quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mais um texto sobre a maratona

Meus queridos,

na semana passada, contei a história do meu colega de trabalho q correu a maratona. Conversando com ele depois, ele me falou sobre um texto no livro de um ultramaratonista americano, que foi bastante inspirador pra ele. O detalhe é que eu já tinha lido este livro, mas não fui tão sensibilizado assim pelo tal texto. Acho q é aquele lance de q a gente tem reações diferentes aos mesmos estímulos, dependendo da nossa situação no momento. Hoje em dia, eu leio o texto de novo e o acho foda! Mas na primeira vez q li, achei normal. Mais uma vez, coloco este texto aqui por acreditar que a vida de um candidato ao IME e ao ITA é tão extenuante e exige tanta dedicação quanto a preparação de um cara assim. Vejam.

Dean Karnazes é um ultramaratonista americano, que chegou a correr distâncias superiores a 300 km continuamente. Foi considerado pela revista Fitness(R) o homem mais em forma do planeta. Pois ele se propôs um desafio: correr 50 maratonas, em 50 dias, por 50 estados americanos diferentes.

A rotina basicamente era: correr a maratona de manhã, dar entrevistas, entrar no ônibus, viajar até o próximo estado e repetir tudo no dia seguinte. 50 vezes. Só de pensar, já cansa... hehehe

Para quem quiser ler, o livro é "50 maratonas em 50 dias - As lições que aprendi correndo".

Segue o texto:

“Cruzar a linha de chegada de uma maratona pela primeira vez é um momento com conseqüências para toda a vida. Ao fazê-lo, prova-se algo para si mesmo que jamais será tirado. Deixa-se o evento com sinais evidentes de que se é forte, jovial e corajoso. Uma coisa é imaginar que se tinha capacidade para correr uma maratona; outra bem diferente é saber, porque o fez. As primeiras maratonas são imensamente desafiadoras, até mesmo para os corredores mais talentosos. Quarenta e dois quilômetros são um longo caminho a percorrer, para qualquer pessoa. A partir do momento em que se é capaz de assumir e superar um desafio de tais proporções, os benefícios são certos – na forma de confiança, respeito próprio e coragem – e nunca desaparecem.
Mesmo que o processo de treinamento para uma maratona não seja extremamente estimulante para a saúde, ainda assim sugeriria a todos que corressem pelo menos uma maratona, apenas pelos efeitos poderosos que provoca na mente e no espírito. Afinal, não passamos a maior parte da vida duvidando de nós mesmos, pensando que não somos bons o suficiente, não somos fortes o suficiente, não fazemos o certo? A maratona proporciona uma forma de analisar o contexto da nossa própria essência, eliminando todas as barreiras protetoras e expondo nossa alma. A maratona diz que o prejudicará, que você ficará desmoralizado e derrotado como um amontoado inerte ao lado da estrada. Ela diz que não pode ser feita – não por você. Ah!, ela zomba de você. Somente nos seus sonhos!
Então, você treina pesado; dedica-se de todo o coração; sacrifica-se e supera os inúmeros pequenos desafios ao longo do caminho. Deposita tudo que conseguiu nela. Mas sabe que a maratona exigirá muito mais de você. Nas profundezas escuras da mente uma voz pessimista está dizendo: Você não consegue. Você se esforça ao máximo para ignorar essa insegurança, mas a voz não o abandona.
Na manhã da primeira maratona, a voz da dúvida se multiplica, tornando-se um coro completo. Na altura do quilômetro 30, esse coro está gritando tão alto que é só o que você consegue escutar. Os músculos doloridos e esgotados imploram que você pare. Você deve parar. Mas você não pára. Dessa vez, ignora a voz da dúvida; ignora aquele que diz que você não é bom o suficiente, e só ouve a paixão no seu coração. Esse desejo ardente diz para continuar, para colocar um pé audaciosamente à frente do outro, e em algum lugar você encontra a força de vontade para fazê-lo.
A coragem surge de diversas formas. Hoje você descobre a coragem para continuar tentando, para não desistir, por mais terríveis que as coisas se tornem. E elas se tornarão terríveis. Na marca do quilômetro 40, você quase não conseguirá ver mais o percurso – a visão se torna vaga e vacilante ao mesmo tempo que a mente oscila nos limites da consciência.
E então, repentinamente, a linha de chegada floresce à sua frente, como um sonho. Um nó se forma na garganta durante o percurso daqueles poucos passos finais. Agora, você finalmente consegue responder à irritante voz com um inequívoco Sim, eu posso!
Sua explosão ao cruzar a linha de chegada, cheio de orgulho, para sempre livre da prisão da insegurança e das limitações autoimpostas que o mantiveram prisioneiro. Você aprendeu mais sobre si mesmo nos últimos 42 quilômetros do que em qualquer outro dia de sua vida. Mesmo que não consiga andar mais tarde, você nunca foi tão livre. Completar uma maratona é mais do que apenas algo que se ganha; um maratonista é alguém em quem você se transforma.
Enquanto estiver sendo ajudado na linha de chegada, envolto em um cobertor fino de Mylar, mal conseguindo levantar a cabeça, você está em paz. Nenhuma luta, dúvida ou fracasso futuros podem remover o que realizou hoje. Você fez o que poucos farão – o que pensou jamais conseguir fazer – e é o despertar mais glorioso e inesquecível. Você é um maratonista e usará essa distinção não na lapela, mas no coração, para o resto da vida.”


Depois que vc for aprovado, usará "esta distinção não na lapela, mas no coração, para o resto da vida.” - Você é um aprovado. Você conseguiu. Em meio a tantos que tentaram, vc é um vitorioso.

A cada dia, quando acordar, lembre disto. Vc está se esforçando pra ser vitorioso. Vc não está se esforçando pra ser um qualquer, o seu esforço vale muito. Ele vai mudar a sua vida. Vai fazer vc estar em um patamar mais elevado. E não estou falando de dinheiro, estou falando de vida. Você vai se sentir melhor. Mais confiante. Mais vibrante. Um guerreiro vencedor!

Como já disse algumas vezes, se tivesse a idade de vcs, faria exatamente tudo q fiz, do mesmo jeito. Essa sensação de dever cumprido é sensacional. A sensação de ter alcançado os meus objetivos. Posso dizer de coração: vale a pena! Óbvio que os objetivos mudam, e a gente vai sempre tendo um alvo na frente. Mas concentre-se no seu alvo atual: a aprovação.

Confie em Deus, trabalhe e acredite em vc. Vai dar certo!

Grande abraço a todos, beijomeliga!

2 comentários: