terça-feira, 2 de agosto de 2011

O aprendizado nas horas difíceis

Meus queridos,

muitas vezes, passamos por momentos difíceis ao longo da nossa preparação. Ou até mesmo da nossa vida em si. Falando em geral, a perda de um amigo ou parente, o término de um relacionamento, uma mudança indesejada ou algo do tipo. E falando da nossa vida de candidato a concursos militares, a reprovação em um concurso ou a falha em algum ponto da preparação. Todos estes fatos e mais uma infinidade deles podem nos trazer muita tristeza, decepção e vontade de entregar os pontos. Porém, nossa vida precisa continuar e nós precisamos aprender a levantar após cada tombo. Aqui cabe uma frase importante, que já usei em algumas situações da minha vida:

"A grandeza de um homem não é medida pela ausência de quedas. Ela está no fato de ele se levantar depois de todas as quedas."

Muitas vezes, estamos em uma situação que nos parece muito ruim ou difícil. Por mais difícil que a situação possa parecer, sempre podemos aprender e evoluir com ela. Mais ainda: levando pro lado espiritual, vou citar outra frase, esta da Bíblia.

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. (I Tess. 5:18)

Repare que a frase é "em tudo", e não é "por tudo". Ou seja, em todas as situações, devemos agradecer. Aí alguém pode perguntar: "se eu perder meu pai, devo agradecer?"
Na verdade, na minha interpretação, a idéia é que não devemos ficar alegres por tudo. Perder o pai não é nem um pouco legal (experiência própria). Mas eu deveria agradecer neste caso pela vida que ele teve, pela criação que ele me deu, pelos ensinamentos e pelos momentos bons que passamos juntos. Sempre é possível encontrar alguma razão para agradecermos e ficarmos menos tristes. Por pior que seja a situação.

Voltando para a sua preparação, ao longo do ano, muita coisa acontece. Estamos a 2 semanas da prova da EFOMM e três da prova da AFA. Muitos alunos estão com os nervos à flor da pele. E certamente muita gente está passando por momentos difíceis. Seja por não estar rendendo bem na hr de resolver as provas antigas, seja por estar muito cansado, seja por perceber que deveria ter estudado mais alguma parte da matéria, ou qualquer coisa que o valha. O importante é não se abater e lembrar que devemos aprender sempre, principalmente nas horas difíceis. Use as dificuldades a seu favor. Aprenda com elas. As dificuldades não estão no nosso caminho por acaso. Elas são necessárias. Nós precisamos enfrentar obstáculos para aprender. Oq não pode acontecer é vc apanhar e não tirar nada de bom disso.

Foi mal durante a resolução de uma prova antiga? Veja em que itens vc precisa melhorar e trabalhe neles. Não é pra perder tempo agora só se lamentando e reclamando. Está desesperado porque acha que deveria ter estudado mais? Use esta constatação (deveria ter estudado mais) para te motivar a estudar com força máxima nessa reta final. Está com algum problema em casa? Lembre que com a sua aprovação, os seus horizontes mudam. Seus familiares vão ficar muito felizes por você. Se eles não ficarem, vc vai poder sair de casa... hehehehe

Portanto, galera, agora é a hora do gás final pra quem quer AFA e EFOMM. Não é hora de fraquejar. Vocês se prepararam, lutaram, brigaram e está chegando a hora da vitória. Lembre de todos os momentos difíceis que vocês passaram ao longo da preparação e arranquem energia da alma agora! Para quem quer o IME e/ou o ITA, ainda temos tempo. Mas o mês de julho é um mês duro que pode ter deixado sequelas. Foque nos curativos nos machucados e vamos pra mais uma batalha.

Vamos que vamos!!!!

A aprovação é logo ali.

Beijomeliga.

3 comentários:

  1. Cara, verdade. eu mesmo estou passando por um momento dificílimo: falta de renda, mãe viajando para consultas, dar monitorias, rivalidade no cursinho(odeio isso)... e outras coisas que nao posso falar mas que me atrapalham. só q em tudo dou graça. tenho certeza que é uma situação que Deus quer mostrar que sou capaz de vencer.
    Obrigado mais uma vez por seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Essa "reta final" realmente exige muito de nós: trabalhar nas dificuldades, resolver as provas anteriores, o controle emocional... Mas isso não incomoda muito, acho que o que dá um certo nervosismo é o medo que temos de nós mesmos... Ver os amigos do cursinho sempre recorrendo a você para tirar dúvidas, todo mundo acreditando em você de certa forma e, quem diria, você duvidando a todo momento da própria capacidade. Isso dá muito medo... Enfim, muito obrigada pelas postagens pois elas são muito motivadoras !

    ResponderExcluir
  3. Cara, consegui ser aprovado na EFOMM. Sei que você não me conhece, mas deixo aqui meus sinceros agradecimentos, esse blog me ajudou muito nas horas mais difíceis e tenho certeza que foi um grande complemento para minha aprovação. Apesar de ser aluno do Elite, tentei te procurar na concentração da EFOMM, mas meu horário estava apertado devido à carona que eu tinha. MUITO OBRIGADO, TE DEVO ESSA.

    ResponderExcluir