quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O desapego

Meus queridos,

lembram daquela história de 'ano novo, vida nova'? Pra quem quer fazer concurso, muitas vezes é necessário pensar assim mesmo. Todo aluno quando começa o ano, começa cheio de gás, muita disposição, querendo destruir as folhas. Mas, muitas vezes, o aluno carrega vícios, problemas desde o Ensino Médio. Hoje eu quero falar de dois tipos de desapego: de objetos e de atitudes.

Falando do desapego de objetos, que é mais fácil, pra gente começar o papo... muitas vezes você tem aquela caneta velha, que vc usa desde o Ensino Médio, que nem funciona mais direito... mas aí vc prefere manter na bolsa, pra uma emergência. Ou aqueles papéis q vc não mexe há séculos, mas que estão sempre dentro da mochila. Aquela borrachinha surrada, mas que vc guarda nem sabe o porquê, já que ela nem apaga mais, só suja o papel. Enfim, temos sempre um monte de coisas que carregamos na nossa bolsa, sem que elas sirvam para alguma coisa. Em grande parte das vezes, elas não servem pra mais nada. Mas a gente carrega... e não quer ver que aquilo não deve mais estar ali, já está na hora de a gente desapegar daquelas coisas... Junto com o peso que elas trazem, vem junto uma nostalgia, aquele lance de ter uma lembrancinha de uma época anterior. Mas as mudanças precisam ser feitas. Para encarar o ano de concurso, vc precisa estar limpo, com o coração aberto para encarar o ano da sua vida. Mais do que a limpeza física, o ato de desapegar faz com que vc se sinta mais leve, pronto para colocar outras canetas e borrachas no lugar das que jogou fora.

Do mesmo jeito que vc pode fazer com os objetos, é importante prestar atenção em atitudes que já não servem para nada. Se vc detectar uma atitude que não te acrescenta, que não soma, corte-a fora. Nesta idade de final de adolescência, início da fase adulta, é comum que a gente tenha hábitos ainda de quem não tem o compromisso com a aprovação nos concursos mais difíceis do Brasil. Lógico que é bom relaxar de vez em quando, mas ficar muito tempo na internet, jogando videogames, vendo séries na TV definitivamente não faz parte do roteiro de um aluno que quer ser aprovado. É importante você fazer uma autoanálise e verificar se tem algum hábito que consome seu tempo e não acrescenta nada na sua caminhada rumo à aprovação. Você precisa de uma reeducação, mas não é alimentar. É uma reeducação de postura. É uma reeducação de hábitos. Você deve encarar os obstáculos com o respeito que eles merecem, mas sem temê-los. Hábitos comuns nos candidatos são: reclamar que está cansado, murmurar que a prova é muito difícil, não correr atrás de tirar as dúvidas porque o professor vai resolver em sala. Citei só 3, que podem ser explosivos na sua caminhada. Se vc identifica algum desses hábitos, corte-o urgentemente. Você é a única pessoa que houve tudo aquilo que fala. Fale coisas positivas. Pense positivo. Olhe para a frente, rumo à aprovação. Se você fica pra baixo, reclamando, murmurando, vc é quem mais ouve isso. "Água mole em pedra dura, tanto bate, até que fura." Daqui a pouco, você acredita que não é capaz. E aí, pra tirar isso da sua cabeça... difícil, viu?!

Por último, quero falar um pouco das pessoas. Às vezes, é preciso desapegar um pouco delas também. Sim, pode ser necessário. Não quer dizer que vc deve ser um antissocial. Mas vc deve se cercar de pessoas que têm o mesmo objetivo que vc, que vão entender quando vc falar que quer ficar em casa estudando num sábado à noite. Cuidado com as pessoas próximas que podem, de alguma forma, atrapalhar a sua caminhada. Fique ligado.

Em compensação, há aquelas pessoas que a gente ama muito, como tios, avós, primos, amigos, que a gente precisa se afastar pela correria do ano do concurso. Pessoas a quem você quer dar muito orgulho. Pense nisso. Quando vc estiver preocupado de estar ausente, pq está trabalhando para o seu futuro, e sentir aquela saudade de alguém querido, pense que vc está fazendo esse ano de luta pesada, intensa, e que isso vai encher de orgulho as pessoas que te amam. Lute também para dar esse retorno a eles. Mas não pare de lutar para agradá-los. Não deixe de estudar para ter mais reuniões sociais. Se for preciso, fique esse ano um pouco mais distante. Quem te ama vai entender, de verdade. E no final, vc vai saber que pôde contar com o apoio e a torcida deles, mesmo que distantes.

Para ilustrar um pouco desse momento de desapego, vai uma música:


A aprovação é logo ali.

Beijomeliga.

2 comentários:

  1. Muito bom... essa questão do desapego se aplica também a vários outros momentos da vida, além da fase do vestibular !!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, acho que tbm serve pro COlégio Naval, mto obrigado por me inspirar mais uma vez. Abraços.

    ResponderExcluir