sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Resultado do IME

Meus queridos,

nesta terça-feira, dia 7, será divulgado o resultado do concurso do IME. É uma data extremamente especial, por toda a pompa q cerca este evento. Lembro que há poucos anos os nomes eram divulgados a partir do 4° colocado até o último classificado. Para, após a divulgação de todos os classificados abaixo do 4° lugar, serem lidos os nomes do 3°, do 2° e, finalmente, do 1° lugar. Isso se repetia para as duas carreiras (Ativa e Reserva). Todas as pessoas ficavam tensas, esperando o nome do 1° lugar. Muito emocionante! Atualmente, a divulgação não é mais neste padrão, infelizmente.

Neste momento, provavelmente muitos alunos estão em dúvida sobre ir ou não ao auditório do IME, por temer sofrer a decepção de não ver seu nome no telão. Sinceramente, não sei qual é o custo emocional deste trauma. Se eu fosse aluno hj, gostaria de ir, mesmo que não tivesse certeza sobre a minha aprovação. Na verdade, tenho amigos que viram seus nomes sendo chamados e dizem q esta é uma das maiores alegrias de suas vidas. Vale pensar se esta emoção do anúncio do nome compensa tanto correr o risco de não ouvi-lo.

Em compensação, tive alunos que passaram pela decepção do não-anúncio do seu nome e converteram esta tristeza em vontade de estudar para no ano seguinte voltarem lá e ouvirem-no. Vários alunos conseguiram se 'redimir' no segundo ano.

Se vale como um consolo, eu não tive a chance de escolher, já que a minha prova de Química do ITA era exatamente no mesmo dia do resultado do IME. Ou seja, eu estava em uma sala de aula fazendo prova, e a poucos metros de mim estava sendo divulgada a lista de classificados no IME. Sinistro ouvir os sons, sem conseguir identificá-los, e ter q me concentrar na prova do ITA. Quando o fiscal anunciou que a saída da prova de Química estava liberada, eu corri pra entregar meu cartão-resposta e fui voando pro auditório. Graças a Deus deu tudo certo, fui aprovado nos dois concursos. Mas não tive o prazer de ouvir meu nome sendo chamado. Quando cheguei ao auditório, a lista já havia sido divulgada. Tive o prazer de ver meu nome lá, no papel. Mas até hj imagino como seria a sensação de ouvir a maior realização da minha vida até então.

Pensem nisso.

Bom final de semana a todos. Até o dia 7!
Beijomeliga.

3 comentários:

  1. aaaah mestre, que bom ler seu blog justamente hoje, na véspera DO DIA. rsrsrs

    até lá ! :D

    ResponderExcluir
  2. agora eu tenho certeza que vou rs obrigada =)

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom...
    É bom ler essas mensagens com histórias tão interessantes e que tanto nos ajuda!!!

    ResponderExcluir