terça-feira, 4 de setembro de 2012

Passada a EFOMM 2013...

Meus queridos,

neste último final de semana, com o concurso EFOMM 2013, passamos por mais uma etapa da preparação. Na verdade, preparação para alguns (que querem outras aprovações) e objetivo principal para outros. Vou dividir o post em duas partes: para quem quer realmente a EFOMM e para quem está com foco em outros concursos.

Para quem realmente quer a EFOMM

Se você foi bem na prova, a sua sensação agora deve ser a de dever cumprido. Acho q é uma das melhores sensações que uma pessoa pode sentir. Estar com a sensação de ter feito o seu melhor, ter dado o seu máximo e ter conseguido atingir o objetivo. Realmente, muito bom! Parabéns a todos os que estão nesta situação.

Se você não foi bem na prova, é hora de manter a calma. Existem muitas coisas para acontecer ainda. O gabarito oficial saiu, mas ainda é possível que haja mudanças. Depois, ainda vai rolar a convocação. Só depois disso você pode se sentir oficialmente reprovado, se for o caso. Muitos de vocês acham que estão reprovados agora, mas serão chamados na lista final. Todo ano é a mesma coisa. Se você foi mal (abaixo de 10 pontos) em uma matéria, mas conseguiu ir bem nas outras, ainda dá pra entrar.
Mas vamos supor que não dê mesmo. Vamos pensar na hipótese de você não conseguir entrar. Quer dizer então que vc é incompetente? Quer dizer que seu ano não valeu de nada? Não é assim, po... certamente, tudo oq vc aprender e viveu ao longo do ano servirá no futuro. Seja em outro concurso (EFOMM 2014 ou outras provas), seja na vida fora dos concursos. Oq vivemos em um ano de curso é amadurecimento em todos os aspectos da vida. Outro dia, eu li uma frase fantástica para estes momentos: "Todos nós podemos ser geniais em alguma área. Porém, se formos analisar um peixe pela sua capacidade de subir em árvores, vamos classificá-lo como um imbecil."
Pode ser que você não tenha conseguido este ano, mesmo dando o seu máximo. E aí, isto quer dizer que vc não é capaz? Não necessariamente. Quer dizer que desta vez não deu. Nas próximas, pode dar certo, ué. O importante é a sensação de ter feito o seu melhor. Aí vc pode avaliar se vale a pena tentar de novo, ou não. Todo sonho merece um investimento. Talvez, você já tenha investido muito tempo e ache que precisa tentar outra coisa... ok! Mas não decida isso com a cabeça quente, no calor das emoções, achando que vc não é capaz de nada. Derrotas, todos vamos ter. O campeão não é aquele que nunca cai, mas sim aquele que sempre levanta. Lembre-se disso. Use os obstáculos para aprender. Tudo oq acontece na vida tem um lado bom, por mais que ele não apareça inicialmente. Precisamos procurar aprender com tudo oq acontece conosco. Veja quais foram seus erros e trabalhe para mudá-los.

Para quem não tinha a EFOMM como principal objetivo

Independente do resultado, é hora de virar a página. Se você foi bem ou se foi mal, oq interessa é virar a página. No máximo, ver oq houve de errado e tentar melhorar. Mas sem neuras. A prova da EFOMM passou, não é pra ficar com sentimentos do tipo "se não passei na EFOMM, não vou passar no IME". São provas diferentes, situações diferentes, e vc ainda tem muito tempo para evoluir até o IME e o ITA. Apenas como exemplo, minha nota de Física na EFOMM foi menor que no IME. Logo, não dá pra criar nenhuma relação. Concursos diferentes, não invente regra onde não tem. O mesmo vale para o caso de vc ter ido muito bem. Não é nenhuma garantia de que vai mandar bem no final do ano. Foi só uma etapa.


Resumindo: vire a página. Olhe para a frente. Oq passou passou.

E vamos que vamos, a aprovação é logo ali.
Beijomeliga.

6 comentários:

  1. Olá...
    Gostei muito do seu post, vou fazer a prova esse ano na EFOMM para 2014 e me ajudou muito, tanto a conter a ansiedade quanto a saber perder rsrs.
    Obg Bjs!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também vou fazer e desejo uma boa sorte a todos e o dobro pra mim ;D rsrsr

      Excluir
  2. pessoas com hemorroidas podem se alistar, passarÁ na "prova de saúde" do EFOMM?

    ResponderExcluir
  3. Ai meu Deus! Vou chorar! fez a prova para entrar esse ano mais nao consegui ,seu post me emocionou muito....foi um pouquinho de tudo que eu sentir quando nao vi meu nome escrito na lista de aprovados

    ResponderExcluir
  4. Otimo Post , isso anima qualquer pessoa que quer busca o objetivo de ser aprovado na EFOMM , inclusive EU , quando chegar a minha vez de fazer a prova , vou sair vitorioso , mesmo que não saia , mais me servirá de experiência . agradeço ao otimo post .. obs : Quem busca a aprovação a EFOMM , ESTEJAM CAPACITADOS !

    ResponderExcluir
  5. me tira uma dúvida? completei 17 neste ano, e próximo ano vou tentar fazer a prova, mais moro próximo a recife - pernambuco, tem local próximo de prova? procurei na net mais não achei.

    ResponderExcluir