quinta-feira, 8 de abril de 2010

A nossa impressionante capacidade de adaptação

Meus queridos,

depois da chuva que parou o Rio de Janeiro esta semana, as coisas vão voltando ao normal e, como toda quinta-feira, venho deixar um recadinho pra todos vocês.

Como o tema da semana é a chuva, vou aproveitar pra relembrar um post anterior, em que me referi a uma conversa de sala de aula, falando dos verbos ACREDITAR e TRABALHAR. Na segunda-feira, a cidade parou no final da tarde e pegou todo mundo fora de casa, criando imensas dificuldades para chegar à casa. Provavelmente, muita gente ficou sem TRABALHAR, já que perdeu a noite tentando voltar pra casa. Na terça, muitos colégios cancelaram as aulas e, mais uma vez, provavelmente houve gente que passou o dia descansando, na internet, e tal, e não trabalhou. Nenhum problema com isso, já que podemos conjugar apenas um daqueles verbos. Quem não trabalhou, precisa conjugar urgentemente o verbo ACREDITAR, pra recuperar as energias e voltar ao ritmo o mais rápido possível. Mesmo que vc tenha perdido esse tempo, vc não perdeu a guerra ainda. Acredite nisso!

Agora, caso vc tenha aproveitado o tempo livre pra estudar, venha comigo encaminhar um raciocínio interessante. Veja como nós, seres humanos, temos uma capacidade muito escrota de adaptação às condições externas. Se falta comida, nosso corpo reduz o gasto energético. Se falta água, nosso corpo retém o máximo de líquido possível (até a urina sai mais escura, por falta de água). Se treinamos corrida constantemente, nosso coração se acostuma a bombear eficientemente o sangue. E por aí vai... Veja como vc tb já se adaptou ao seu novo ambiente. Até vc começar a fazer uma turma IME/ITA, vc adorava as folgas. Torcia loucamente pela falta de algum professor. Ser liberado mais cedo, então, era o máximo. E veja vc agora: reclamando pq não teve aula. Reclamando pq perdeu matéria. Preocupado com o concurso, que só é daqui a alguns meses. Que coisa, né?!

Quem diria que vc, tendo tempo livre pra coçar, iria estudar? Quem diria que vc, q nunca quis fazer muito esforço, iria reclamar pela falta de alguém pra te cobrar? Pois é, amigo... a vida muda. E a gente muda junto. De tanto vc treinar o seu corpo a ficar no curso umas 9 horas por dia, vc agora sente falta disso. Este é mais um exemplo da nossa capacidade de adaptação. E é uma excelente notícia pra vc, que quer passar. Isto mostra que vc está no caminho certo. Mostra que vc entendeu a mensagem que diz que vai ser muito difícil, mas q vc tem condições de ter sucesso.

Se vc olhar pra trás, vai perceber que aquele aluno que começou o curso (este ano ou em anos anteriores), ingênuo, bobinho, que até então só tinha brincado de estudar, já não existe mais. Aquele aluno molenga e coçador já era. Agora existe um aluno que quer passar, que quer ter aula e que quer estudar. Viu como vc já evoluiu? Olha que coisa boa! Agora se liga: até o final do ano, vc vai evoluir muito mais. Conforme as dificuldades forem aumentando, vc vai se adaptando. E, no final, vc vai ter se tornado um cara muito mais sinistro do q é hoje. Vc vai ser praticamente um samurai ninja matador de questões.

Então, meu querido futuro samurai ninja matador de questões, vamos em frente. Sem medo de porrada, pq ela faz parte do q vc tem q encarar pra chegar lá. Falta muito tempo ainda, o caminho é difícil, a estrada tem muitas armadilhas, mas vc tem condições de chegar lá.

Pra terminar, não se esqueça: a aprovação é logo ali.

Beijomeliga.

6 comentários:

  1. Samuca
    "samurai ninja matador de questões"

    P-E-R-F-E-I-T-O-!
    ;)
    só para variar...

    ResponderExcluir
  2. "samurai ninja matador de questões"

    HAHAHAH ! perfeito mestre

    ResponderExcluir
  3. tomara, professor! tooomara! rs

    ResponderExcluir
  4. ninja talvez...Eu diria um GUERREIRO!!
    atirador de (ou do) Elite,tipo ASFARC...
    onde o lápis é o fuzil!
    e a borracha é a granada..rs
    abraço mestre!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom !
    essa chuva heim mestre, te deu prejuíso no Habbib's ! kkkkkkkk
    abraço Humberto ...

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do blog do senhor, mestre. Este é meu primeiro ano ime/ita, sonho muito em entrar no ime, estou vendo muitas dificuldades, porém já estou me adaptando... e nunca desistir, para frente e avante!!
    sonhadora imeita

    ResponderExcluir