quinta-feira, 23 de maio de 2013

Agradecer

Meus queridos,

nessa semana eu quero falar com vocês sobre a importância de agradecermos nossas vitórias. Como eu disse no post passado, certamente cada um de nós tem alguma religião/crença, cada um de nós acredita em Deus, algum deus, energia superior, ser supremo, ou outra coisa do gênero. Eu, particularmente, como vcs sabem, acredito totalmente na existência de Deus e no cuidado que Ele tem conosco. Mas o blog não é sobre religião e não vou ficar discutindo isso. Cada um na sua.

Independente do seu grupo religioso, é importante que agradeçamos as nossas vitórias e conquistas. E mais: é importante agradecer as coisas boas, mesmo quando o momento não é de vitória nem de conquistas. Quando estamos na preparação, buscando algum objetivo, é normal que haja insegurança. Ficamos pensando se vai dar certo, pensando se aquilo tudo vale a pena, na dúvida se seremos capazes de alcançar a vitória. É normal nesse período que peçamos ajuda, pedimos que Deus nos ajude, que nos ilumine, algo do tipo. Aí sai o resultado, seja da prova, seja de algum fato importante que estamos esperando, e nós conseguimos. Muitas vezes, esquecemos de agradecer neste momento. Na hora de pedir, sempre estamos prontos. Mas na hora de agradecer, muitas vezes não prestamos tanta atenção.



Se agradecer quando as coisas dão certo já é difícil, imagine agradecer quando as coisas dão errado. Não é fácil agradecer, não é fácil ter bom ânimo quando as coisas não andam como a gente quer ou como a gente gostaria que andassem. Pois bem, nesses momentos podemos escolher dois caminhos: reclamar/ficar desanimado ou ter pensamento positivo. Como vcs devem ter percebido, eu tento ter pensamento positivo sempre. Nem sempre eu consigo, mas estou sempre tentando. Lembro especificamente de um lance que vi na TV, que chamou muito a minha atenção. Houve um assassinato de um(a) adolescente, e algum repórter foi entrevistar a mãe da vítima. A pergunta foi 'como se sentia perdendo o(a) filho(a)'. Logicamente, eu imaginei que a mãe diria estar triste, revoltada com o assassino, qualquer coisa do tipo. Mas ela, num momento de elevação espiritual, respondeu: 'Eu só posso agradecer a Deus pelos momentos maravilhosos que passei com meu filho(a) enquanto ele(a) esteve vivo(a). Não tenho revolta por nada.' Que exemplo! Aí eu vi como sou limitado.

Pra terminar, na Bíblia existe uma passagem assim: "em tudo, dai graças". Muitas vezes, as pessoas perguntam: 'quer dizer q eu tenho q agradecer até se alguma coisa ruim acontecer? Tenho que agradecer se meu pai morrer?' Analisando friamente a frase, percebo que está escrito 'EM tudo', não está escrito 'POR tudo'. Ou seja, não temos que agradecer até POR coisas ruins que aconteçam, mas devemos agradecer EM todas as situações, mesmo quando elas são ruins. Isto porque, se houve um fato ruim, associado a este sempre há um fato bom, digno de agradecimento. Só precisamos saber enxergar. Por exemplo: se você não passou num concurso, você pelo menos se preparou. Isto fatalmente vai te ajudar de alguma forma. Se você não foi selecionado numa entrevista de emprego, você conheceu pessoas novas, você viu mais um processo seletivo... dá pra tirar boas experiências. E no caso mais extremo, como eu citei a mãe no parágrafo de cima, mesmo que alguém próximo morra, você pode lembrar de todos os momentos bons que viveram juntos. Sempre temos coisas boas para lembrar.

Então, quando você estiver na sua rotina e pensar algo negativo, abandone e pense algo positivo. Se está cansado por estudar tanto, agradeça por estar estudando e não precisar estar numa lavoura colhendo tomates. Vamos sempre de cabeça erguida.

A aprovação é logo ali!
Beijomeliga.

Um comentário:

  1. Muito bom o post..Já estava esperando outro post novo. O blog da muita motivação pra quem quer concursos militares.

    ResponderExcluir