sexta-feira, 2 de abril de 2010

Investimento no futuro

Meus queridos,

outro dia eu assisti a uma exposição bastante interessante. O tema girava em torno da vontade que as pessoas têm de resultados imediatos. E mais, as pessoas preferem deixar os esforços de pagamento pra depois. Vejamos alguns exemplos: no Natal, os anúncios são "compre agora e pague depois do carnaval"; os anúncios de carro são "primeira parcela para daqui a 3 meses"; ou "entrada de 1 real e o restante em 72 vezes".

Nesses casos, oq o consumidor faz é querer o bem pra depois pagar. Ele não pensa que vai pagar muito mais caro depois, com os juros. Um carro financiado em 72 vezes custa mais que o dobro ao comprador. Ao parcelar uma geladeira em 10x sem juros, o comprador perde o poder de negociação, como poder pagar à vista com 10% de desconto. Mas isso não importa pra ele. O que mais chama a atenção é poder comprar e pagar depois.

Muitas vezes, caímos no mesmo erro na nossa vida acadêmica. Queremos aproveitar o tempo fazendo tudo que temos vontade (shopping, orkut, namoro, night, etc.) e ainda queremos ser aprovados nos concursos. Mas na vida de concursos não existe essa hipótese de "compre agora e pague depois". Primeiro vc tem q se esforçar, pagar o preço, pra depois ter o bem na mão (a aprovação). E o que mais angustia é q vc pode pagar o preço e não ter o bem, ou seja, não ser aprovado. Mas aquele tempo de esforço não é perdido, em nenhuma hipótese. Podem ter certeza.

Certa vez ouvi uma colocação um pouco radical, mas que serve como advertência pra algumas situações. A ilustração era:"vc pode estudar enquanto é jovem, pra ter um bom emprego e trabalhar menos no futuro; ou curtir o tempo na época da adolescência com tudo que der na telha e depois trabalhar muito o resto da vida, ganhando pouco". A idéia é: vc vai ter que pagar um preço. Vc pode escolher pagar um preço quando é jovem e viver mais tranqüilo depois, ou viver tranqüilo antes e pagar o preço depois. O grande problema é que sempre que pagamos depois, o preço é mais alto. Pensem nisso.

Vcs estão investindo um ano de estudo pesado sem saber o futuro. Mas lembrem que o tempo de estudo não será perdido e vcs estão fazendo, na verdade, um investimento pro futuro. Se serve de inspiração, eu digo pra vcs que faria exatamente oq eu fiz na idade de vcs hoje. Se voltasse no tempo e tivesse 16 anos de novo, faria tudo igual. Valeu a pena. E como valeu.

Vamos nessa! Todo mundo plantando pra colher os frutos depois. A aprovação é logo ali.

Boa Páscoa a todos.

Beijomeliga.

4 comentários:

  1. Exato Humberto... ITAAAAA







    Perrotta

    ResponderExcluir
  2. É isso aew!
    Tem essa de curtir a vida nao... curte depois q é bem melhor!
    AHauhuahuah
    Valeu!
    Vou voltar a estudar aqui.
    E com muito mais afinco depois de ler isso.
    ^^
    Beijos

    Renata Vasconcelos

    ResponderExcluir
  3. Gde Humberto!!!Esse post diz tudo, o melhor de todos!! Eu sempre falo isso tb: pagar o preço. Custa muito agora, mas depois entao.....gosto nem de imaginar o depois

    Abração
    Ronaldo de Noronha

    ResponderExcluir
  4. Grande Mestre...Depois das suas aulas...Nunca mais vi física com os mesmos olhos de repúdio que eu tinha!...Fui da tua turma...IME/ITA...Tijuca 2009!...Um forte abraço...

    ResponderExcluir