sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Mais um ano começa

Meus queridos,


depois das festas de final de ano, tantas comemorações, vem a hora de começarmos a trabalhar em um novo ano que se inicia. É impressionante como uma simples virada de calendário pode nos deixar capazes de fazer planos e cheios de energia para realizá-los. Vou dividir este post em duas partes: primeiro um balanço de 2013 e depois uma visão para 2014.



Olhando para 2013, o ano trouxe diversas realizações para muita gente. Daria pra arriscar que o ano foi proveitoso para todos, mesmo aqueles que não foram aprovados. Sim! Mesmo quem não foi aprovado pode olhar hj e perceber que está mais próximo de conquistar seu objetivo do que estava um ano atrás. Logo, o ano foi proveitoso e produtivo também para quem está nessa situação. E digo mais: mesmo quem não conseguiu ser aprovado e não pode mais tentar de novo, isso serve pra virar a página. Feliz ou infelizmente, nossa vida é feita de fases, etapas... tipo um jogo de videogame. Cada fase dessas tem o seu contexto, tem os seus desafios, tem o chefe da fase para ganharmos dele e avançar. O ponto é que muitas vezes a gente se concentra em algo que achamos que é o chefe da fase, mas aquela fase pode ter estado na nossa vida para que aprendêssemos algo novo, para que evoluíssemos, não necessariamente a fase passou pela nossa vida para nós tirarmos algum chefe da frente. Pode ser que o objetivo dessa fase seja exatamente nós conseguirmos superar um medo, um obstáculo, coisas assim... ao chegar a hora de virar a página, é importante saber fazer isso. Deixar pra trás o contexto anterior e olhar para o próximo objetivo. É assim mesmo!
Neste ano de 2013, tive o enorme prazer de trabalhar com turmas de vencedores no SEI. Um grupo de alunos que lutou até o final, que se desdobrou e que mostrou que a força do trabalho nos deixa sempre em boas condições. Acima de tudo, um grupo de alunos que passou a entender que podemos conquistar nossos objetivos sempre que nos dedicamos a isso. É interessante como, no início do ano, os alunos chegam com pensamentos do tipo 'isso não é pra mim', 'a prova é muito difícil', 'tem que ter indicação de alguém lá dentro'... aí com o passar dos simulados, com o trabalho, eles começam a acreditar que a prova é sim pra eles. Acreditam que o trabalho deles está sim trazendo efeitos positivos. Não é raro isso ser uma mudança para a vida toda. E é fantástico fazer parte, mesmo que pequena, de tudo isso na vida dessa galera. Não há dinheiro no mundo para pagar isso.


Olhando para 2014, o ano começa com N desafios para todos nós. É sempre bom olharmos para frente, pensando nas próximas etapas de nossa vida. Esquecer o passado ajuda a liberar nossos traumas e medos. Quando repetimos que não aprendemos alguma coisa, estamos cada vez mais nos diminuindo. Estamos criando um bloqueio que não deve existir. Vamos em frente, olhando para os obstáculos com a consciência de que 'é difícil, mas vamos conseguir'.
Vc quer ser aprovado em um concurso em 2014? Qual? EFOMM, AFA, IME, EN, ITA, EsPCEx, EEAr, UFRJ, UERJ, UFF? Outro? Não importa qual é o concurso que vc quer, importa o quanto vc está disposto a se entregar por este sonho. Importa o quanto vc está disposto a sofrer, o quanto vc está disposto a abrir mão para chegar mais próximo do seu objetivo. Lutas, haverá várias. Momentos de fraqueza, desânimo, tristeza? Vários. Em todos estes momentos, lembre-se que vc está sofrendo por uma causa maior. Vc está nessa estrada pensando em conquistar vitórias que podem mudar sua vida para sempre. Cada um de nós é único em suas decisões, seus dons, suas capacidades. Acredite nisso. Vc é capaz! Não deixe que digam que vc não é. Uma das coisas mais gratificantes na minha profissão é chegar no final do ano e ver uma galera de alunos postando coisas no Facebook dizendo que conseguiram a aprovação, que havia gente que não acreditava, mas agora todos terão que respeitar. Isto é uma conquista que só depende do seu esforço. É mérito seu, ninguém tira.

Que 2014 seja um ano ainda melhor para todos nós, e que tenhamos daqui a alguns meses as mesmas alegrias de ver a galera indo ganhar o Brasil em diversos novos desafios.


A aprovação é logo ali.
Beijomeliga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário