sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Preparação final pro ITA e dúvidas para o ano que vem

Meus queridos,

atendendo aos pedidos feitos nos comentários, vamos conversar sobre dois pontos hoje: a preparação nesta reta final pro ITA e as dúvidas de quem passou em um concurso que não queria e não passou no concurso que queria.

1. Falando sobre a preparação pro ITA, não existe uma matéria que seja mais importante do que outra. A média final do candidato é a média aritmética das notas. Logo, não dá pra priorizar uma só matéria. Oq dá pra gente perceber ao longo dos últimos 15 anos é uma tendência clara de ter a prova de Matemática menos complicada que a prova de Física, por exemplo. Logo, se você já tem uma boa condição em Matemática, vale se preocupar mais com as outras. A Física é composta de questões que abrangem todo o programa, incluindo a Física Moderna, mas também exige que o candidato tenha velocidade. Como professor de Física, recomendo que vc treine bastante a velocidade em questões médias. Não somente em questões fáceis. A Química cobrada no ITA demanda conhecimentos e análises de questoes que vão desde simples teoria até situações de laboratório. Sobre as provas de Línguas, a parte de Literatura é bastante complicada, por não haver nenhum indício de q tipo de obra vai ser cobrada. Talvez, ler um resumo das principais obras ajude. Em Inglês, é prestar atenção em bizus de gramática. Resumindo, não existe uma só coisa a ser atacada. Vc deve prestar atenção a todos os pontos das matérias.


2. Sobre os concursos e o dilema de escolher uma carreira que não era a primeira opção, posso garantir a vocês que o mais importante é q cada um esteja feliz com oq escolher. Se vc queria o IME, mas passou na EFOMM e se vê trabalhando com Marinha Mercante daqui a 15 anos, vale pensar na hipótese de ir para a EFOMM. Porém, se vc não suporta ficar no mar, não é pq passou na EFOMM q vc deve ir. Sua felicidade é mais importante que simplesmente garantir uma vaga. Já ter feito dois anos de curso realmente pode pesar contra fazer mais um. Mas pense em conciliar o peso do terceiro ano de curso com sua satisfação. Lembre que não será gostoso se formar mais cedo em uma carreira q vc não gosta.

Espero ter ajudado.

Beijos e abraços a todos.
Beijomeliga!

3 comentários:

  1. boa mestre.
    quase caí no erro de me preocupar demais com a EFOMM e não com o IME. levei um puxão de orelha do seu amigo. rsrsrsrsrs


    dia 07 chegando .. tensão lá em cima.
    eai, como se acalmar antes de uma decisão importante?
    ou é IME ou é terceiro ano de curso .-.
    fala sobre isso mestre.

    beeeeijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Fui aprovada na prova da AFA mas reprovada no exame de vista... Fiquei mto decepcionada e, na hora de pensar outra carreira, quis algo relacionado à aeronáutica. Acabei me decidindo pelo ITA. Para complementar minha preparação e prestar a prova esse ano, o que devo focar?
    Amanda

    ResponderExcluir
  3. Amanda, o principal ponto na sua mudança de foco é o tipo de prova e de preparação. A prova do ITA exige uma profundidade maior nos conhecimentos, especialmente em Física. Além de cobrar Química e Literatura, oq não acontece na AFA. Porém, se vc foi aprovada na AFA, já mostrou que tem condições de ser aprovada em qualquer outro concurso. Procure um cursinho especializado em IME/ITA e vá em frente. Beijomeliga!

    ResponderExcluir