sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Tropa de elite

Meus queridos,

hoje estréia nos cinemas o filme Tropa de Elite 2. Provavelmente, todos vocês assistiram ao Tropa de Elite (1). Podem ter certeza, o Cap Nascimento traz muitos ensinamentos para um aluno de turma IME/ITA.

Vamos conversar aqui sobre 3 pontos importantes abordados pelo Cap Nascimento durante o filme Tropa 1:

1. Importância da preparação e do treinamento - Durante boa parte do filme, o Cap Nascimento se destaca como o instrutor chefe do curso de Operações Especiais. Ele comenta que metade do curso é só pro cara apanhar, pra separar os fracos do grupo. Esta parte inicial serve apenas para retirar aqueles que realmente não estavam preparados para seguir no curso. Os candidatos que conseguem chegar à segunda fase, onde realmente é ensinada a técnica, já foram selecionados e apresentam o mínimo de condições físicas e psicológicas para sonharem em ser caveiras. Moral da história: tem que aguentar a primeira parte, apanhar bastante, pra aprender a técnica. Na turma IME/ITA é assim tb. Vc precisa esquecer as reclamações, acostumar seu corpo e sua mente ao sacrifício, sobreviver ao longo do ano em condições de estresse contínuo e só então estará apto a aprender o que realmente interessa. A turma IME/ITA rende muito mais depois de maio/junho. Justamente quando parte da turma já saiu. A parte que sobrou apresenta o mínimo de condições para seguir em frente. Ou seja, se vc chegou até aqui, já é um vencedor. Acredite nisso.


2. Manter a calma é essencial - Em certa cena do filme, Cap Nascimento está instruindo o Asp Neto a fazer a abordagem nas vielas de uma favela. O Cap Nascimento está sobre um contêiner, e o Neto está andando no chão. Perto dessa cena rola o famoso "fatiou, passou". Em dado momento, o Cap Nascimento fala pro Neto: "Você vai fazer tudo com calma! O tiro pode estar cantando no morro, vc vai fazer tudo com calma." Quando a técnica é dominada, o único fato que pode atrapalhar é o desespero. Logo, meus queridos, se vocês chegaram até aqui e estão em condições de atacar a prova, é essencial manter a calma. "O tiro pode estar cantando no morro, vc vai fazer tudo com calma." Ou seja, pode estar uma prova complicada, aquele cenário de guerra, mas vc tem que fazer a prova com calma. A calma é sua maior aliada.

3. Cumprimento da missão - A última lição que vou discutir hj é o sentimento de cumprimento da missão. Depois que o Neto é morto pelos traficantes, Cap Nascimento se sente no dever de achar o tal Baiano pra vingar a morte do aspira. E não descansa enquanto isso não acontece. Outro exemplo desse sentimento é o Asp Matias, que assume o lugar que era do Neto e também se engaja nessa batalha pra pegar o Baiano. Mantenham este sentimento com vocês. No fundo do coração. Missão dada é missão cumprida. Não se deixem levar pelas circunstâncias, pelos problemas, adversidades, etc.. Perdedores têm desculpas, vencedores têm história.


Nada pode segurar vocês nessa reta final. Faltam 2 finais de semana pra prova do IME. Faca nos dentes e olhar de vencedor!

A aprovação é logo ali.

Beijomeliga e bom final de semana a todos!

3 comentários:

  1. amei o post!
    estou absolutamente sem palavras...

    um grande abraço,
    Renata.

    ResponderExcluir
  2. olá professor ... eu irei entrar na turma ime/ita ano que vem ,estou com uma base boa em matemática mas sou mei fraco em ingles qual a sua melhor indicação para mim...

    abraço...

    ResponderExcluir
  3. o ita é semelhante ao bope apenas pra quem quer seguir carreira militar. certo ?

    ResponderExcluir