quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Agradável surpresa: livro do Vitor Belfort

Meus queridos,

no final do mês passado, ia viajar e estava me sentindo incomodado de não ter nada pra ler no avião. No aeroporto mesmo, comprei o livro do Vitor Belfort, chamado"Vitor Belfort - Lições de garra, fé e sucesso".



A princípio, comprei pq gosto do esporte dele e gostei da postura quando foi treinador do The Ultimate Fighter. Não sabia mais muita coisa a respeito dele como lutador, mas sabia do caso do sumiço da irmã. Não criei grandes expectativas, mas achei que mereceria a leitura, já que eu estava a ponto de ficar algumas horas preso no avião mesmo...

Confesso que quando li sobre o lançamento do livro, achei meio estranho um cara de 30 e poucos anos, ainda em plena atividade, escrever um livro de autobiografia. Sei lá, não me soou muito bem.

Pois bem, queridos, as impressões negativas pararam aí. O livro é bem interessante, ele divide em capítulos em que compara as situações na vida com os movimentos de um lutador no octógono ou na preparação para uma luta. E acreditem, realmente existe muita coisa semelhante.

Como vocês sabem, gosto de fazer comparações entre a vida de atleta e a vida de um aluno que quer passar nos concursos mais difíceis do Brasil. No livro, existem críticas bem interessantes, análises de como vc pode encarar a vida em diversas situações e como a sua postura pode influenciar decisivamente o resultado. Neste sentido, de tomar as rédeas da situação e vc se responsabilizar pelo resultado, existe um outro autor que gosto, chamado Augusto Cury.

Ainda falando um pouco sobre assumir a responsabilidade, considero que esta é a grande (talvez a maior) diferença entre os alunos que serão aprovados e os que não serão. Quem quer ser aprovado corre em busca de fechar todas as lacunas, não fica esperando cair do céu. Mais ainda, não se limita a 'entender' uma solução de exercício, mas busca possíveis variações e suas consequências, para ver se realmente sabe como aquele troço vai funcionar. Isto é um grande diferencial.

Para os alunos que vão fazer o ITA, continuem focando no trabalho. Há muito oq construir.

Pra quem não vai pro ITA e ainda não começou a pensar em 2013, a hora de começar é agora. Muita gente já está correndo atrás de se planejar para ter um ano produtivo. Não durma no ponto.

A aprovaçãoe é logo ali.

Beijomeliga!


Nenhum comentário:

Postar um comentário