quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pensando na carreira

Meus queridos,

antes de começar o post propriamente dito, quero mais uma vez agradecer a todos os companheiros que responderam as entrevistas, oferecendo sua contribuição para ajudar vocês, candidatos. Prometo que farei um post sobre as amizades, mais pra frente.

Depois de tanto tempo sem escrever textos pra vcs (só colocando as entrevistas), estava com saudades de chegar aqui e bater um papo. O post de hoje pode ficar muito abrangente, já que pensar na carreira envolve diversas variáveis: afinidades, vontades, mercado de trabalho, dinheiro, aposentadoria, etc..

Muitas vezes, eu recebo perguntas do tipo "Professor, vale a pena fazer tal concurso?". Minha resposta sempre é "Valer a pena é uma avaliação totalmente pessoal, não posso responder por vc.". O que pra mim é uma coisa natural, pra vcs pode não ser. Por exemplo: existem homens que odeiam cortar o cabelo. Preferem que o cabelo esteja na altura do ombro. Pra esses caras, ser militar vai ser muito ruim, já que eles terão que cortar o cabelo periodicamente. Pra mim, cortar o cabelo frequentemente é normal. Por isso, é importante vcs pensarem no que pretendem fazer daqui a muito tempo.

Normalmente, quando o aluno está numa turma IME/ITA, ele faz 5 concursos principais: EFOMM, EN, AFA, IME e ITA. Quando rola a pergunta sobre qual é o objetivo, o cara responde "vou para onde eu passar". Está certo, mas é legal ter uma preferência. Preferência não significa escolha definitiva. Vc pode preferir um e escolher outro na hora da decisão. Mas a preferência é legal, até pra vc ter idéia de como estudar. Nesta fase, o candidato precisa ter uma idéia de qual concurso é a primeira opção, qual é a segunda opção, e assim sucessivamente. Para um cara que odeia mar e viagens, a EFOMM não deve ser a melhor escolha. Para um cara que não quer ser militar de forma alguma, EN e AFA não são as mais indicadas. Se o cara não gosta de provas discursivas e prefere bizus a demonstrações, não deve ser muito legal escolher o IME ou o ITA. Essas análises devem ser feitas por vocês mesmos. A única coisa que eu peço desesperadamente a cada um de vcs: Não leve em conta apenas o salário depois de formado! Por favor! O dinheiro é um item na análise, mas é APENAS um item, não é O item. Eu sei que não é oq vc ouve por aí, mas eu acredito com todas as minhas forças nisso: dinheiro é conseqüência, não é causa. Se vc for um bom profissional, seu salário vai ser bom. É conseqüência. Pra ser um bom profissional, vc precisa gostar do que faz.

Se a escolha for o IME ou o ITA, ainda rola mais uma mega dúvida: ATIVA ou RESERVA?
Sem falar na escolha de qual engenharia seguir. É muita escolha junta! hahahaha

Bem, no IME, pelo menos, a escolha da engenharia não é no vestibular, e sim no início do 3° ano. Isso já ajuda, pq em 2 anos dá pra conhecer o sistema lá dentro, ver oq mais se encaixa no objetivo pessoal de cada um.

Sobre a dúvida "ativa ou reserva", a análise já precisa ser um pouco mais cuidadosa. Em primeiro lugar, pense em como vc imagina sua vida num horizonte de 15 anos. Se vc não se imagina cortando o cabelo periodicamente, fazendo a barba todos os dias, mantendo alguma atividade física e engraxando seu sapato, não escolha a Ativa. SIM! Isto será cobrado de vc, se vc for militar. Porém, existe um problema escondido nessa região da conversa: no mercado de trabalho, existem regras não escritas sobre alguns itens desses. Na hora de entrevista de emprego, é recomendado q o candidato vá apresentável. Um sapato sujo ou uma barba por fazer podem causar um aspecto bastante ruim. E o problema é que isso não está escrito. Nas Forças Armadas, pelo menos, está escrito que vc tem que fazer.

Já ouvi de alguns alunos que eles preferiam a Reserva pq não gostavam de cumprir ordens. Se vc não gosta de cumprir ordens, vc vai ter problemas tanto na Ativa como na Reserva. Talvez até mais na Reserva, já que seu chefe vai poder te demitir. É ilusão achar que o mercado de trabalho é bonzinho e vai entender sua personalidade excêntrica. Sai dessa! O chefe mandou fazer alguma coisa, vc não a fez, prepare-se. Isto ocorre tanto nas Forças Armadas como no mercado profissional civil. Lembro de uma vez que ouvi de um amigo, que trabalha em uma empresa grande na área de Computação, a história de um funcionário que não cumpriu alguns prazos dados pelo chefe. No meio do corredor, o chefe cobra o funcionário, e este responde que as tarefas eram muitas, era impossível fazer td no prazo certo. O chefe respondeu: "Já jogou Banco Imobiliário? Vc caiu no meu hotel no Morumbi. Custa 2 mil. O que vc faz?". O funcionário respondeu: "Tenho que pagar.". E o chefe completou: "Paga ou sai do jogo!". Eu não gostaria de ouvir isso.

Em compensação, a Reserva te oferece muitas oportunidades de salários melhores e viagens pelo mundo, coisas que as Forças Armadas dificilmente poderão oferecer. O salário dos militares é bom, mas não é compatível com o nível de conhecimento de um engenheiro formado no IME ou no ITA. Logo, se vc quer ser rico com o salário, não é na Ativa que vai conseguir. Porém, hj em dia existem algumas maneiras de se ganhar dinheiro sem ser com o salário propriamente dito. A Bolsa de Valores está acessível a todos que tenham acesso à internet. Nada impede que vc seja militar e opere na Bolsa. Existe até o caso de um ex-instrutor do IME (não é formado no IME, ele é de AMAN), que acumulou 1 milhão de reais e pediu demissão do EB. Como eu disse antes, o dinheiro é importante, mas não é o único item a ser analisado. Conheço casos de colegas que ganham mais do que eu e são infelizes. Lembram com saudades da época do IME, com o salário de aluno (uma ajuda de custo), mas onde eram cercados de pessoas capazes e se sentiam produtivos. Ouvi ontem o caso de um cara que saiu da fábrica onde eu trabalho para a Polícia Federal. Ele dizia que sentia muitas saudades da época da fábrica, mesmo ganhando pouco (salário de militar). Dizia que foi a melhor época da vida dele. Ouvi de um amigo-irmão também a confissão que não se sentia valorizado na empresa onde trabalhava, pq embora ganhasse bem, todos os outros membros da equipe ganhavam mais que ele. Sendo que ele era notadamente o mais capaz. Ele sentia saudades da época em que estava no IME, onde aquele grupinho de amigos era sinistro e cumpria todas as missões. Ou seja, gente capaz reunida. Ali ele se sentia bem. Junto com pessoas inteligentes e interessadas. Não se sentia bem no meio de gente que ganhava bem e não cumpria as missões.

Por último: não escolha entre Ativa e Reserva baseado no número de vagas. "Este ano a Ativa tem tantas vagas a mais que a Reserva. Logo, vou escolher Ativa pq é mais fácil passar." Isto é ilusão. Vai passar quem estiver melhor preparado. Logo, prepare-se. Seja na Ativa ou na Reserva.

Vou ficando por aqui... aguardo sugestões de assuntos para a semana que vem. O blog foi feito para vocês, participem.

Boa semana a todos!
Beijomeliga.

6 comentários:

  1. Samuca
    Gostei desse post!Apesar de abrangente, esclareceu algumas coisas que tinham ficado meio vagas para mim.
    Com relação a sugestão, acho que seria interessante falar sobre essa semana de recesso(não sei se todos os cursos tem isso) e esse segundo semestre que já é a metade final para o concurso. Devo começar a olhar as provas de ime e ita?Quem quer esses concursos deve refazer provas de afa,efomm e en?O ritmo tem q ser acelerado?
    É o que consigo pensar por hora.

    ResponderExcluir
  2. Booa humbeerto! Gostei muito do post.
    Concordo com as sugestões do samuca aí ( ^ ). E fala um pouquinho mais da ativa pra gente.. Tipo como é o trabalho no exército de acordo com a engenharia depois da formação. Acho que é uma das maiores dúvidas de quem tá escolhendo ativa :D
    E tomara que os concorrentes escolham reserva pensando nas vagas. hahhaha

    Beijos mestre ! Atée

    ResponderExcluir
  3. Muito bom kkk'''...

    O chefe respondeu: "Já jogou Banco Imobiliário? Vc caiu no meu hotel no
    Morumbi. Custa 2 mil. O que vc faz?". O funcionário respondeu: "Tenho que pagar.". E o chefe completou: "Paga ou sai do jogo!". Eu não gostaria de ouvir isso.


    Concordo com o Samuel fala dessa semana recesso ... (2)

    ResponderExcluir
  4. ótimo post, os outro sites apenas passavam informações objetivas e formais sobre o ita, enquanto aqui vi uma pessoa real q esclareceu mts duvidas

    ResponderExcluir
  5. Fale um pouco na admiss~so de meninas no IME.

    ResponderExcluir
  6. Escervi-me para a prova da EEar, mas o meu desejo mesmo é ser militar da FAB(tipo piloto), sabem o "tipão" de macacão. Mas não há provas da AFA no meu estado e meu chato me deslocar várias vezes para fazer a prova em outro estado. Pensei em fazer a EEar e no futuro,já lá dentro, fazer a prova da AFA. O q v6 acham?

    ResponderExcluir