quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A alegria da entrada

Meus queridos,

no último post, eu comentei sobre a alegria que sentimos pela formatura numa instituição de respeito, que sonhamos entrar. Fiz uma descrição rápida da minha formatura, do que eu senti, a alegria de ter concluído aquela etapa. Hoje, quero falar mais sobre a alegria que muitos estão sentindo nesse início de ano, de entrar numa escola militar, que foi o sonho por muito tempo.

Normalmente, o sonho de ser aprovado está muito distante no início do ano. A galera começa o ano achando que a prova é muito difícil, que é coisa de maluco, que não vai ser capaz de conseguir. E aí alguns desistem, fraquejam, reclamam e ficam pelo caminho. Mas outros persistem e continuam lutando. Durante o ano, a galera no cursinho sofre demais. É aula de segunda a sábado, simulados infinitos, listas intermináveis de exercícios e a angústia se vc vai ser capaz de atingir o nível que a prova cobra. Seja pra quem quer o IME, ITA, Escola Naval, AFA ou EFOMM, a luta é a mesma.

Costumo dizer para os meus alunos que são necessários dois verbos durante o ano: trabalhar e acreditar. Vc precisa continuar trabalhando e acreditando. Muitas vezes, vai ser muito difícil vc acreditar que dá. Aí vc precisa trabalhar mais ainda. Trabalhe. Trabalhe. Trabalhe muito. Depois de uma ou duas semanas trabalhando muito, vc volta a acreditar que é possível. Mas eu sei que essa disciplina é difícil. Vc tem q se manter em movimento. Não pare.

Quando chega a época da prova, os nervos ficam à flor da pele. Mas vc batalhou o ano todo, lutou, vc merece estar ali. Faz a prova, mas não sabe se foi bem. Angústia ainda até o dia do resultado. E aí seu nome está lá. Mas ainda faltam exames médicos, físicos, documentação, etc.. Não dá pra comemorar. Até que isso acaba e vc pode dizer que, enfim, entrou. A alegria é mágica, ímpar, incomparável. Mas acredite: essa alegria não é só pra vc. Pra mim também. Eu trabalhei com muitos alunos esses anos todos, mas os alunos do SEI 2012 foram fantásticos. A alegria deles é a minha também. Receber, nesse início de ano, algumas mensagens como as que vou colocar aqui, isso não tem preço. Quero que está lendo este post pense em quanto esses caras ralaram e o quanto eles merecem estar onde estão. O meu ano inteiro de trabalho é recompensado por essas manifestações. Se vc tem alguma dúvida se vale a pena o esforço, leia as mensagens abaixo.

Alexandre Hércules - aluno aprovado na Escola Naval

Passamos cabeçudo EN po
to nem acreditando parece um sonho
po to chorando muito aqui cara
comecei a desarrumar a mala ontem
comecei a estudar ontem e hoje recebo essa noticia parece sonho
Essa vitoria nao é so minha mas de todos que confiaram no meu sonho e batalharam junto comigo
obrigado por tudo
Agora o sonho,virou uma realidade concreta
caraca quero ir fardado no SEI logo
quero ralar logo na adaptaçao
Po nao to acreditando ainda cabeçudo,caramba parece um sonho
estava muito triste aqui em casa e meus pais tambem estavam muito tristes.Hoje é o melhor dia da minha vida,pude olhar para meus pais e falar que passei no que tanto queria,so de ver o sorriso deles para mim foi muito gratificante.Foi uma sensaçao maravilhosa


Pedro Lúcio - aluno aprovado na Escola Naval

O B R I G A D O !
OBRIGADO pela oportunidade de fazer parte
dessa família maravilhosa que é o SEI, OBRIGADO pelos
conselhos, OBRIGADO pelas broncas, OBRIGADO pelos ensinamentos,
OBRIGADO pelo apoio, OBRIGADO POR TUDO QUE VOCÊS
FIZERAM POR MIM NESSE ANO DE 2012, E QUE COM CERTEZA
VAI FICAR MARCADO PRO RESTO DA MINHA VIDA.
VOCÊS SÃO FODAS, OS MELHORES ! E EU TENHO ORGULHO
DE TER APRENDIDO MUITO DO QUE SEI HOJE, COM VOCÊS !
ESSA APROVAÇÃO NÃO É SÓ MINHA, É NOSSA !
E ME AGUARDEM, QUE LOGO MENOS TO INDO DE FARDA DAR
AQUELA PALESTRA ! HAHAHA
E ESTOU AQUI, PRO QUE FOR PRECISO .
QUE DEUS ABENÇOE VOCÊS, E O CURSO !
EU SOU SEI ATÉ A MORTE !
UM GRANE ABRAÇO, PEDRO LÚCIO

Quem estiver lendo o post agora, pense na alegria que vai ter quando chegar a sua hora.

Sem dúvida nenhuma, eu não poderia fazer outra coisa da vida. Todo o cansaço, os momentos ruins, tensos, tudo de pesado fica pra trás quando se recebe mensagens assim.

Aos alunos aprovados em 2012, que me deram o prazer de trabalhar junto e a alegria de ter participado na aprovação de vocês, só posso dizer: muito obrigado.

Aos alunos SEI 2013, vamos que vamos! A aprovação é logo ali.

Beijomeliga!

4 comentários:

  1. Boa tarde H2A, sobre a pós-graduação no IME.
    É muito difícil um aluno de graduação de uma faculdade particular entrar? Preciso saber bem o inglês? Não sou formado ainda, mas queria saber qual atitude devo tomar na graduação para que possa entrar na pós com sucesso.

    Valeu cara, seus posts são motivadores!

    ResponderExcluir
  2. Olá H2A! No período do curso acontece um regime 100% de internato ou de tempos em tempos posso viajar para visitar minha família?

    Muito obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, excelente e motivador! Porém sem querer ser chato, discordo da parte em que você disse que a luta é a mesma para a AFA, EFOMM, ime e ita... Eu passei na EFOMM no segundo ano e nao foi muito dificil, mas já no ime passei na primeira fase e levei bomba na segunda fase, principalmente em MAT... Sao concursos muito diferentes e eu acho que a preparação para a AFA e EFOMM é muito mais fácil e isso é inegável, ate porque nao vemos vestibulandos AFA e EFOMM lendo livros como Saraeva, lidski ...

    ResponderExcluir
  4. Poxa, soh de pensar que eu poderia estar no SEI...mas nao consegui um bom preço pq nao deu tempo de acabar toda a prova do bolsao e moro muito longe :/...mas pelo post parece que vcs dão motivação total, coisa que sinto falta no meu curso.

    ResponderExcluir