sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A ressaca do IME e a prova do ITA

Meus queridos,

na terça-feira passada, dia 7, houve a divulgação do resultado do concurso IME 2011. O resultado pro pessoal do Rio não foi dos melhores, já não é de hoje. Infelizmente, a coisa está indo nesse ritmo. Antes de qualquer outro comentário, devo dar os parabéns aos aprovados! Vocês alcançaram uma das maiores alegrias que um aluno pode ter. Sensacional! A seguir, uma foto da comemoração:



Agora preciso dizer algumas coisas para os alunos que estão com a sensação de 'nadar e morrer na praia'. O concurso do IME passou, não há mais oq fazer além de pedir revisão nas correções. Logo, não gaste mais a sua energia com isso. Faça o pedido de revisão, corra atrás deste processo, mas não adianta ficar se lamentando. Bola pra frente, vida que segue. Semana que vem já temos o ITA. Não dá tempo pra ficar triste, pelos cantos, cabisbaixo. Precisa é levantar a cabeça, sacudir a poeira e continuar na luta, até o último instante.

A batalha da semana que vem é bem árdua. 4 dias intensamente vividos nas provas do ITA, o concurso da 2a melhor universidade de Engenharia do país. A boa notícia é: não é necessário ter passado no IME pra passar no ITA. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Lembro de um caso ocorrido há uns 2 anos, de uma aluna q veio chorando falar comigo, pq tinha sido reprovada no IME. Ela me pediu pra ajudar a fazer a revisão da correção, e tal. Eu e um amigo de matemática ajudamos, ela fez o pedido de revisão, mas a nossa maior tarefa naquele momento foi de acalmá-la (e também sua mãe) e fazê-la perceber que ela poderia passar no ITA. Ela tinha condições de disputar uma vaga no ITA, mesmo tendo sido reprovada no IME. Graças a Deus deu tudo certo, ela foi aprovada no ITA, está lá em São José dos Campos agora, como aluna. Não sei se eu q sou babaca, mas seria bastante grato a alguém que me ajudasse dessa forma. Infelizmente, não foi o caso. A aluna preferiu dar os agradecimentos a outras pessoas, que não meteram a mão na massa pra ajudá-la a pedir a revisão, a se acalmar, etc.. Enfim, vida q segue. A gente vai vivendo e aprendendo. O que aprendi desse episódio: devo continuar tentando ajudar, sem esperar nada de retorno. Nem um simples 'muito obrigado'.

Alguns alunos já me procuraram este ano, perguntando se eu poderia ajudá-los na revisão do IME. É óbvio que posso. Ser professor, como eu acredito, é muito mais do que dar aula. Estarei sempre à disposição de vocês para ajudá-los.

Aos aprovados, pode rolar a sensação de já ter conseguido um objetivo. Isso não justifica cagar para o próximo objetivo. Um guerreiro entra em TODAS as batalhas pra vencer. Ganhar é sempre bom! Acostumem-se com o gostinho da vitória. A melhor sensação que vocês podem ter é, em janeiro, escolherem pra onde vão.

Vamos agora encarar o ITA, de peito aberto, rumo à vitória. Faca nos dentes e pra cima deles!!!


Obs.: Agradeço aos que têm me enviado e-mails agradecendo as palavras e os posts. Saibam que o blog é feito pra vcs. É reconfortante saber q estou ajudando pessoas q nem conheço. Muitas vezes, dá uma preguiça e uma dúvida se as pessoas vão ler. Aí chega um e-mail, falando que os posts têm sido importantes em momentos de cansaço e dúvida. É energizante. Obrigado a todos.

Um ótimo fds e boa prova a todos.
Beijomeliga.

4 comentários:

  1. "...Acostumem-se com o gostinho da vitória."
    Isso faz toda diferença!!!
    Valeu, mano!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre Muito boas as suas dicas...
    O importante relamente é a perseverança!
    Nao desistam dos seus sonhos!
    POde demorar MUITO mais um dia chega!

    ResponderExcluir
  3. Acho que nunca postei aqui, mas sempre passo por aui para ler seus comentários e renovar as forças nessa batalha rumo aos nossos sonhos neh... É o dia chegou, é terça, ainda não caiu a ficha, estou com muito medo, mas concerteza seu comentário me ajudou bastante viu! Seja feita a vontade de Deus agora neh... obg por pelo esforço de sempre atualizar o blog para nós, abraço!

    ResponderExcluir