quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Chegou a hora

Meus queridos,

faltam pouco mais de 24 horas para a 1a fase do concurso do IME. Como saiu no jornal O Globo esta semana, o concurso mais difícil do Brasil.



Por que o IME é tão especial? Porque é feito de pessoas especiais. O prédio em si, as cadeiras, nada disso tem influência. O IME é diferente pq as pessoas que passam por lá o fazem assim.

Você, candidato, lutou o ano inteiro (ou mais de 1 ano) para chegar a este momento. Quantas vezes vc ouviu colegas ou amigos (até mesmo de infância) dizerem pra vc que vc estava estudando demais, que iria ficar maluco? Ou disseram até que vc estava perdendo tempo se dedicando tanto ao curso, que seria melhor entrar logo em uma universidade? Ouviu isso de familiares? Pais também? Pois é, seja bem vindo ao clube. É normal ouvirmos isto ao longo da vida. Mas vc lutou, não se entregou a estes comentários, não chutou o balde, não correu da luta. Como diz o hino nacional: "Verás que um filho teu não foge à luta". Cada um de vocês é diferente da maioria das pessoas. Vc já é vencedor só por chegar lá para brigar. A prova do IME é bem parruda, tipo um lutador de MMA. Vc vai apanhar bastante. Mas vai ter a vitória nas suas mãos depois de todo o esforço. É justamente por ter se esforçado tanto que vc vai brigar como um louco com este cara mais forte que vc. Não vai se entregar, não vai dar de bandeja assim o gostinho da vitória pra ele. Lute até o fim. A recompensa vem depois.

Sou suspeito pra falar do IME, pq gosto muito de lá, minha vida está atrelada demais ao IME, sinto arrepios lembrando da formatura, digo a todos os meus alunos que faria o curso todo de novo, sofrendo 5 anos de noites mal dormidas, apenas para ter a chance de ter aquela noite de novo. É impressionante como mesmo depois de 5 anos de curso, 7 anos de formado, indo toda semana pra lá para dar aulas para o 4º e 5º anos, eu ainda vibro demais só de entrar no prédio. Parece que o ar é diferente. Tenho minha teoria para isso: o ambiente é tão povoado de pessoas acima da média que faz até o ar ser diferente. Aí vc provavelmente vai pensar: "eu não me considero acima da média" ou "o IME não é pra mim". E eu te respondo: vocé é acima da média sim. Enquanto a maioria quer curtir e zuar, vc quer passar no concurso mais difícil do Brasil. Só isso. Vc é diferente sim. E o IME é pra vc sim, justamente por isso. Acredite. O IME e o Brasil precisam de pessoas como vc. Que abrem mão de muitos momentos de lazer e curtição por causa de um objetivo distante. Mas com o seu trabalho, ele hj não é tão distante assim. Vá em frente.

Ontem morreu um visionário, um cara especial, fundador da Apple: Steve Jobs. Quando ele começou na garagem de casa, com um amigo, a pensar em computadores pessoais diferenciados, ninguém imaginaria que a empresa deles chegaria a ser a empresa mais valiosa do mundo, com mais de 5000 empregados. Ele dizia que não se preocupava com a opinião dos outros, e sim em seguir a sua intuição. Assim como ele, existem diversos casos. Ayrton Senna, Michael Jordan, Bernardinho, e milhares de outros, que remaram contra os discursos da família e dos amigos, se dedicando ao máximo por um sonho bem pouco provável. E deu certo. Aprenda com estes exemplos. Siga o seu objetivo.

Amanhã, às 13:30, começará a 1a fase. Cuide de sua alimentação e seu sono hj. Amanhã é o dia. O início do resto de sua vida. Estaremos juntos em pensamento.

Ninguém pode dizer pra vc o melhor caminho para a sua vida. Siga os passos que vc achar mais certos. E não se esqueça:

A aprovação é logo ali.

Beijomeliga.

Um comentário:

  1. Nossa, já ouvi muito: vc vai ficar louco, vamos brincar, chega de estudar. Faltam uns 4 anos pra eu fazer o concurso mais difícil do Brasil, e já estou no clima, vibrando com os aprovados e sofrendo com os reprovados, como vc disse, o IME precisa de pessoas como eu e vc, abraço, Beijomeliga. XD

    ResponderExcluir