segunda-feira, 24 de setembro de 2012

E com o resultado EFOMM 2013...

Meus queridos,

estamos chegando ao final de setembro... os concursos chegam, vão embora, chegam outros... e hoje é o dia previsto para a divulgação do resultado do concurso EFOMM 2013. Para alguns, que têm outros objetivos, é um dia normal. É apenas um dia para ver seu nome na lista de convocados. Porém, para outros, é um dia especial. Para quem tinha como principal objetivo do ano o concurso da EFOMM, este é o dia de ficar no F5 no site da escola... e é pra estes que quero falar neste post.

Até mais tarde, quando o resultado sair, muitas serão as sensações. Por agora, sentimos frio na barriga, não dá vontade de comer nada, ficamos com aquela angústia... até que a lista saia. E quando sair, haverá a euforia para uns e a tristeza para outros.

Para os convocados, será um turbilhão de emoções. Choros, gritos, abraços e beijos... é hora de extravazar todos os sentimentos reprimidos por toda a preparação. É seu momento. Grite, comemore, pule, você merece. Depois de todas as noites mal dormidas, todas as dúvidas, privações, você conquistou seu objetivo. Lembre-se de todas as vezes que você deixou de ir a churrascos, festas, encontros de família... tudo porque você tinha um objetivo. Quantos amigos precisaram ouvir de você "não posso ir, estou estudando... não, não vai acabar tão cedo... é... depois da prova, a gente sai..."
Para todos eles agora você pode dizer: "EU PASSEI!"
Depois de você duvidar de você mesmo, de ver outras pessoas duvidando, de ouvir pessoas dizendo que seu sonho era muito difícil, depois de tudo isso, você conquistou o direito de ser chamado de 'aprovado'. Não interessa mais nada, você é um aprovado. Você percebeu que o seu trabalho acabou levando à vitória. Não são professores, parentes ou amigos. Você é o vencedor. A vitória é sua. Escrevendo isso, lembrei do livro de um corredor americano chamado Dean Karnazes. Ele é um ultramaratonista americano, que venceu o desafio de correr 50 maratonas em 50 dias, em 50 estados americanos. Foi considerado por uma revista como o homem mais em forma do planeta. Em
seu livro "50 maratonas em 50 dias", ele descreve a sensação de um maratonista iniciante ao final de uma prova:
"Cruzar a linha de chegada de uma maratona pela primeira vez é um momento com conseqüências para toda a vida. Ao fazê-lo, prova-se algo para si mesmo que jamais será tirado. Deixa-se o evento com sinais evidentes de que se é forte, jovial e corajoso. Uma coisa é imaginar que se tinha capacidade para correr uma maratona; outra bem diferente é saber, porque o fez. (...)
Então, você treina pesado; dedica-se de todo o coração; sacrifica-se e supera os inúmeros pequenos desafios ao longo do caminho. Deposita tudo que conseguiu nela. Mas sabe que a maratona exigirá muito mais de você. Nas profundezas escuras da mente uma voz pessimista está dizendo: Você não consegue. Você se esforça ao máximo para ignorar essa insegurança, mas a voz não o abandona.
Na manhã da primeira maratona, a voz da dúvida se multiplica, tornando-se um coro completo. Na altura do quilômetro 30, esse coro está gritando tão alto que é só o que você consegue escutar. Os músculos doloridos e esgotados imploram que você pare.
Você deve parar. Mas você não pára. Dessa vez, ignora a voz da dúvida; ignora aquele que diz que você não é bom o suficiente, e só ouve a paixão no seu coração.
A coragem surge de diversas formas. Hoje você descobre a coragem para continuar tentando, para não desistir, por mais terríveis que as coisas se tornem. E elas se tornarão terríveis.
E então, repentinamente, a linha de chegada floresce à sua frente, como um sonho. Um nó se forma na garganta durante o percurso daqueles poucos passos finais. Agora, você finalmente consegue responder à irritante voz com um inequívoco Sim, eu posso!

Nenhuma luta, dúvida ou fracasso futuros podem remover o que realizou hoje. Você fez o que poucos farão – o que pensou jamais conseguir fazer – e é o despertar mais glorioso e inesquecível. Você é um maratonista e usará essa distinção não na lapela, mas no coração, para o resto da vida."
E você, meu querido, é um aprovado. E será um aprovado até o final de sua vida.  

Para aqueles que forem reprovados, lembrem que o campeão não é aquele que nunca caiu. O campeão é aquele que sempre se levantou. Você tem um objetivo? Quer ser um aprovado também? Quer sentir tudo oq descrevi acima? Comece a trabalhar desde já. A preparação para a aprovação é um caminho árduo. Começa muito tempo antes da prova e consome uma quantidade absurda de energia. Mas você é capaz. Trabalhe e acredite, sempre!

A aprovação é logo ali. Para alguns, ela chega hoje.

Beijomeliga.

Um comentário:

  1. Toda vez q eu me sinto cansada leio esse, texto !! Humberto, tu é o cara! Bjs yohannek

    ResponderExcluir