sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A entrada e a saída

Meus queridos,

quando eu passei pro IME, ouvi q estava diante da primeira alegria: a de entrar. Depois disso, só haveria a segunda alegria 5 anos depois: a de sair. Não vou ser tão radical, a ponto de dizer q só houve essas duas alegrias. Mas certamente foram as mais marcantes. Considero que grande parte das alegrias que acontecem durante os 5 anos não têm a ver diretamente com a atividade de estudos, mas sim têm relação com a convivência diária entre os amigos e colegas de turma. Outro dia, vou escrever mais sobre essas amizades. No dia de hoje, quero escrever sobre a alegria de sair. E pela porta da frente, claro.



Ontem, foram completados 9 anos da minha festa de formatura. Não sabia q o tempo passaria tão rápido. Mas passou. Voou. Por coincidência, ontem foi a cerimônia da formatura da turma 2012. E aí as sensações se misturam: ontem eu tive motivos pra me alegrar por lembrar da minha festa e ainda por "ver" caras q foram meus alunos se formando. Fantástico.

Sempre fico eufórico quando lembro dessa data. Foram dois dias mágicos: 28/11 (cerimônia) e 29/11 (festa). Quando entrei no IME, via a formatura tão longe, mas tão longe, q nem conseguia imaginar. Lembro q estava no 3º ano quando vi a entrega de espadas pela primeira vez. Sinceramente, não mexeu nem um pouco comigo. Eu ainda estava tão longe q não conseguia me ver naquela situação. No final do 4º ano, participei da cerimônia, trabalhando. Aí sim, consegui imaginar como seria depois de um ano. Via a família dos colegas da turma de cima e ficava imaginando a minha família ali. Pois bem, depois disso, sempre q ouvia falar da formatura, eu ficava balançado. Mas o 5º ano também é muito longo, muita coisa acontece, e a gente acaba ficando preso nas atividades diárias, sem tempo pra lembrar de como está perto de terminar. O tempo vai passando e vc vai vendo o fim se aproximar ainda mais. Até q começam os treinamentos para a cerimônia.

Aqui vai uma pausa. Para quem não conhece, o IME tem a cerimônia acadêmica no auditório, onde são entregues os diplomas. Essa é simples. Na sequência, na praça, existe a cerimônia de entrega de espadas aos agora 1ºs Tenentes do Exército. Como toda cerimônia militar, existem os procedimentos para incorporação da Bandeira, o desfile, e tal. Para que tudo saia corretamente, os treinamentos são bem puxados. No meu caso, foram 2 semanas intensas. Sol, chuva, tudo... E um fantasma: se no dia da formatura estiver chovendo, só seria realizada a cerimônia no auditório. Sem a parte bonita na praça. Po, isso seria bastante frustrante.

No dia 28/11, aniversário do meu sobrinho (quase irmão), a chuva caía... e caía... o dia todo. No fim da tarde, diminuiu. Quase parou. A cerimônia do auditório começou, como tinha q ser, bem simples. Terminou, e a dúvida: vai rolar ou não na praça? Amigos convidados, familiares... e de repente, nada rola??? Mas a chuva parou mesmo e deu tudo certo. A frase q ouvimos de um oficial do Corpo de Alunos: "São Pedro segurou a chuva pra ver vocês melhor!"


A cerimônia maravilhosa, deu tudo certo, todos chorando horrores. A sensação de ter concluído. Putz, é sinistro demais. Quando se joga o quepe pro alto, a sensação é de liberdade. Felicidade. Aí a gente esquece de tudo. Nada mais importa. Lembro q uma coisa q me surpreendeu e emocionou foi a queima de fogos. Na saída do desfile, a queima de fogos para saudar a nova turma de formados. Po, nunca tinha sido o motivo de nenhuma queima de fogos. Muito maneiro.

No dia seguinte, 29/11, a festa. Familiares, amigos, todos reunidos. A celebração de uma festa de gala, pra homenagear os novos formados. E nossa homenagem a quem nos permitiu chegar ali: Deus e os pais. Vc participar de uma festa de gala, com tudo liberado, com muitos dos seus melhores amigos. Não tem preço.

Naquela semana, a sensação foi: tudo valeu a pena. Todas as noites em q sofri pra estudar, noites sem dormir, incertezas sobre as provas, ralação, acampamentos, fome, frio, etc.. Tudo isso é secundário. A dor é passageira, o orgulho é pra sempre. Se fosse necessário sofrer tudo de novo, só pra ter a chance de viver de novo essa semana, eu faria. Deu tudo certo. Vencemos. Ninguém tira isso da gente.

E nesta semana, algumas sensações me visitaram de novo: alegria por lembrar da data. Revi amigos, um almoço pequeno, mas pra reencontrar uma galera importante na minha vida. A formatura deste ano, que teve alunos meus no curso antes de entrar e alunos que encontrei no 4º ano de Computação, onde ministrei aulas em 2011. Orgulho de ver que esses caras se formaram. Agora são ENGENHEIROS. Parabéns a todos da turma 2012. Eu realmente sou um privilegiado por Deus, por ter feito parte de um pouquinho dessas conquistas.

Parabéns aos meus colegas, da turma Bicentenário do nascimento do Duque de Caxias. Nós vencemos!

E na semana q vem, muitos viverão a primeira alegria do IME: a de entrar. O resultado sai na quarta, dia 5. Antecipadamente, parabéns aos aprovados.

IME, BRASIL!!!

Obs.: Pra quem está na luta, ainda esperando por EFOMM e EN, continuem na fé. Estes momentos de vocês também estão se aproximando.

A aprovação é logo ali. Beijomeliga.

Um comentário: