quinta-feira, 13 de maio de 2010

A lição do bambu chinês

Meus queridos,

este texto está no blog da Stephany (minha aluna), e o Vítor (também aluno) imprimiu (muito bem, parabéns... hahaha) e me mostrou essa semana.

"Depois de plantada, a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente 5 anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo.

Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas... uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que, se estende vertical e horizontalmente pela terra, está sendo construída. Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.

Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês.

Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento e, às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava.

O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos e de nossos sonhos... Em nossa vida, marcada por mudanças de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização, devemos sempre lembrar do bambu chinês para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.

É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão."


Trazendo pra realidade de um aluno de turma IME/ITA, o período do curso é mais ou menos assim tb. O cara rala pra kct no início, mas só toma porrada nos simulados. Pega as questões de prova e não sabe fazer quase nada. Aí bate um desespero do tipo: já estamos no meio do ano e eu não sei nada ainda.

Normal, todos pensam isso. Relaxa. A segunda parte do curso, quando chegamos perto dos concursos e começamos a resolver as provas antigas, as coisas ficam mais claras. Primeiro vc precisa terminar a matéria toda, achar q não entendia nada, pra aí sim começar a mexer nas provas.

Muitas vezes, alunos vêm me perguntar sobre fazer provas antigas. Isso é essencial! Mas tudo tem seu tempo. Não é pra começar a mexer em provas antigas antes de junho. Cada coisa na sua hora certa. Agora, a hora é de continuar batalhando, criando as raízes, para depois botar a cabeça pra fora da terra, q nem o bambu chinês. Não esquente de tomar porrada e parecer q vc não sabe nada. É assim mesmo. Só não pode desistir, vc precisa continuar na luta.

Nunca se esqueça que vc não está sozinho. Estamos juntos nessa guerra.

A aprovação é logo ali.
Beijomeliga.

OBS.: Entrevistas no ar a partir da semana que vem.

3 comentários:

  1. Muito bom esse texto!Realmente é notória a semelhança!E Humberto ontem msm numa aula sua,estava pensando no curso em geral:"cara,ainda não sei porra nenhuma.essas pessoas já sabem TUDO!!!tô fudido."
    mas tô tentando manter a cabeça em pé,tentando não não desistir.
    vlw mestre,abraço
    Douglas Rosa

    ResponderExcluir
  2. Mesmo não sendo sua aluna atualmente, continuo me espelhando em vc !
    Larissa ..

    ResponderExcluir