quinta-feira, 23 de maio de 2013

Agradecer

Meus queridos,

nessa semana eu quero falar com vocês sobre a importância de agradecermos nossas vitórias. Como eu disse no post passado, certamente cada um de nós tem alguma religião/crença, cada um de nós acredita em Deus, algum deus, energia superior, ser supremo, ou outra coisa do gênero. Eu, particularmente, como vcs sabem, acredito totalmente na existência de Deus e no cuidado que Ele tem conosco. Mas o blog não é sobre religião e não vou ficar discutindo isso. Cada um na sua.

Independente do seu grupo religioso, é importante que agradeçamos as nossas vitórias e conquistas. E mais: é importante agradecer as coisas boas, mesmo quando o momento não é de vitória nem de conquistas. Quando estamos na preparação, buscando algum objetivo, é normal que haja insegurança. Ficamos pensando se vai dar certo, pensando se aquilo tudo vale a pena, na dúvida se seremos capazes de alcançar a vitória. É normal nesse período que peçamos ajuda, pedimos que Deus nos ajude, que nos ilumine, algo do tipo. Aí sai o resultado, seja da prova, seja de algum fato importante que estamos esperando, e nós conseguimos. Muitas vezes, esquecemos de agradecer neste momento. Na hora de pedir, sempre estamos prontos. Mas na hora de agradecer, muitas vezes não prestamos tanta atenção.



Se agradecer quando as coisas dão certo já é difícil, imagine agradecer quando as coisas dão errado. Não é fácil agradecer, não é fácil ter bom ânimo quando as coisas não andam como a gente quer ou como a gente gostaria que andassem. Pois bem, nesses momentos podemos escolher dois caminhos: reclamar/ficar desanimado ou ter pensamento positivo. Como vcs devem ter percebido, eu tento ter pensamento positivo sempre. Nem sempre eu consigo, mas estou sempre tentando. Lembro especificamente de um lance que vi na TV, que chamou muito a minha atenção. Houve um assassinato de um(a) adolescente, e algum repórter foi entrevistar a mãe da vítima. A pergunta foi 'como se sentia perdendo o(a) filho(a)'. Logicamente, eu imaginei que a mãe diria estar triste, revoltada com o assassino, qualquer coisa do tipo. Mas ela, num momento de elevação espiritual, respondeu: 'Eu só posso agradecer a Deus pelos momentos maravilhosos que passei com meu filho(a) enquanto ele(a) esteve vivo(a). Não tenho revolta por nada.' Que exemplo! Aí eu vi como sou limitado.

Pra terminar, na Bíblia existe uma passagem assim: "em tudo, dai graças". Muitas vezes, as pessoas perguntam: 'quer dizer q eu tenho q agradecer até se alguma coisa ruim acontecer? Tenho que agradecer se meu pai morrer?' Analisando friamente a frase, percebo que está escrito 'EM tudo', não está escrito 'POR tudo'. Ou seja, não temos que agradecer até POR coisas ruins que aconteçam, mas devemos agradecer EM todas as situações, mesmo quando elas são ruins. Isto porque, se houve um fato ruim, associado a este sempre há um fato bom, digno de agradecimento. Só precisamos saber enxergar. Por exemplo: se você não passou num concurso, você pelo menos se preparou. Isto fatalmente vai te ajudar de alguma forma. Se você não foi selecionado numa entrevista de emprego, você conheceu pessoas novas, você viu mais um processo seletivo... dá pra tirar boas experiências. E no caso mais extremo, como eu citei a mãe no parágrafo de cima, mesmo que alguém próximo morra, você pode lembrar de todos os momentos bons que viveram juntos. Sempre temos coisas boas para lembrar.

Então, quando você estiver na sua rotina e pensar algo negativo, abandone e pense algo positivo. Se está cansado por estudar tanto, agradeça por estar estudando e não precisar estar numa lavoura colhendo tomates. Vamos sempre de cabeça erguida.

A aprovação é logo ali!
Beijomeliga.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

A arte de ligar os pontos

Meus queridos,

acho que nunca fiquei tanto tempo sem escrever. Foram quase 3 meses! Na verdade, a única coisa que me impediu de escrever esse tempo todo foi a correria. Não estava conseguindo tempo pra me concentrar e escrever algo do coração pra vocês. Mas saiu... hehehe. Aproveito pra agradecer a todos que me mandaram e-mails dizendo que estavam sentindo falta das postagens. É muito bom saber que, mesmo sem atualizar, o blog ainda ajuda muita gente.

Vamos lá: quero falar hoje com vocês sobre a arte de ligar os pontos.
Aí vc questiona: "Calma aí! Que pontos são esses?"
Eu respondo: "Os pontos da sua vida. Só que o grande lance é que não é você quem liga os pontos."

Caraca, muito louco! Não tanto.

Sabe quando acontece alguma coisa que vc não entende o motivo? A princípio, pode até ser algo ruim. Mas lá na frente, quando vc vai analisar, aquele fato 'ruim' precisava ter acontecido, para que outras coisas boas viessem em seguida. Isso é ligar os pontos.

Independente de religião, a maioria (quase totalidade) das pessoas acredita na existência de algo além do plano físico. Um ser supremo, uma energia superior, Deus, deuses, qualquer coisa do gênero. Eu acredito totalmente em Deus. Mas o post não é sobre a religião em si. O post é sobre a arte de ligar os pontos da sua vida. E esses pontos vão ser ligados por alguém de fora, não vc. Seja esse alguém o Deus que eu acredito, seja o universo, sejam as energias, qualquer coisa. Os pontos vão ser ligados.

Muitas vezes, acontece algo em nossas vidas que achamos que não tem nada de positivo. Um exemplo bem claro é a morte de um parente próximo, ou um amigo. Não é fácil ver algo positivo na morte de alguém que amamos. Mas mesmo isso pode ser positivo. Mesmo essa morte pode ser necessária para que, lá na frente, outras coisas boas aconteçam. Aí quando a obra se conclui, vc olha pra trás e vê que os pontos foram ligados. A morte foi um ponto que participou da trilha.

Claro que a morte foi um exemplo extremo. Mas, ao longo dos nossos dias, acontecem várias coisinhas, vários pequenos itens, que vão minando nossa confiança. No ano de concurso, pode ser muita coisa: um resultado de simulado abaixo do esperado, uma prova mal feita, uma mudança no edital que parece que nos prejudica... várias possibilidades. Aí a gente pensa que não vai dar, que isso é muito ruim, pensa que não vai ser capaz. Mas o importante é vc confiar que os pontos vão ser ligados. Nada acontece por acaso na nossa vida. Acredite nisso!

Quando digo que os pontos vão ser ligados, quero chamar a sua atenção para o seguinte: aconteceu algo ruim? Continue caminhando. Vai acontecer um monte de coisas daqui a pouco, e esse monte de coisas vai se juntar com o algo ruim de hoje e tudo vai fazer sentido. Vc vai construir algo grandioso, e aquele item ruim tinha alguma função. Nem que seja a função de te fazer sentir dor pra aprender alguma coisa. Ou fazer vc sentir dor pra dar valor a algo no futuro. Ou mesmo servir de motivação/incentivo pra trabalhar, como por exemplo: "vou trabalhar mais ainda pra dar essa aprovação pro meu pai ver onde ele estiver". Viu como mesmo algo ruim pode ter consequências boas na sua vida?

O mais importante de tudo é: continue lutando. Acredite que tudo no final vai fazer sentido. Não fraqueje.

Eu posso dizer que sou o produto de um monte de coisas ruins que aconteceram. Só que o grande lance é que aconteceu muita coisa boa tb. E tudo se juntou. De repente, alguém entra na nossa vida e a gente não sabe o porquê. Depois de alguns anos, eu conseguia entender que aquela pessoa estava ali por um motivo. Ela tinha me ajudado em certa situação. Ou me dado algum conselho. Coisas assim. No final, os pontos se ligam. Uma frase bem colocada pode ajudar muito. Lembro de uma situação em que um amigo me disse: na dúvida, acelera. Oq ele queria dizer? Na dúvida, não fica com medo. Mete a cara, vai pra briga. Se der medo, vai com medo mesmo. Eu ouvi essa frase com 16 anos. Até hoje, sempre que fiquei na dúvida, acelerei. Nunca me arrependi.

Esse negócio de ligar os pontos é assim mesmo. A gente só entende no final, quando tudo já está ligado. Eu falando isso pode parecer só otimismo. Agora vejam o Steve Jobs, uma das mentes mais brilhantes do mundo da tecnologia, dizendo a mesma coisa num dos seus discursos mais famosos:


Aconteceu algo ruim? Continue buscando os próximos pontos. Eles vão se ligar.

A aprovação é logo ali.
Beijomeliga.