domingo, 30 de março de 2014

A longa caminhada

Meus queridos,

ontem estava dando aula numa turma que gosto muito, uma das turmas AFA/EN/EFOMM do SEI, quando surgiu (nem lembro como) um papo sobre ser inteligente. A ideia da conversa - pelos alunos - foi: 'professor é inteligente, eu não sou'. Daí me lembrei de como eu me sentia quando estava nessa fase de cursinho, ou até mesmo quando era aluno do IME. Eu via os professores tão distantes de mim, como se fosse impossível chegar ao nível deles... e aí eu posso dizer agora, depois de algum tempo: é só questão de sentar a bunda e estudar. Não tem milagre, não tem mistério. Quando vc vê alguém sabendo muito sobre determinado assunto, isso é um sinal que aquela pessoa dedicou muito tempo da sua vida para aprender. Nada mais que isso. Não é sinal que a pessoa é melhor que vc, não é sinal que vc nunca vai chegar naquele nível. É só uma longa caminhada.

Neste papo que rolou ontem na aula que citei, comentei sobre uma entrevista do Oscar, do basquete, que vi na TV. Pra quem não sabe, o Oscar é um dos ícones do esporte mundial, maior pontuador da história do basquete. Sempre defendeu com muito orgulho e muita garra a camisa da seleção brasileira de basquete e conquistou títulos importantes. Ele tinha uma mão muito certeira, várias vezes acertou o último arremesso e fez o time ganhar o jogo. Por isso, ganhou o apelido de 'Mão Santa'. Os narradores da TV chamaram muito o Oscar de Mão Santa. Era Mão Santa pra lá, Mão Santa pra cá. E nesta entrevista que vi, citada no início do parágrafo, ele rebatia este apelido: "Mão Santa é o cacete! Minha mão é treinada. Não nasceu santa não!"
Meus amigos, imaginem quanta raiva deve dar: o cara treina a vida toda, N horas por dia, até a exaustão, braço caindo... aí começa a dar resultados... e vem um FDP maldito, sentado na cabine de TV, chamando de "Mão Santa". Powww! Caiu do céu isso???? Concordo com a reação dele: santa nada, é treinada! Olhem o título do post: a longa caminhada.



Muitas vezes, vc vai achar impossível chegar a um nível qualquer, para fazer uma prova. Lembre-se: é só uma caminhada. Por mais longa que a caminhada seja, ela sempre começa com o primeiro passo. Simples assim. Dê o primeiro passo, caminhe firmemente, olho no objetivo. Quando estiver perto de fraquejar, peça ajuda a Deus, peça forças pra continuar. Ele estará te ouvindo. Eu posso garantir isso, já fiz várias vezes. Caminhe, lute, continue, persista. É só uma longa caminhada.

Ao longo do percurso, muitos vão te chamar de maluco, dizer que é perda de tempo, dizer que existem outras maneiras mais fáceis. Se for realmente seu objetivo, não dê ouvidos. Siga no seu caminho. Posso garantir que vale a pena. É uma sensação ímpar vc conquistar seu objetivo, sua meta. Ninguém tira isso de você. E aí vc olha pra trás e diz: "foi só caminhar". É assim mesmo.

A aprovação é logo ali.
Beijomeliga.

2 comentários:

  1. Boa professor, bom texto, sou seu aluno na turma EsPCEx , sei bem o que é ter dificuldades, mas é isso, não desistir e continuar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto novamente. Acompanho o blog toda semana! Parabéns professor por sempre estar nos motivando.

    ResponderExcluir