quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

As amizades e suas influências

Meus queridos,

três posts atrás, falei sobre a alegria de concluir o curso numa instituição de respeito, como as instituições militares que temos mais contato: ITA, IME, EN, AFA e EFOMM. Nesse post anterior, eu disse que uma das grandes coisas que você vai levar pra sua vida são as amizades. E é sobre isso que quero falar hoje.



Hoje, depois de ter me formado no IME, estar um pouco mais velho (é só um pouco...), eu realmente acredito que bons amigos fazem muita diferença na nossa vida. Graças a Deus, não tive muitas experiências ruins, mas acredito que maus amigos também podem fazer muita diferença, só que negativamente.

Começando pelos amigos que podem te puxar pra baixo, lembro de uma situação na época de cursinho. Aconteceu de ter um amigo próximo (que ainda gosto muito) que passou um bom período reclamando que a rotina estava muito pesada, muitas horas de estudo, muitas provas, etc.. Realmente, estava MUITO pesado. Só que reclamar não mudaria nada. Lembro que isto passou a me incomodar, o fato de que as reclamações constantes estavam me fazendo fraquejar. Se já é difícil concluir bem o ano de cursinho e passar com tudo a favor, imagine com medo e pensando que não vai dar certo. Neste momento, eu precisei tomar uma decisão chata, porém, importante: manter uma certa distância deste amigo. Não por não gostar dele, é meu amigo até hoje. Mas naquele momento foi importante me distanciar, para evitar que eu sentisse mais ainda o desânimo e o cansaço. Logicamente, tentei conversar com ele na época, não sumi simplesmente. Mas precisei tomar essa decisão e não me arrependo. Você tem seus amigos fora do cursinho. Amigos da sua rua, do seu antigo colégio, amigos de night, etc.. Poucos deles, pra não dizer que nenhum, vão entender a sua nova rotina. Vão convidar pra churrascos, nights, coisas que vão contribuir pra vc se distrair. E lembro que seu foco deste ano é a sua aprovação. Você precisa concentrar suas energias neste objetivo. Logo, essas distrações não vão contribuir. É necessário se afastar? Pode ser que sim. Os verdadeiros amigos entendem quando a gente precisa de um tempo pra fazer as nossas coisas. E estão do mesmo jeito quando voltamos a poder ficar mais tempo com eles. Um dos 'medidores' de amizade é esse: vc vê se é amigo mesmo de alguém quando fica muito tempo sem ver a pessoa, sem conversar, mas quando vcs voltam a se ver/falar, parece que não tem nem um dia que tinham tido contato. 

Falando dos amigos que puxam pra cima, posso dizer que os grandes momentos da minha vida profissional foram influenciados por amigos que me fizeram evoluir. Em vários momentos, algum amigo me fez olhar um objetivo que parecia impossível e ter vontade de chegar. Não só vontade, mas trabalhar pra chegar. Foi assim pra entrar no IME, pra me formar, pra fazer projeto premiado internacionalmente, pra fazer mestrado, pra abrir o curso... ufa! Parece q acabou, né? Sempre tem algum amigo jogando a bola lá na frente, pra eu correr mais ainda. E vamos que vamos. Assim a vida vai sendo divertida. Sempre tentei me cercar de pessoas que possam me ensinar alguma coisa boa. E isso não quer dizer que eu só tenha contato com pessoas estudadas. Eu disse aprender **alguma coisa boa**. Pode ser sobre música, cinema, futebol, MMA, Física, experiência de vida, casamento, e por aí vai. Mas certamente eu quero sair de uma conversa melhor do que entrei.
Eu só falei dos objetivos profissionais que foram alcançados com ajuda de amigos, mas existem os aspectos pessoais também. Quantos ombros já me foram oferecidos em momentos de angústia? Quantas vezes alguém me ligou pra dizer: "estou do teu lado, conte comigo"? Infinitas vezes, estes pequenos gestos me fizeram ficar mais seguro. Isso não tem preço.

Comecei a escrever este post pra falar dos amigos que fazemos dentro de uma instituição militar, quando passamos por ela. Tenho amigos de infância, amigos que fiz ao longo da vida, fora do IME. E os amigos do IME. Talvez, a maior diferença entre os grupos seja a intensidade. No IME, a vida é tão corrida e intensa que a gente passa os 5 anos tendo mais contato com esses amigos que com nossa família. Daí essa passa a ser a nossa segunda família. Fantástico! A Bíblia diz que existem amigos mais chegados que irmãos. E é um fato que posso falar por experiência própria. Existem amigos que têm o dom de nos jogar pra cima, animar, motivar. Graças a Deus, posso dizer que tenhos amigos pra lá de especiais. Sejam eles do IME ou de fora do IME.

Pra vc, que está se preparando pra um concurso militar, fica a mensagem: cultive as melhores amizades. Neste ano, vc vai sofrer muito. Tenha ao seu lado os amigos que entenderão esta fase. Que estarão dispostos a comprar a briga com vc. Que entenderão as tuas dificuldades e torcerão pela sua vitória. E aí, quando ela chegar, comemore. Comemore muito, com todos os seus amigos. Eles merecem!

Pra todos os meus amigos: muito obrigado por tudo! Vcs são fod***!

A aprovação é logo ali.
Beijomeliga!



2 comentários:

  1. Mano, obrigada pelas oportunidades!! Sucesso sempre!! ;o)

    ResponderExcluir
  2. Professor, não sou seu aluno, tampouco ex-aluno. Não sei se você está muito ocupado ultimamente, sem tempo para o blog, mas quero pedir-lhe que não pare de escrever. Seus posts já me iluminaram diversas vezes que precisei assim como devem ter iluminado diversos outros pré-vestibulandos. Agradeço sua disposição e preocupação em nos proporcionar tais ensinamentos.

    ResponderExcluir