quinta-feira, 16 de maio de 2013

A arte de ligar os pontos

Meus queridos,

acho que nunca fiquei tanto tempo sem escrever. Foram quase 3 meses! Na verdade, a única coisa que me impediu de escrever esse tempo todo foi a correria. Não estava conseguindo tempo pra me concentrar e escrever algo do coração pra vocês. Mas saiu... hehehe. Aproveito pra agradecer a todos que me mandaram e-mails dizendo que estavam sentindo falta das postagens. É muito bom saber que, mesmo sem atualizar, o blog ainda ajuda muita gente.

Vamos lá: quero falar hoje com vocês sobre a arte de ligar os pontos.
Aí vc questiona: "Calma aí! Que pontos são esses?"
Eu respondo: "Os pontos da sua vida. Só que o grande lance é que não é você quem liga os pontos."

Caraca, muito louco! Não tanto.

Sabe quando acontece alguma coisa que vc não entende o motivo? A princípio, pode até ser algo ruim. Mas lá na frente, quando vc vai analisar, aquele fato 'ruim' precisava ter acontecido, para que outras coisas boas viessem em seguida. Isso é ligar os pontos.

Independente de religião, a maioria (quase totalidade) das pessoas acredita na existência de algo além do plano físico. Um ser supremo, uma energia superior, Deus, deuses, qualquer coisa do gênero. Eu acredito totalmente em Deus. Mas o post não é sobre a religião em si. O post é sobre a arte de ligar os pontos da sua vida. E esses pontos vão ser ligados por alguém de fora, não vc. Seja esse alguém o Deus que eu acredito, seja o universo, sejam as energias, qualquer coisa. Os pontos vão ser ligados.

Muitas vezes, acontece algo em nossas vidas que achamos que não tem nada de positivo. Um exemplo bem claro é a morte de um parente próximo, ou um amigo. Não é fácil ver algo positivo na morte de alguém que amamos. Mas mesmo isso pode ser positivo. Mesmo essa morte pode ser necessária para que, lá na frente, outras coisas boas aconteçam. Aí quando a obra se conclui, vc olha pra trás e vê que os pontos foram ligados. A morte foi um ponto que participou da trilha.

Claro que a morte foi um exemplo extremo. Mas, ao longo dos nossos dias, acontecem várias coisinhas, vários pequenos itens, que vão minando nossa confiança. No ano de concurso, pode ser muita coisa: um resultado de simulado abaixo do esperado, uma prova mal feita, uma mudança no edital que parece que nos prejudica... várias possibilidades. Aí a gente pensa que não vai dar, que isso é muito ruim, pensa que não vai ser capaz. Mas o importante é vc confiar que os pontos vão ser ligados. Nada acontece por acaso na nossa vida. Acredite nisso!

Quando digo que os pontos vão ser ligados, quero chamar a sua atenção para o seguinte: aconteceu algo ruim? Continue caminhando. Vai acontecer um monte de coisas daqui a pouco, e esse monte de coisas vai se juntar com o algo ruim de hoje e tudo vai fazer sentido. Vc vai construir algo grandioso, e aquele item ruim tinha alguma função. Nem que seja a função de te fazer sentir dor pra aprender alguma coisa. Ou fazer vc sentir dor pra dar valor a algo no futuro. Ou mesmo servir de motivação/incentivo pra trabalhar, como por exemplo: "vou trabalhar mais ainda pra dar essa aprovação pro meu pai ver onde ele estiver". Viu como mesmo algo ruim pode ter consequências boas na sua vida?

O mais importante de tudo é: continue lutando. Acredite que tudo no final vai fazer sentido. Não fraqueje.

Eu posso dizer que sou o produto de um monte de coisas ruins que aconteceram. Só que o grande lance é que aconteceu muita coisa boa tb. E tudo se juntou. De repente, alguém entra na nossa vida e a gente não sabe o porquê. Depois de alguns anos, eu conseguia entender que aquela pessoa estava ali por um motivo. Ela tinha me ajudado em certa situação. Ou me dado algum conselho. Coisas assim. No final, os pontos se ligam. Uma frase bem colocada pode ajudar muito. Lembro de uma situação em que um amigo me disse: na dúvida, acelera. Oq ele queria dizer? Na dúvida, não fica com medo. Mete a cara, vai pra briga. Se der medo, vai com medo mesmo. Eu ouvi essa frase com 16 anos. Até hoje, sempre que fiquei na dúvida, acelerei. Nunca me arrependi.

Esse negócio de ligar os pontos é assim mesmo. A gente só entende no final, quando tudo já está ligado. Eu falando isso pode parecer só otimismo. Agora vejam o Steve Jobs, uma das mentes mais brilhantes do mundo da tecnologia, dizendo a mesma coisa num dos seus discursos mais famosos:


Aconteceu algo ruim? Continue buscando os próximos pontos. Eles vão se ligar.

A aprovação é logo ali.
Beijomeliga.

2 comentários:

  1. É... Fato!!! A vida tem, mesmo!, dessas coisas...

    ResponderExcluir
  2. Gostei. Eu pedi baixa da EEAr depois de muitos anos estudando para a AFA, sempre ficava em Física então quando minha idade para a AFA acabou resolvi ir para a EEAr mas vi que não era o que eu queria, no começo fiquei triste mas logo que sai já retornei meus estudos para a EFOMM, uma nova opção, e ligando os pontos talvez tudo tenha um porquê, Beijos ! '' A aprovação é logo ali '' .

    ResponderExcluir