quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A importância da persistência

Meus queridos,

desde a prova objetiva do IME não nos encontramos aqui. Acreditem que sinto muita falta de escrever pra todos, fico chateado quando recebo e-mails de pessoas que se dizem beneficiadas pelos textos, mas realmente não escrevi antes por falta de tempo, com toda a correria do dia-a-dia.

Quero falar hoje com todos sobre a importância de se manter firme na luta pelo seu objetivo. É comum que haja fraqueza e dúvidas após alguns obstáculos mais chatos, de repente, até algumas derrotas pelo caminho. Mas é válido lembrar que a derrota não é sinônimo de fracasso. A derrota pode muitas vezes servir como um aprendizado para a vitória futura. O fracasso é decorrente da falta de preparação, da falta de merecimento, e realmente reflete que o indivíduo não lutou o qto deveria para alcançar o seu objetivo. Logo, se vc se preparou, lutou, batalhou e, por algum motivo, foi derrotado, vc nem de longe é um fracassado. Tente tirar todos os ensinamentos possíveis dessa derrota para que em situações parecidas, vc possa ter um rendimento maior.

Agora, depois de ter passado a prova discursiva do IME, já estão rolando UFF, Unicamp, vai vir o ITA, a USP, e por aí vai... vc vai largar todo o seu ano de dedicação logo agora? Muitas vezes, o aluno IME/ITA fica preocupado pq acha a prova do ITA mais difícil, se foi mal no IME, como vai bem no ITA? Eu respondo: trabalhando mais ainda. Tive vários alunos, dezenas, talvez, que foram reprovados no IME e aprovados no ITA. Porém, existe um pré-requisito para isso: tem que gostar de sofrer. Pq nesses dias entre as duas provas, a sua preparação deve ser ainda mais árdua. Tem que ser de arrancar o couro. Mas os resultados podem aparecer sim.

Lembrem que muitos dos grandes homens de sucesso hoje foram derrotados no passado. E, mais ainda, esses nomes de sucesso buscavam um ideal. Não corriam atrás da vitória pura e simples, mas de sucesso. A preparação para a vitória. Quantas vezes vemos entrevistas de presidentes de empresa que relatam trabalhar muito mais fora do escritório do que nele? Fazem isso pelo dinheiro? Não... fazem porque gostam. Porque acreditam que o trabalho deles pode fazer diferença. Outro dia, li uma entrevista do Luiz Rubião. Começar uma empresa do zero não é fácil. Mas com muita luta, muita persistência, o resultado aparece depois de algum tempo. Existe um investimento inicial muito maior que a grana envolvida. É necessário investir tempo, suor, empolgação, etc. para que o resultado apareça. Pode ser ainda que o resultado não apareça. Como o aluno que luta, estuda, e tal, mas não consegue ir bem nas provas. Mas isso só vai ser conhecido depois do fim do jogo. Se não der certo, olhe para trás e veja se vc fez tudo como vc poderia ter feito. Se sim, fique tranquilo. Sucesso, segundo o mestre John Wooden, é a "tranquilidade de ter feito tudo o que deveria ter sido feito, da melhor maneira possível". Se houver alguma coisa a corrigir, aprenda para não errar nas próximas tentativas. Vc não vai ser ingênuo a ponto de achar que a sua vida se resume aos concursos militares que está fazendo, né? Olhe para frente, meu amigo. O passado já não pode ser mudado, mas o futuro está todo à sua disposição. Continue lutando, muitos dirão que é difícil, mas a vitória é ainda mais gostosa quando o jogo é duro. O resultado depende também dos adversários, mas se entregar ao máximo só depende de vc. Sue até a última gota e confie em Deus e no seu trabalho.

Estamos na reta final do ano. O ITA está vindo aí. Vambora, cambada!

A aprovação é logo ali.

Beijomeliga.

2 comentários:

  1. José Carlos de Medeiros25 de novembro de 2011 às 11:09

    Não poderia deixar de postar um comentário a respeito desse blog que venho observando desde o seu começo, conheço o "Humbertinho" da época de estudante de turma IME ITA ( eu ainda estava no Impacto e GPI, aonde ele se preparou para o concurso ), depois tive o prazer de compartilhar o seu trabalho de monitor-tutor, professor de exercícios de Física, tive o prazer de cumprimentá-lo pelo êxito em seu trabalho que ficou conhecido na mídia como aluno do IME, o tempo caminhou e nos encontramos na condição de professores no Futuro VIP, num trabalho de resultado memorável ... Fiquei muito feliz ao ver seu trabalho editorial ser referência na preparação ao IME ITA. Tenho certeza de que o grande arquiteto do Universo, não deixará de estar presente nesse novo momento que agora se apresenta, de professor gestor e seu caminho continuará sendo de sucesso e prosperidade. Parabéns pelo blog.
    Abraços fraternos.
    Professor José Carlos ( Jô )

    ResponderExcluir
  2. Senhor Humberto, tenho 15 anos e gostaria de saber o que estudar para conseguir entrar no ITA, e se é muito foda passar pela prova, voce acha que é uma boa ideia se inscrever nas provas como treneiro e depois aos 18 anos faze-la para conseguir entrar?
    Muito obrigado e o BLOG nota 10.

    ResponderExcluir