quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Primeiros passos

Lembro bem de quando comecei a fazer a turma IME/ITA... isso já faz tempo, foi em 98. Mas as sensações, emoções, empolgações e medos são os mesmos que os alunos sentem, até hoje. É engraçado perceber que, em linhas gerais, as turmas se parecem. Os alunos que entram nesse jogo se parecem. Talvez pelo perfil, pelos interesses em comum, sei lá... sei é que já vi muita gente passar por esse mesmo caldeirão. Alguns com sucesso, outros sem ele.

Permitam-me começar este ano, 2010, lembrando de como me sentia no início de 98.

Era um aluno, 16 anos, saindo todos os dias de Duque de Caxias e enfrentando uma hora de ônibus para ir e mais outra hora de ônibus para voltar da Tijuca, onde funcionava a turma IME/ITA do curso em que estudava. Acredito que alguns de vcs se encaixem neste tempo de deslocamento. Pois é... só pra começar o curso já tem q ter coragem. Coragem pra fazer o mais difícil. Coragem pra não se acomodar e tentar apenas passar para uma universidade pública, como a UFRJ ou a UERJ. Elas são excelentes universidades, mas quem faz uma turma IME/ITA quer mais... quer seguir o caminho mais tortuoso, mais cheio de espinhos, mais longo, mais difícil.

Digo a vcs uma coisa: todos vcs que tentam (ou tentaram) passar pra o IME ou o ITA já são dignos de elogios. Não é demagogia! Quem me conhece sabe q não sou muito 'político'. Mas é verdade. Só de vcs se colocarem dispostos a começar, colocarem a 'cara a tapa', só isso já faz de vcs especiais.

Lembro que no início do ano todos os meus colegas de turma sentiam a mesma coisa q eu. Um misto de empolgação, pelo desafio, e dúvida, por não conhecer o buraco em que estávamos nos metendo. Acredito q muitos de vcs, talvez com exceção dos repetentes (aqueles q já tentaram ano passado ou antes), estejam sentindo a mesma coisa: empolgação e dúvida.

Por hoje, para não ficar com um post muito grande, vou falar só da empolgação. Outro dia falaremos da dúvida.

A empolgação, a animação, o entusiasmo são peças essenciais na construção de um aprovado IME/ITA. É fundamental que todos, mesmo os repetentes, estejam empolgados. Esta empolgação fará vc estudar, estar atento a tudo que os professores disserem e tudo isso será importante para sua evolução.

Estejam empolgados, permaneçam empolgados. Façam força para continuarem empolgados. A fase agora é de estar com muita vontade. Estar com a faca nos dentes. Vcs vão tentar os concursos mais difíceis do Brasil. Querem mais motivo para se sentirem especiais? Vcs são especiais e vão provar isso ao longo do ano.

Prestem bastante atenção: mantenham-se empolgados. Quando estiverem em um dia ruim, cabisbaixos, cansados ou tristes, lembrem que todos nós somos humanos. Aqueles que passam para IME/ITA também tiveram dias ruins, mas não foram derrotados por eles. Para ser aprovado IME/ITA não é necessário ser anormal. É necessário ser persistente, disciplinado. Esta persistência e esta disciplina são mais fáceis de serem atingidas se vcs mantiverem a empolgação. Lembrem de uma coisa: cada um de vcs só precisa de uma vaga. O concurso oferece cerca de 100 vagas todos os anos. Ou seja, tem vaga de sobra pra vc.

Grande abraço e até a próxima.

11 comentários:

  1. E... mais uma vez o grande mestre Humberto escreve o q eu preciso ler.
    Adorei esse blog!
    Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Humberto, sou um de seus alunos... Mas enfim, excelente a sua iniciativa. Tenho certeza que ajudará muitos 'desafiantes' nessa batalha que é o vestibular do IME e do ITA
    Parabéns pelo blog!!!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Q d+ esse blog!
    Mestre vc ta de parabéns,issu era muito necessário, algo para nos motivar!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Gatão, parabéns pelo blog. É muito bom expressar o que sentimos e poder ensinar isso para alguém. E isso eh algo que vc faz muito bem! Por isso q eu te amooooo, hehehehe... um beijoooo!

    ResponderExcluir
  5. É... lendo este post, lembrei-me de um ano, em que tudo isso aconteceu.
    No começo tudo eram flores, novidades, tudo aquilo que não tinha visto, mas existiam momentos de fraqueza, medo ,angústia, mas principalmente aquela sensação de "Para que estudar tanto, existem outros 5mil candidatos competindo comigo, e são melhores que eu!". E esses momentos, quando estamos mais frágeis, são os melhores, descobrimos quem são os verdadeiros amigos, e principalmente quem somos na verdade.
    Quando isso acontecia comigo, vinham professores me ajudar, dar conselhos, e a maioria das vezes não funcionava.
    Uma vez o grande MESTRE falou: "A força de vontade vem de você, quem te aprova é você, quem vive sua vida é você, você decide o que é melhor para você, nós apenas damos conselhos e a própria experiência de vida."

    O que é falado no post, é a pura verdade, quem faz turma IME/ITA, quer seguir o caminho mais tortuoso e cheio de espinhos.

    Sei que o comentário foi imenso, mas depois de ler este post do grande MESTRE, mexeu comigo!

    Beijao MESTRE

    ResponderExcluir
  6. Conheço bem essa história! Cada detalhe aqui relatado é verdadeiro, e é um adorno que a vida de sucesso do Humberto (saiu difícil...).
    Mano querido, é por saber q o mundo tem pessoas como vc que acredito que a humanidade vale à pena!
    Sinto orgulho de ser sua irmã! Sou feliz por ter vc por perto!
    Amo vc!! E vc sabe o quanto!

    ResponderExcluir
  7. Realmente suas palavras foram fortes ao ponto de um até ex aluno se sentir o próprio Humberto,e que todos nós nessa luta somos iguais ,temos as mesmas dificuldades eu por exemplo sai de minas pra ir tentar no meu caso a AFA,mas temos que saber que pra chegarmos ao topo precisamos escalar ele primeiro e nisso vem muitas dificuldades por isso as vezes nossas dificuldades são a nossa conquista.


    adorei esses comentários

    ResponderExcluir
  8. Amigos, obrigado pelos comentários. Estamos juntos nessa batalha.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o blog professor !
    tem umas coisas muito boas que muita gente precisa ouvir, inclusive eu ! Valeu pela força Humberto.

    ResponderExcluir
  10. Quem nunca se assustou com uma prova no final do ano quando tava precisando de muita nota mas teve perssistencia e levantou a cabeça,quando tudo estava perdido e mostrou que quando uma pessoa quer alguma coisa ela consegue o ime/ita é isso pode ser dificil mas se voce levantar a cabeça e disser que vai consiguir tuda vai dar certo pois nunca desista de seus sonhos poi sonhos sao para se realizar. Boa sorte para todos voces que irao tentar o ime/ita e lembre se nao acreditarem em voces quem ira acreditar

    ResponderExcluir