domingo, 7 de março de 2010

Como organizar o tempo de estudo

Meus queridos,

Recebi muitos pedidos aqui no blog, por e-mail e pelo Orkut. Agradeço a participação de vcs, já que o blog foi mesmo feito pra vcs.

O assunto mais votado por vcs foi como organizar o tempo de estudo. Eu confesso que fiquei tentado a escrever sobre outro assunto relacionado, mas acordo é acordo. Vou cumprir a minha parte.

Vamos ao que interessa: “como organizar o tempo de estudo?”

Caraca, vcs gostam de perguntas difíceis. A organização de tempo é um assunto muito pessoal. Cada um rende em um ritmo. Vou tentar ser o mais abrangente possível.
Considerando um aluno típico de turma IME/ITA, que tem aula tarde e noite, temos algumas observações sobre ele:
- Fica no curso cerca de 9 horas por dia;
- Chega tarde a casa;
- Chega cansado a casa;
- Passa parte do dia (1h ou mais) dentro de um ônibus/metrô/trem.

Dentro deste quadro, tenho algumas sugestões. A primeira delas é não deixar de dormir. Alguns alunos tentam beber redbull, café, coca-cola ou algo do tipo pra não dormir. Lembrem que o ano é longo. São quase 9 meses de trabalho intenso. Seu corpo não vai agüentar este tempo todo sem recarregar direito as baterias. Essa recarga acontece no sono. Acho q vcs devem dormir, no mínimo, 7 horas por noite. Muitos alunos que começam a virar noite estudando percebem uma melhora de rendimento imediata. Isto é normal! Mas esta melhora não é permanente. Chega uma hora que seu corpo pede arrego. E aí a perda de rendimento que virá é tão grande que anula a melhora inicial.

A segunda sugestão é organizar seu tempo de forma a estudar todas as matérias ao longo da semana. Não adianta vc priorizar Química e ficar sem estudar Matemática. Não organize seu tempo baseado na matéria do simulado semanal. NÃO FAÇA ISSO! Vc precisa estudar de forma balanceada. Se vai ser uma matéria ou se vai estudar um pouco de cada matéria por dia, isso depende do seu ritmo. Só vcs podem avaliar como rendem mais. Mas é importante não deixar de estudar qualquer matéria ao longo da semana. Uma observação importante neste ponto é q vcs não podem ignorar aquelas partes q vcs não gostam. Vcs precisam estudar tudo, principalmente as partes que vcs não gostam. Normalmente, oq a gente gosta, a gente aprende rápido. Logo, vcs precisam se dedicar mais à parte q vcs não gostam tanto.

A terceira sugestão é baseada nas duas primeiras. Como vcs chegam cansados a casa, sugiro que durmam rápido. O mais cedo possível. Assim, vcs podem acordar cedo e aproveitar a manhã do dia seguinte. Se o tempo de estudo vai ser de 3, 4 ou 5 horas, depende dos seus horários. Mas tentem aproveitar ao máximo esse tempo contínuo em casa.

Com essas sugestões, acho que cada um de vcs pode montar um esboço do que seria um quadro semanal de estudos. Sendo assim, vcs já vão saber como dividir seus horários de estudo.

Completando este post, pra não ficar muito longo, vou falar rapidinho sobre O QUE estudar. Este assunto vai render mais um post daqui a pouco, mas quero adiantar o trabalho de vcs essa semana.

Dado que vcs já possuem um quadro semanal, falta saber oq estudar nesses horários. Ainda estamos em março. Logo, ainda não é hora de resolver provas anteriores dos concursos. Mesmo que vc seja repetente.
“Mas Humberto, eu já fiz essa prova no ano passado.”
“Sim. Mas ainda não é a hora ESTE ano. Não estamos mais em 2009, estamos em 2010.”

Depois dessa dica, restam os seguintes materiais para estudar: aulas, listas de exercícios dos professores, listas de exercícios semanais (TD, ET, MC, ou qualquer outro nome) e apostila ou livros externos. Minha sugestão é priorizar as aulas e as listas semanais. Esse material vai fazer a base que vcs precisam pra passar. Qualquer outro material, só depois de ter revisado as aulas (refazendo os exercícios) e ter terminado o TD, ET, MC, HH, MP, AVC, IPVA, IPTU ou outro nome desses... hehehehe

Agora vcs já podem adiantar o trabalho desta semana.

Vambora! Esse é o ano, p...! Faca nos dentes. A aprovação é logo ali.

Beijomeliga.

16 comentários:

  1. BOM DIA MESTRE HUMBERTO!
    otimo post! vai me ajudar muito!
    mas tenho uma duvida: bem... chego em casa todos os dias as 19h da noite, tomo um banho, como alguma coisa, comeco a estudar denovo la pras 19h e 40' e vo dormir la pras 23h. nos finais de semana e praticamente a mesma rotina, sendo que eu nao costumo sair pra me "desligar" um pouco do estudo. entao, como muitos outros alunos, costumo ouvir musica durante a realizacao de exercicios, para nao ficar tao estressado. a musica, em geral, pode ser uma ferramenta para acalmar? o que sua experiencia aconselharia a fazer? ( pq eu me considero estressado O.o" )

    ( ADRIEL, IME POHHAAAAAAAAAAAAAAA! SHORIUGENNNNNNNNNNNNNNNNNNNN! )

    ResponderExcluir
  2. Eu tb tenho a duvida do amiguinho aqui em cima.
    Nao sei se a musica pode me atrapalhar até pq na hora da prova nao vai ter musiquinha no meu ouvido a nao ser q alguem resolva botar pagode no rancho (como aconteceu na prova do ITA em 2008).
    Manda logo o post sobre "O q estudar"!!!
    \0/
    Inté!

    Renata Vasconcelos

    ResponderExcluir
  3. Humberto qual a dica q vc deixa pla quem desatento???...

    ResponderExcluir
  4. Vou tentar dar uma ajuda aí sobre a música.
    Particularmente, eu odeio escutar música quando tô pensando em algum problema de Matemática.
    Mas realmente acho que isso vai de cada um, então se você acha que ouvir música te ajuda a entender melhor a matéria, continue ouvindo e veja como você vai nos simulados sem música.
    Mas brincadeiras à parte, acho que isso de estudar com música te atrapalhar na hora da prova porque lá não tem música não tem nada a ver.
    Se você estiver realmente concentrado na prova, pode explodir um prédio do seu lado que nada te abala, ao menos comigo é assim.
    Abraços,
    Secco.

    ResponderExcluir
  5. Prof...Mt bom o post!!

    "TD, ET, MC, HH, MP, AVC, IPVA, IPTU"

    rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. vlw professor!

    aguardando o próximo.

    adorei o : "TD, ET, MC, HH, MP, AVC, IPVA, IPTU" rsrsrs +1

    bj :*

    ResponderExcluir
  7. vlw professor otimo post!!!
    tentarei para de estudar na madruga!!!
    abrçs

    ResponderExcluir
  8. Samuca
    Show prof!...para variar =)
    Consegui me identificar com esse post por estar seguindo praticamente tudo.
    E queria falar sobre ouvir a musica q estão comentando.
    Tenho uma professora que aconselhou musica classica. Mas não qualquer musica, tem q ser do Johann Sebastian Bach, parece q a harmonia da musica coloca as vibrações do seu cerebro "em ordem" e te ajudam, melhoram rendimento...
    A claro e vc tá falando isso assim? É. Eu nunca consegui estudar com musica ou qualquer outro tipo de ruído, mas fui testar essa alternativa. Não sei dizer se meu rendimento aumentou por causa da musica, mas realmente me deixa mais concentrado e parece q flui mais facil a matéria. Muitas vezes, nem perecebo q estou ouvindo a musica, pq estou tão ligado na materia ou no exercicio.
    O lado ruim é q me desliga de fora tb. Como estudo em grupo, as vezes alguem fala algo interessante, algum bizu e mtas vezes deixo de ouvir.
    Bom falei, se alguém quiser testar.

    ResponderExcluir
  9. poo Humberto,muito boa essa dica da organização do horário.
    Obrigado.

    Douglas Rosa

    ResponderExcluir
  10. Este é o ano professor! (yn)
    Seguireii suas dicas de estudo.
    Percebi q tenho errado muito, tenho dormido pouco e bebido mtu café... no incio rendia mtu, mas agora sinto mtu sono nas aulas.
    Obrigada por mais este aconselhamento.
    Deus lhe abençoe.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. cade o poste de hoje,professor ?

    ResponderExcluir
  12. D+. De: Johnnyefferson Alves de Siqueira.

    ResponderExcluir
  13. ola como faço para conciliar trabalho com estudos?
    pois trabalho de 7 da manha ate 11 horas, ai volto pra casa pra alnmoçar e volto as 13 horas da tarde ate as 5:30 ?
    me ajuda por favor

    alan de ulianopolis-Pará

    ResponderExcluir
  14. Esse ano vai ser bomba ! sucesso a todos.

    ResponderExcluir