segunda-feira, 9 de abril de 2012

Onde fica o gol?

Meus queridos,

neste feriadão de Páscoa, nossas atenções deveriam estar voltadas para o real motivo do feriado, a ressurreição de Cristo. A cada dia, nossas tradições vão perdendo valor, as coisas vão ficando mais comuns e os feriados vão se tornando todos iguais. Mas isso será o tema de outra conversa nossa. Hoje eu quero falar sobre um texto que achei durante a minha arrumação de casa. Comecei a arrumar a casa neste domingo, às 20:30... hehehe. Muitos papéis sobre a mesa, contas a pagar, contas pagas, convites de casamento que já aconteceram, etc.. Resolvi limpar tudo. E acabei achando um recorte de jornal, de 2010, que guardei por achar a coluna interessante. Pois bem, vamos a ela:

O Globo - 4 de julho de 2010
Martha Medeiros

"Em função da mobilização com a Copa do Mundo, andei me lembrando de uma conversa com um amigo, anos atrás. Ele liderava uma equipe numa agência de publicidade e trabalhava em ritmo alucinado. No decorrer do papo, ele desabafou dizendo que era difícil conviver com colegas que não sabiam para que lado ir, o que fazer, como agir, e que, por causa dessas incertezas, perdiam tempo e faziam os outros perderem tb. E exemplificou:
- Sabe por que eu sempre gostei do Pelé? Porque o Pelé pegava a bola em qualquer lugar do campo e ia com ela reto para o gol. Ele sabia exatamente para onde tinha que chutar.
- Isso porque você nem é muito fã do esporte - comentei.
- Pois é, não jogo futebol, mas tenho alma de artilheiro: entro em campo e já saio perguntando para onde é o gol. É pra lá? Então é pra lá que eu vou, sem desperdiçar meu tempo, sem ficar enfeitando.

Taí oq a gente precisa perguntar todo dia quando acorda: onde é o gol?

Muitas pessoas vivem suas vidas como se dopadas, chutando para todas as direções, sem nenhuma estratégia, contando apenas com a sorte. Elas acreditam que, uma hora dessas, de repente, quem sabe, a bola entrará. E até que isso aconteça, esbanjam energia à toa.

Goal, em inglês, significa objetivo. Você deve ter um. Conquistar um cliente, ser o padeiro mais conceituado do bairro, melhorar a aparência, sair de uma depressão, ganhar mais dinheiro, se aproximar de seus pais. Pode até ser algo mais simples: comprar entradas para um show, visitar um amigo doente, trocar o óleo do carro, levar flores para sua mulher. Ou você faz sua parte para colocar a bola na rede ou seguirá chutando para as laterais, catimbando, sem atingir qualquer resultado.

Quase invejo alguém que tem tempo a perder: sinal que é alguém irritantemente jovem, que ainda não se deu conta da ligeireza da vida. Já os veteranos não podem se dar ao luxo de acordar tarde, e, no caso, "acordar tarde" não significa dormir até meio-dia: significa dormir no ponto, comer mosca. Não dá. Depois de uma certa idade, é preciso ser mais proativo e atento.

(...)

Esta é a diferença entre aqueles que realizam as coisas e os que ficam só empatando."

Que estas palavras ajudem vocês de alguma forma.

A aprovação é logo ali.

Beijomeliga.

3 comentários:

  1. Olá, meu nome é Caroline tenho 17 anos moro na Bahia, estudo no Colegio da Policia Militar.
    Meu sonho é fazer parte da tão honrada Força Aerea Brasileira.Estou no 2º ano do ensino medio,e venho estudando desde o ano passado.Como eu tinha algumas deficiências em Matemática resolvi começar a estudar desde o 6º ano,hoje estou terminando ainda o 7º ano,e venho me dando muito bem.
    Eu gostaria que você me desse mais informações sobre a AFA,como qual o nivel das provas,como é o relacionamento entre os cadetes dentro da academia e fora de lá,como é a vida civil do aviador,se você souber também como é a escala de serviços,eles tem tempo para fazer outras coisas como por exemplo se eu quiser fazer um curso de uma lingua estrangeira terei tempo,qual o real salario do aviador,quanto a isso eu tenho uma base que é de 4.600 para o segundo tenente e 5.058 para o primeiro tenente.
    Esta ai meu email: lolly_santos@hotmail.com
    Desde de já muito obrigada por todas as informações.
    Futura discente da AFA.

    ResponderExcluir
  2. UM APELO AOS PROFESSORES PUXA SACO:

    AO CAMINHAR POR ESTES CURSOS PRÉ-MILITARES,PRINCIPALMENTE NAS TURMAS IME-ITA

    É MUITO COMUM ENCONTRARMOS PROFESSORES PUXA SACO,ESSES PROFESSORES SÃO AQUELES QUE SEMPRE AUXILIAM MAIS ,SE PREUCUPAM ,MAIS, E SE LIGAM MAIS NOS MELHORES ALUNOS AQUELES QUE JÁ GANHARAM OLIMPIADAS,AQUELES QUE SÃO SEMPRE OS MELHORES NOS SIMULADOS..............E ISSO ESTÁ MUITO ERRADO PORQUE MUITA GENTE TBM PRECISA DE AUXILIO,MOTIVAÇÃO E ETC.....,ENTÃO QUERO DEIXAR ESSA MENSAGEM A TODOS:TODOS ALUNOS ,TODOS PROFESSORES.PARA QUE REFLITAM NISSO E VEJAM O QUANTO É INJUSTO.

    ResponderExcluir
  3. Postagens novas? Onde estão? Esse blog é muito bom pra ficar parado assim.

    ResponderExcluir