sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A escada do sucesso

Meus queridos,

estamos numa semana pós-EFOMM, com resultado preliminar da AFA divulgado, e aí pipocam vários sentimentos: "não passei na AFA", "estou dependendo de uma anulação na EFOMM", "oq vai ser da minha vida agora?", e mais outras possibilidades. Vamos bater um papo sobre isso.

Acredito que a maior parte dos alunos está em uma dessas situações: (1) triste por não ter conseguido ir bem nas provas ou (2) na expectativa pra saber o resultado da EFOMM, por não estar seguro de ter conseguido fazer nota para entrar. Vamos dividir a conversa nos dois grupos:

(1) Se vc está cabisbaixo e bolado por não ter conseguido ir bem, pode ter passado pela sua cabeça que não dá mais, que o concurso não é pra você, etc.. Quero mostrar uma escadinha, que vi hj no Facebook:


Repare que, na pior das hipóteses, você está no 5º degrau. Isso pq o sentimento pode ter feito vc deixar de acreditar que é capaz, pq vc provavelmente antes da prova estava no 6º degrau. Olhe como vc está perto do topo. Muitas vezes, quando estamos no meio do furacão, não nos damos conta de quanto já evoluímos. Pense em quanto vc dedicou de tempo, pensando na sua aprovação. Pense quantas vezes vc falou: 'eu sou capaz de passar'. Aí agora isso tudo não vale? Nestes momentos de tristeza e decepção, normalmente somos extremistas e pensamos no pior caso, achamos que devemos pegar um 'caminho de segurança'. Aquele mais fácil que vai nos levar a algum lugar. Mas é um lugar menos agradável do q aquele q pensávamos antes. Pensamos nisso para ter um caminho menos desafiador, mais confortável pela frente. Mas a vida é feita de desafios. Esse é o lance. Olhe para a escada novamente. Mais um pouquinho de trabalho e vc já estará no último degrau. É hora de manter  a serenidade e olhar pra frente. Descanse um pouco a cabeça e volte a trabalhar, olhando para o próximo objetivo. Não dá pra mudar o passado, mas podemos mudar o futuro. A cada queda, um novo recomeço. Daqui a pouco vem a Escola Naval (q neste ano vai admitir meninas), o IME e o ITA.

(2) Se vc está na expectativa de o resultado sair, acho válido não parar para pensar nisso agora. Seu desgaste emocional não vai ajudar em nada, seu cartão-resposta já foi. Agora é hora de pensar na próxima etapa. Como disse antes, Escola Naval, IME e ITA estão chegando. Olhe para a frente e caminhe. Aquele friozinho na barriga, aquela angústia por esperar alguma resposta da EFOMM não mudam em nada o resultado. Oq é seu está guardado e vai vir na hora certa. Concentre-se nas etapas q vc realmente influencia. A preparação é uma delas. Foque seus esforços nela. Seja a preparação para o próximo concurso, seja a preparação física para as próximas fases do concurso da EFOMM.


Para quem for fazer a Escola Naval, recomendo dar uma olhada nas últimas provas. É sempre bom ver como a banca costuma cobrar os assuntos. Estou resolvendo algumas questões em vídeo, o link do canal é: https://www.youtube.com/channel/UC_lPGzEQ9IeihXm5G32n0yg

Vamos que vamos. A aprovação é logo ali.

Beijomeliga.



Um comentário: