quinta-feira, 22 de abril de 2010

A importância do sonho e da disciplina

Meus queridos,

todos nós temos sonhos. Alguns mais difíceis, ou quase impossíveis, outros mais próximos, alcançáveis. O fato é: todos temos sonhos.

Os sonhos são fundamentais para impulsionar nosso trabalho, para nos dar mais disposição, pra nos fazer acordar cedo naquele sábado chuvoso... Provavelmente, se eu perguntasse qual é o seu sonho, vc responderia: passar nos concursos no fim do ano. Mas o seu sonho está aumentando sua disposição? Está fazendo vc trabalhar?

Tão importante quanto os sonhos é a disciplina. Quando era muleque, dizia q meu sonho era ser jogador de futebol. Aí vem a pergunta: alguma vez eu direcionei minha vida pra isso? Deixei de fazer alguma coisa pra atingir este sonho? Não! Logo, este é um sonho inalcançável. Além de ser difícil naturalmente, eu nunca me esforcei realmente pra realizá-lo. Pois bem. Muitas vezes vc pode estar caindo neste ponto. Vc diz q quer passar, mas não trabalha pra isso. Meus queridos, sonho sem trabalho não deixa de ser sonho. Nunca.

Pouco tempo atrás, num texto do Nizan Guanaes, estava escrito aqui: "Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência. (...) Geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma."
Sonhe! Mas trabalhe pra realizar seus sonhos.

O Bernardinho tem uma frase foda: "Disciplina é a ponte que liga os sonhos às realizações." Muitas vezes vemos um cara bem sucedido, seja na Tv ou perto de nós mesmo, e pensamos: queria ser q nem esse cara. Mas a gente só está vendo a parte boa. A ponta final. A gente não está vendo o início. Aquela parte onde ele roeu o osso. Costumo dizer q todo mundo quer passar e se formar no IME. Mas ralar, acordar 5:00 todo dia, pegar ônibus, virar noite estudando, e tal, isso ninguém quer. Ainda tem mais: fazer tudo isso correndo o risco de ser reprovado e mandado embora. Mas é assim. Digo pra vcs: vale a pena. Cada noite mal (ou nem) dormida vale a pena. Cada manhã sacolejando no Caxias-Central, depois no 107, vale a pena. Pq havia um sonho. E este sonho foi realizado. Graças a Deus.

Os sonhos mudam ao longo da vida. Quando realizamos alguns, outros surgem. O que não pode faltar é a disciplina. Particularmente, não tenho nenhum sonho comprável. Logo, não penso no dinheiro como objetivo principal. Acho que vc pode pensar assim tb, na hr de escolher oq quer fazer da sua vida. Mas independentemente do tipo de sonho, se é comprável ou não, trabalhe para realizá-lo. A sensação é indescritível.

Continuemos sonhando! Quem não tem sonhos está começando a morrer. Além de sonhar, vamos trabalhar.

A aprovação é logo ali.

Beijomeliga.

4 comentários:

  1. Samuca do Elite
    Eu quero fazer duas perguntas.
    1- Prof. vc tem dom de vidência ou algo assim? Pq já é a 21184512545º vez que você escreve algo que eu to pensando?
    2- Agora serio, mas responde a primeira tambem. Como se confirma um sonho? Pq tem gente que acha durante anos as vezes que quer Ime por exemplo e chega um ano que acha q não é aquilo e vai para outra instituição.
    Como eu sei que to no caminho certo e é aquilo que eu quero? Existe chance de eu estar errado?

    ResponderExcluir
  2. lol. claro que existe essa chance mas... a resposta CERTA para o que é melhor pra vc só vc pode dar porque ninguém te conhece tão bem quanto vc.
    Então ponha isso na sua cabeça: a melhor decisão que vc pode tomar é a decisão que vc decidir. mas o que vc decidir, faça bem feito e pense positivo sobre isso. =)

    Não sei se respondi o que você queria ouvir talvez deva pensar em sonhos posteriores futuros por exemplo: o que vai fazer com tudo isso que está ralando pra conquistar agora? ... bom já entendeu

    pô isso me ajuda. abraços

    ResponderExcluir
  3. Belas palavras...
    Como diz o William Douglas "a diferença entre sonho e realidade é a quantidade certa de tempo e trabalho"

    ResponderExcluir
  4. Samuel,

    concordo com o Anônimo que comentou logo depois de vc. Não existe uma resposta certa. A resposta certa é aquela que se adapta à nossa realidade. Claro que existe a chance de escolher o caminho "errado". Mas aí eu te pergunto: oq é o errado? Seria aquele caminho em que vc não aprende nada? Na verdade, todos nós podemos aprender alguma coisa em qualquer situação. Logo, na minha opinião, nenhum caminho é errado.

    Acredito que as coisas na nossa vida caminham para uma evolução. Quando fazemos com o coração, com pureza e dedicação, tudo dá certo no final. Se ainda não deu certo, é pq ainda não chegou o final.

    Espero ter te ajudado.


    Stéfany,
    concordo plenamente com a frase. Excelente!


    Todos os que leram, obrigado pela atenção.
    Beijomeliga.

    ResponderExcluir