quinta-feira, 5 de agosto de 2010

E o primeiro teste chega - EFOMM

Meus queridos,

no próximo final de semana temos a prova da EFOMM. O primeiro grande teste de todo aluno de turmas IME/ITA. Por mais que os candidatos digam "não quero EFOMM, estou fazendo só pra testar", temos alguns aspectos importantíssimos:

1. Mesmo que você não tenha nenhuma ambição pela EFOMM, é essencial que vc se prepare para as provas que vc deseja. E um item essencial na preparação é a realização de provas que valham alguma coisa. Um concurso é sempre especial, diferente de qualquer simulado realizado no seu cursinho ou colégio.

2. Por mais que vc esteja fazendo só pra testar, tenho certeza que vc quer ser aprovado. Ninguém vai fazer um concurso querendo ser reprovado. Logo, concentre-se na aprovação.

Vamos por partes. Primeiro, vamos conversar sobre a importância destes dois itens acima. Depois, vou dar algumas dicas sobre os seus preparativos para a prova.

Falando sobre a importância de treinar, fazer um concurso (qualquer que seja) é muito útil. É sempre bom saber como está seu rendimento em comparação com os demais. Em comparação com os concorrentes que têm aula com outros professores, que são de outros cursos e que não são seus amigos. Por mais que o ambiente no cursinho seja propício à competição, competir com pessoas que vc não conhece atiça mais os sentidos. Faz vc ficar mais ligado. Eu pessoalmente sempre gostei muito de concurso. Fazer prova é muito mais divertido do que assistir às aulas. Acho q a prova é um momento único, em que vc é testado pelo que vc aprendeu. Não existem mentiras, puxações de saco do aluno que quer chamar a atenção do professor, não existe favorecimento, etc.. A prova é o teste em que vc é avaliado pelo que vc aprendeu. E ponto. E tem mais: a prova exige que vc resolva os exercícios. Não adianta dizer "isso é fácil, é só fazer assim assim..." Vc precisa resolver o exercício. Esse sentimento de precisar resolver as coisas sempre me fascinou. Sempre tive rendimento melhor nas provas do que nas aulas. Aconteceu várias vezes de tentar fazer uma questão na aula e não conseguir, mas ela aparecer numa prova, e eu conseguir resolver na hora q não tinha mais pra onde correr. E na prova vale tudo que é lícito, não vale é roubar ou colar. Mas chutar vale. Artilheiro primeiro empurra a bola pro gol, depois discute se estava impedido, se o juiz deu falta, etc.. Primeiro ele faz o gol.

Sobre os preparativos para a prova, algumas recomendações básicas:
- Durma cedo;
- Chegue cedo ao local de prova;
- Leve alimento confiável de casa (evite ovo, queijo, coisas que podem estragar...)
- Mantenha a calma;
- Mantenha a calma;
- Mantenha a calma;
- Mantenha a calma;
- Mantenha a calma;
- Não veja gabarito de cursinhos entre as provas de sábado e de domingo;
- E por último, mantenha a calma.

Confio plenamente nos meus alunos, estamos sempre juntos!

Faça tudo com calma e confie, vai dar tudo certo!

Beijomeliga.

2 comentários:

  1. Boa Mestre ! Manter a calma que é o mais difícil !!! rs

    Vai dar tudo certo . (yn)

    Até lá :*

    ResponderExcluir
  2. OLÁ...


    VOCÊ PODERIA COMENTAR SOBRE EXERCICIOS DE MEMÓRIA.
    CURSO QUÍMICA NA UnB E POR ACASO SOU UMA DESMEMORIADA, PASSO APERTOS NAS PROVAS.
    TENHO FEITO COMO O BEREMIZ SAMIR, SAINDO POR AI E CONTANDO ATÉ AS FOLHAS DAS ÁRVORES, TEM FUNIONADO NO QUE DIZ RESPEITO A AGILIDADE NOS CÁLCULOS, MAS MESMO ASSIM...

    T++
    ALESSANDRA GRAÇA

    ResponderExcluir