sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Agora é o IME!

Meus queridos,

depois de um ano inteiro juntos, chega a prova da melhor escola de Engenharia do país. O Instituto Militar de Engenharia, primeira escola de Engenharia das Américas e terceira do mundo. Tenho um orgulho imenso de ter estudado lá, conseguido me formar e agora ajudar outras pessoas a realizarem este sonho.

Nesta reta final, não há muita coisa a dizer, além do que já conversamos ao longo do ano. Apenas as recomendações básicas que já fizemos:
- Dormir bem na véspera
- Alimentar-se bem nos dias que antecedem a prova
- Sair cedo de casa para evitar correrias
- Manter a calma
- Manter a calma
- Manter a calma
- Manter a calma
- Manter a calma
E, por último, manter a calma.

O trabalho foi feito ao longo do ano todo, não é de agora. Confiem no trabalho desenvolvido no curso. Todas as horas de estudo ao longo do ano serão recompensadas no momento em que vc fizer a prova.

Acredite naquele esforço a mais que vc fez a cada dia. Todas as noites mal dormidas, todos os momentos em que vc sentiu medo e teve dúvidas se seria capaz, todos os resultados de simulado que deixaram vc preocupado, todas as vezes que vc se afastou de seus amigos (os amigos de verdade entendem), todas as vezes que vc precisou ficar trancado no quarto ou ir pro curso mais cedo (pq não tinha como estudar em casa), todas as brincadeiras e piadinhas que vc ouviu (que diziam q vc não seria capaz), tudo isso servirá para te dar mais ânimo na hr de matar aquele leão. Nada disso será relevante após a sua aprovação. Quando vc for aprovado, a sensação do dever e missão cumpridos é inigualável e fará vc esquecer tudo de ruim que foi necessário para chegar ali. Vc só não vai esquecer completamente pq vai ter orgulho de ter superado tudo isso, mas a parte negativa vc poderá esquecer. Ficará apenas a glória e o sucesso de ter atingido seu objetivo.

Poucas pessoas têm a oportunidade tão clara de coroar seu esforço com uma conquista desse tamanho. Os atletas (quando conquistam um título expressivo) têm essa sensação, de ver todo o esforço recompensado. Nós, estudiosos, temos nossos Jogos Olímpicos e nossa Copa do Mundo na hr do concurso. Entre em campo com a faca nos dentes. Entre em campo com o olhar de quem veio pra vencer, não para participar. Você já é um vencedor de chegar até aqui, acredite nisso. Não é demagogia. Vista a sua camisa 10, calce as suas chuteiras e vá à luta. Haverá muitos competidores lutando pelo mesmo que você. Lembre-se do seguinte: eles podem ganhar de vc pq estudaram mais, mas nunca pq lutaram mais. Na vontade, ninguém pode ganhar de vc.

Tenha fé em Deus, acredite no seu trabalho e jogue seu jogo. Como se fosse o último jogo da sua vida, o último prato de comida a ser disputado por várias pessoas no meio de um deserto. Concentre-se no seu objetivo, esqueça todo o resto. Evite aborrecimentos desnecessários.

Pra finalizar este post, uma passagem do Bernardinho, antes da final dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, quando a seleção brasileira de vôlei foi medalha de ouro:
"Não consegui pregar o olho na madrugada de sábado para domingo. Já de manhã, depois de passear na Vila e refletir sobre os três anos e meio que nos levaram até ali, voltava a pensar na final e nos italianos. (...) No vestiário, algumas palavras. Só para falar a eles de meu orgulho e de minha confiança. Exigência, apenas uma: que saíssem daquela final tendo deixado na quadra todo o seu esforço, toda a sua paixão, todo o seu suor. O que o placar ia dizer dependia também do adversário, mas dar tudo pela vitória só dependia de nós."

Consigo me sentir meio que como o Bernardinho agora, falando para meus jogadores: entrem em quadra e dêem seu sangue. Isto fará a diferença. Ser campeão ou não depende dos outros também, mas lutar até morrer só depende de vc.

Contem comigo, sempre e em qualquer situação. Sinto muito orgulho de ter participado da preparação de vocês.

A aprovação é logo ali!

IME, BRASIL!
Este vídeo não é da minha turma, mas foi o melhor que achei no Youtube para mostrar a vocês o maior momento de suas vidas, daqui a 5 anos. É de arrepiar.
Vídeo da formatura IME 2008

Sejam felizes!

9 comentários:

  1. uma sábia frase de um grade poeta descreve esse momento que nós estudante passamos:

    "Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomede, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quaes vive já morreu."
    (Luís Fernando Veríssimo)

    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo os erros da minha postagem..


    Uma sábia frase de um grande poeta descreve esse momento que nós estamos passando:

    "Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."

    ResponderExcluir
  3. Samuca
    Mestre,
    Mas uma vez a unica coisa que tenho a dizer por tudo que ocorreu durante o ano é: OBRIGADÃO!
    Com toda certeza vir aqui e ler os textos fez parte da minha preparação e daqui um pouco fará parte da minha aprovação.
    Como já disse, você e os outros dois mestres merecem ser feliz e ter sucesso!
    Torço por vocês, assim como sei que vocês torceram e torcerão por mim!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ola Humberto, eu gostaria de saber se você tem algum e-mail pra q eu posso tirar umas duvidas com você, a respeito do IME?

    ResponderExcluir
  5. Pode mandar pra h2a.humberto@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Nos dias de prova lembrei de toda a sua instrução mestre!
    Agora é aguardar ansiosa, rs

    Obrigado Humberto ! :D

    ResponderExcluir
  7. Eae professor, acabaram os posts?

    ResponderExcluir
  8. Samuca
    Tá fazendo a maior falta vir aqui e não ter mais nenhum post. =/
    Espero que não tenha acabado esse sonho!

    ResponderExcluir