e o dia em que vou morrer." Provavelmente, a maioria de nós responderia a mesma coisa.
O ancião replicou, dizendo que o executivo estava errado: "O primeiro dia você acertou. É o dia em que você nasceu. Porém, errou o segundo. O segundo dia mais importante da sua vida é quando você descobre o motivo de ter nascido."


Neste momento, eu fiquei pensando se concordava com isso. E concordo. Nossa vida não é completa até descobrirmos o motivo de estarmos aqui. O motivo de estarmos fazendo oq fazemos. Muita gente por aí não vive, apenas sobrevive. Muita gente não tem sonhos, não ajuda ninguém, não beneficia a sociedade. Apenas trabalha e paga as contas. Ou trabalha e junta dinheiro. Galera, o dinheiro por si só é muito pouco. O que é importante é oq vc pode fazer com ele. Ele sozinho não te dá nenhuma satisfação. Então, concordo plenamente com o ancião que disse que o segundo dia é quando descobrimos o motivo de termos nascido. Graças a Deus, acho que já descobri o meu. Participar da aprovação de centenas de alunos, talvez milhares, em instituições militares de alto nível. Alunos que tiveram suas vidas mudadas, passaram a ser pessoas mais seguras, responsáveis, mais felizes. Quantos alunos não vieram de famílias pobres e hoje estão em outro patamar porque estudaram? Po, fazer parte disso é fantástico. Ser professor é isso. Mais ainda, vivemos o sonho junto com a pessoa. Choramos juntos, gritamos juntos. Não há dinheiro no mundo que pague esses sentimentos.

O vídeo que assisti agora de tarde é este:


O que você quer ser quando crescer? Quando você descobre isso de verdade, você descobre o motivo de ter nascido. Graças a Deus, posso dizer que nasci para participar da mudança de vida de muitas pessoas. Pena não conseguir fazer isso por mais gente. Pena que ainda tenho limitações de tempo e não consigo atender a todos que poderia atender. Mas certamente posso me considerar realizado, porque se tivesse ajudado a mudar a vida de um cara, só um, como alguém me ajudou lá atrás, quando eu era um adolescente sem saber oq fazer da vida, já teria valido a pena. Só posso agradecer a Deus por me proporcionar esta felicidade.

E você, já sabe oq quer ser quando crescer? Se você quer estudar e mudar de vida, ser aprovado em um concurso de alto nível, poder dizer que vc passou, é hora de começar a se movimentar. Em 2012, tive o prazer de conviver com dezenas de alunos que sentiram o gostinho de trabalhar e ver o resultado. Alunos que batalharam e conquistaram seus objetivos. Eu só posso agradecê-los por terem me dado tanto orgulho e terem me deixado participar de suas histórias. Obrigado, de coração.

Como não tinha feito antes, parabéns a todos os aprovados na EFOMM e na 1a fase, especialmente os aprovados do SEI. Vocês cada vez mais me deixam bobo de alegria.

Ainda temos a discursiva do IME, a prova remarcada da Escola Naval e o concurso todo do ITA.

Vamos que vamos!

A aprovação é logo ali.
Beijomeliga.

2 comentários:

  1. Muito bom o Blog. Professor, se tiver como, seria legal você fazer um post indicando os melhores livros para estudar e tentar passar no IME/ITA e comentando o que acha de cada um deles. Tipo esse post aqui: http://sonhoimeita.blogspot.com.br/2010_02_01_archive.html

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito bom para ler de manhã e começar a estudar, começar a pensar no futuro desde cedo, vc ja pensou em escrever um livro? vc escreve mto bem, e nao estou falando de livro de estudos (tbm é um boa ideia), mas de livros tipo desta postagem, muito legal, espero sentir o gostinho de ser aprovado no CN ou na EPCAr, depois no IME ou no ITA, abraços.

    ResponderExcluir