sábado, 30 de janeiro de 2010

A(s) dúvida(s) - Parte 2 - Para os repetentes

Falando agora para os repetentes, preciso dar uma sugestão: façam a turma IME/ITA como se fosse a primeira vez. Vou repetir: façam a turma IME/ITA como se fosse a primeira vez.
Preciso dar os créditos da recomendação. Eles vão pra um dos caras mais fantásticos q eu tive o prazer de conviver. Foi um professor de Matemática, q me deu aula entre 96 e 98. Em tudo q eu consegui realizar depois disso, existe uma influência deste meu guru. Em outra oportunidade, falarei dele com mais detalhes, este não é o foco de hj. Como sou meio esquecido, se eu esquecer de falar dele, podem reclamar... hehehehe. Mas foi ele quem disse isso, conversando comigo sobre o fato de alguém fazer uma turma IME/ITA de novo. Graças a Deus, não precisei passar por isso, imagino o quanto seja difícil e sofrido o segundo (ou terceiro...) ano de curso.
Bem, como já ouvi esse comentário há muito tempo, tive tempo de observar o comportamento dos meus alunos desde então. Posso dizer com segurança: os alunos que começaram o segundo ano de curso com aquele jeitão de “isso eu já sei fazer” ou “isso não preciso estudar” tiveram resultados muito abaixo do q poderiam ter. Alguns deles até passaram, mas com muito mais sufoco do q era necessário. A maioria, nem isso.
Quando eu digo para vc fazer a turma como se fosse a primeira vez, estou dando as seguintes recomendações:
- Tenha um caderno organizado;
- Copie a matéria q o professor coloca no quadro;
- Estude regularmente, desde o início do ano, por mais idiota q as coisas possam parecer;
- Estude a matéria seguindo o planejamento do seu curso. Uma das piores coisas que o aluno repetente pode fazer é resolver fazer o seu planejamento. Durante a aula de Matemática, ele estuda Física. Na aula de Física, ele estuda Química, e por aí vai. Acredite em uma coisa: o planejamento do curso foi feito por pessoas q entendem muito mais desse assunto do q vc. Siga este planejamento.
e
- FAÇA OS EXERCÍCIOS. Meta a mão na massa. Não fique com a soberba de achar q sabe fazer, sem tentar.
“Po, Humberto, mas eu já fiz esse exercício no ano passado.”
“Sim, meu querido. Faça de novo. Agora mais rápido.”
“Mas eu já sei fazer.”
“Então prove. Faça o exercício. E mais rápido!”

É possível que o repetente sinta um pouco de dúvida sobre: “Será q vou conseguir? Será q esse negócio de IME/ITA é pra mim mesmo?”
Eu respondo: se vc quiser, esse negócio é pra vc sim. Acredite! Mas tem q entrar de cabeça. Fazer a turma IME/ITA direito. Como se fosse a primeira vez.

No meu primeiro post, eu comentei sobre os requisitos para se fazer bem uma turma IME/ITA: disciplina, dedicação, vontade e perseverança. Observem uma coisa: eu não listei o item ‘inteligência’. Não é por acaso. A inteligência é um item a mais, desejável, mas não essencial. Já vi muito aluno somente esforçado passar. Ser esforçado é requisito!

Eu sei q pareço chato quase sempre. Mas é pq eu realmente acredito q as coisas funcionam assim. Se o aluno tivesse aprendido tudo direito, teria passado. Se não foi aprovado, tem q estudar tudo de novo, direito. Não é pra sacanear ninguém, po. Eu seria muito burro de dar uma dica q fosse prejudicar um aluno meu. Pra mim, o ideal é q meus alunos sejam aprovados, certo? Então, acredite no q eu to falando. Faça a turma IME/ITA como se fosse a primeira vez. Vc vai sentir a sensação de q as coisas fluem muito mais facilmente, pq vc passou um ano inteiro tomando porrada antes. Agora, a carne já está amaciada. Prepare o lombo e vamos em frente. A aprovação é logo ali.

12 comentários:

  1. Eh... vc é meu irmão e eu to bêbado, mas não concordo com tudo...
    De qualquer maneira, eu passei por essa porra. ESTUDEM pra caralho!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Samuca do orkut!
    Mandei pelo orkut e por aqui porque é dificil que vc me responda. rs
    Achei interessante os topicos que vc comentou sobre as recomendações do que fazer. Só que eu tenho uma duvida: Pode ser q eu tenha professores q peguem a mesma materia e não mudem nada do que passaram para mim ano passado e no ano passado eu copiei tudo, devo copiar tudo de novo de todas as matérias ou selecionar as que 'mudaram'?

    ResponderExcluir
  3. Gustavo, como vc disse, vc é meu irmão. E irmãos nem sempre têm a mesma opinião, ué... Além do mais, vc estava bêbado. hahahaha

    Samuca, essa sua dúvida é comum e é a q eu menos tenho certeza da minha resposta. O aluno pode não copiar, pq já copiou no ano passado? Pode, pra ganhar tempo. Desde q esse tempo seja usado pra estudar, e não pra coçar.
    Minha opinião pessoal é de q o aluno deveria copiar de novo, pq qdo vc copia, vc precisa ler oq está escrevendo. E isto já serve de algum aprendizado. Mas eu entendo q é chato, causa desconforto, e tal, vc copiar uma coisa q já tem escrita no seu caderno. Logo, minha opinião é de copiar de novo, mas entendo q o aluno não copie. E isso pode ser contornado, sem problemas.

    Abraços a todos e obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  4. tem como dizer algo para as pessoas q nao vao fazer curso pq nao podem, mas q vao continuar tentando? estudar por conta própria.. tem algo à recomendar? desde já agradeço. beijos

    ResponderExcluir
  5. Para quem vai estudar em casa, tenho duas recomendações:
    1. Tente acompanhar o planejamento de um cursinho - Converse com amigos seus que façam curso, pra pegar as matérias q foram abordadas na semana, e tente acompanhar. É importante não ficar estudando de forma desequilibrada, priorizando só uma matéria. Por isso é legal tentar copiar uma grade de curso, com a sequência dos assuntos abordados.

    2. Trabalhe muito - Sem dúvida, seu trabalho vai ser mais árduo q o de uma pessoa q faça curso. Logo, não desanime e trabalhe mais ainda. Use ferramentas alternativas, como a internet. Vc tem acesso a material de qualidade (cuidado, tem muito material ruim tb), pode baixar provas anteriores de todos os concursos (não tente fazer as provas agora, só após estudar a matéria, lá pro meio do ano), etc.. Procure fóruns específicos de alunos IME/ITA e envie dúvidas, perguntas, etc, procure simulados, tudo isso tem disponível por aí.
    Acredite q é possível. Existem casos de aprovados IME/ITA q estudavam em casa, no interiorzão, mas persistiram e foram recompensados.

    Tomara q tenha ajudado.
    Sucesso em 2010.

    ResponderExcluir
  6. É sempre bom ouvir o estímulo de quem já vivenciou as experiências que estamos experimentando agora! Estamos atentos as suas dicas Humberto! Obrigada pela grande ajuda!
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Achei uma otima ideia! Sempre gostei dos seus comentarios em aula sobre motivaçao, organização etc. Tenho ctz de que esse lado psicologico ou relacionado a confiança é tbm indispensavel.

    Dia 8 volto pra "guerra" - CMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ !

    Esperamos mais dicas, um abraço ( Eduardo Igreja )

    ResponderExcluir
  8. Humberto.

    Aqui é o Renato Barros. Fui seu aluno no Roquette... no ano de 2004 e 2005. Não sei se tu lembra de mim.

    Cara, sensacional te reencontar e ainda mais através desta idéia foda: o Blog!!!

    Já vou indicar para alguns amigos que estão fazendo turma IME/ITA.

    Assino literalmente embaixo de tudo o que você falou com relação a repetência... senti isso na pele e posso dizer o seguinte: enquanto o cara não acreditar que tem que esquecer e recomeçar... não vai passar e não vai ver resultado no trabalho. Ou seja... frustação total!!!!

    Grande abraço e espero que esteja mantendo o carisma e o sucesso de sempre.

    ResponderExcluir
  9. Humbertoo.
    vim dizer que o blog tá demaaaiis
    Show de bola sua iniciativa, viu
    Muito bom ter o apoio de alguem mais experiente.
    muito muito legal mesmo
    Sucesso aí com o blog.

    Beijos da sua eterna adimiradora
    Renata

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi Humberto, aquii é a Bárbara, do Miguel Couto. Achei suas palavras belíssimas mas apesar de realmente está sentindo mais facilidade este ano, tenhooo um poucoo de medoo. Sei que esta é a minha ultima oportunidade (em relação a curso e confiança deles) e sinto que é um ano decisivo e quero muito passar. Preciso muito falar a respeito... mas enfim, espero que possamos ter essa conversa..
    Enquanto isso, desejo sorte aii no blog, ou melhor, sucesso aii no blog e que seja um bom veículo para nós !

    ResponderExcluir
  12. Lais tijuca

    Professor, sinto que tenho uma dificuldade maior em uma das específicas, no caso matemática,física e química sempre aparentaram mais fáceis pra mim.Estou fazendo ime/ita pela segunda vez e gostaria de saber se devo investir ,um pouco mais nessa área ou acompanhar tudo novamente como postou no seu blog?

    ResponderExcluir