sábado, 11 de agosto de 2012

Pq o IME e o ITA são oq são

Meus queridos,

hoje eu vou postar um texto que li na revista Veja, que achei bastante interessante.

"Reinaldo Azevedo


Governanta, até quando o ITA e o IME continuarão a ser redutos da competência de direita? É preciso levar pra lá a incompetência generosa das esquerdas!

Ah, sim: também o IME (Instituto Militar de Engenharia), que pertence ao Exército, está fora do regime de cotas, segundo os mesmos critérios que vai excluir o ITA (ver post anterior).
A propósito, o IME também não recorre ao Enem e a outros facilitários, não, tá? Quem quiser se candidatar tem mesmo é de fazer vestibular. Os interessados devem clicar aqui. As inscrições foram abertas no dia 16 de julho e vão até 3 de setembro. A primeira fase será realizada no dia 15 de outubro. O IME chama a seleção de “Exame Intelectual”. Daqui a pouco, alguém no governo vai pedir para mudar o nome porque cheira a preconceito, né?
No post anterior, esqueci de publicar o link para quem quiser concorrer ao vestibular do ITA. Está aqui. A propósito: as inscrições foram abertas nesta sexta e se estendem até o dia 15. As provas já estão com datas marcadas: 11/12 (física); 12/12 (português e inglês); 13/12 (matemática); 14/12 (química). O ITA informa que a nota final é definida mesmo pela média aritmética das várias provas. Nada daquelas charadas gregas do Enem. Uma parte é teste, a outra é dissertativa.
O IME e o ITA, em suma, assumiram um estranho critério para selecionar seus alunos. São tão esquisitos, mas tão esquisitos, que, por lá, eles consideram que sabe quem sabe e não sabe quem não sabe!!! Na hora de escolher entre os que sabem, são ainda mais estranhos: ficam com os que sabem… mais!!! A nota de corte no ITA, no vestibular passado, numa escala de zero a 10, foi de 7,05! É muita injustiça çoçial, né, governanta?
Pô, o ITA e o IME ficam formando engenheiros competentes em vez de produzir igualdade? Isso precisa acabar! Eles deveriam é formar prosélitos da justiça social, ainda que os aviões despencassem, as pontes caíssem, o país afundasse.
O ITA e o IME não podem continuar a ser esses redutos de competência “de direita”, dona Dilma! É preciso levar pra lá a metafísica da incompetência de esquerda, mas com um graaande coração! Afinal, quem a matemática pensa que é para desafiar as boas intenções, governanta?"

Por isto, hoje, 11 de agosto, dia do aniversário do Instituto Militar de Engenharia, presto aqui minha homenagem e agradeço por tudo oq mudou na minha vida. Obrigado e parabéns, IME.

E pra vc, que se acha muito distante do IME e do ITA, lembre-se que a prova é igual para todos. É difícil, mas todos podem.
Beijomeliga!

sábado, 4 de agosto de 2012

O primeiro grande teste

Meus queridos,

hoje é a véspera do primeiro grande teste do ano de concurso: a prova da AFA. Para muitos, já é o principal objetivo. Para outros muitos, é uma etapa importante, pois o principal objetivo ainda está por vir. Minha recomendação geral é: façam tudo com calma. Tenham paciência pois a prova é longa e dura.

Vou roubar um pouco da atenção do querido leitor para falar do meu orgulho de ter os alunos que tive em 2012 no SEI. Foram alunos trabalhadores, dedicados, esforçados e focados. E o resultado deles será apenas fruto destes atributos, aplicados à realização do sonho. Não tenho nada para questionar sobre isso. Tenho apenas a certeza de ter participado da formação de uma grande turma.

Meu grande amigo Luciano citou hoje a emoção que um engenheiro deve sentir, ao imaginar um carro, participar do projeto e depois ver o carro andando por aí, pelas ruas das cidades. Deve ser realmente fantástico ver um sonho seu transformado em um produto. Com as pessoas comprando e usando. Pois é possível dizer que nós, do SEI, participamos de uma linha de produção de vencedores. Não falo de vencedores nos concursos apenas. Falo de vencedores na vida. Pessoas que aprenderam que o trabalho faz diferença, que aprenderam que o seu esforço é capaz de mudar a vida. E a sensação do engenheiro ao ver os carros pelas ruas é a nossa sensação agora. Percebermos que nosso 'produto' está pronto. Nossos alunos estão prontos para encarar de frente os obstáculos do concurso e da vida.

Meus queridos alunos, obrigado pelo trabalho de vocês. O sucesso de amanhã foi produzido ao longo do ano. Para encerrar, deixo uma lembrança do momento mais importante da minha vida até hoje: a minha formatura no IME. Depois de um ano de curso, mais 5 anos de IME, vividos com muita intensidade, muitas privações, noites mal dormidas e sofrimento de todos os tipos, veio a formatura. E no convite, uma passagem que marcou minha vida, que compartilho com vocês: "Aos meus amigos e familiares, que tantas vezes deixei de ver e ter contato pela necessidade de estudar, venho agora oferecer meu sorriso e dizer: estou me formando. Obrigado pela compreensão em todos os momentos." Pois bem, certamente esta passagem serve para muitos de vocês. Muitos que deixaram amigos e familiares 'de lado', para estudar e investir no seu sonho. Agora é a hora de converter isso em resultado. Chegou a hora da prova. E depois, quando você for aprovado, ofereça o sorriso a todos os que compreenderam e viveram este sonho com você. E aos que não o fizeram também.

Mais uma vez, muito obrigado pelo trabalho de vocês. Estou muito orgulhoso.

Fiquem com Deus!

A aprovação é logo ali.
Beijomeliga.