terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A tranquilidade nos momentos mais difíceis

Meus queridos,

hoje eu quero falar de um assunto muito especial na minha vida: a tranquilidade que precisamos ter nos momentos mais difíceis, aqueles momentos críticos mesmo. Vários alunos vêm me procurar por estarem preocupados se vão ou não ser aprovados, qual vai ser a reação da família caso eles 'fracassem', oq vão fazer da vida, etc..

Quem me conhece sabe que não sou exatamente um exemplo de tranquilidade... pelo contrário, sou bastante agitado. Porém, uma coisa que aprendi com o tempo é confiar em Deus e nos planos d'Ele. Vou falar mais um pouco a seguir sobre isso...



Muitas vezes, nós estamos em situações em que não vemos saída. Pensamos, pensamos, e não conseguimos visualizar uma atitude a tomar, para conseguir sair daquela situação. Isto, por acaso, aconteceu comigo ontem. Coisas dessa acontecem a todo momento, com todos nós. Oq fazer agora? E se acontecer isso assim assim? E se der tudo errado? E por aí vai... No caso dos alunos, basicamente é o medo da reprovação nos concursos. Sendo mais abrangente, situações pessoais, risco de ficar desempregado, projetos pessoais que de repente parecem ficar inviáveis, etc.. Sempre que estou numa situação assim, procuro pedir a Deus que me ilumine e mostre que caminho devo tomar. Muitas vezes, faço isso em silêncio, de maneira simples, mas pedindo a orientação do que devo fazer. E tento só agir após essa orientação. Ontem à noite, procurei conforto na Bíblia. Quero compartilhar com vocês algumas palavras:

"Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." Mateus 6:34

Ou um pouco antes: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?" Mateus 6:24-26

Meus queridos, em outras palavras, oq eu li ontem foi como se Papai do céu me dissesse assim: "Meu filho, descansa... confie em mim... Eu vou resolver isso pra vc, do meu jeito"

A Bíblia diz que o tempo de Deus não é o nosso tempo. Muitas vezes, queremos que as coisas se resolvam do nosso jeito, com a solução que nós queremos dar, no momento em que nós desejamos. E a vontade de Deus? Confie! O melhor pra cada um de nós é oq Ele decidir. Nós não conseguimos enxergar a um palmo do nariz. Já ouviram a história de conectar pontos? Pra quem não conhece, vai o link aqui:
Vídeo

Conectar pontos depois que eles já foram marcados na sua vida é muito fácil. Vc olha pra trás e fala: "Nossa, isso foi possível pq lá atrás aconteceu isso e isso." O difícil é vc acreditar que vai dar tudo certo no momento em que as coisas ruins ou difíceis estão ocorrendo. Aí entra a confiança em Deus. Acredite que o melhor que pode acontecer vem d'Ele e virá no tempo d'Ele. Siga na sua luta diária. Um dia de cada vez. Por mais difíceis que as coisas possam parecer, concentre-se nisso. Um dia de cada vez. Tenha orgulho do seu dia. Faça com que o seu dia valha a pena.

No mundo dos concursos, a recomendação básica é: estude. Trabalhe. Faça a sua parte. Se vai dar certo ou não, só o tempo vai dizer. Empenhe-se como se tudo só dependesse do seu esforço. E assim será. Vá à luta. Repita isso a cada dia.

Um exemplo que costumo usar com os alunos em sala é o do jogo de futebol. O nervosismo inicial antes de um grande jogo passa depois que o suor começa a correr. Aí o jogador precisa se concentrar no jogo em si, e não na importância do jogo. Corre atrás da bola, dá carrinho, dá passes, etc.. Ele sabe se o time vai ganhar o jogo? Não. Só vai saber quando o juiz apitar o fim do jogo. Até lá, a missão dele é jogar da melhor maneira possível, com o máximo de empenho. E assim é a vida dos alunos no ano de concurso. Jogue o seu jogo, não se preocupe com a importância dele. Faça os movimentos do jogo. O resultado, vc saberá no final. Não sofra por antecipação.

Se eu posso deixar uma sugestão, aí está: confie em Deus e faça o seu trabalho. Todo o resto é secundário.

Vamos lá, a aprovação é logo ali.
Beijomeliga.

6 comentários:

  1. Belo texto, professor!

    A propósito, o senhor sabe informar quanto custa o curso SEI - Turma ITA? Envie um e-mail mas não obtive resposta... Espero que o senhor possa me informar.

    Grato,

    João Victor

    ResponderExcluir
  2. Temos que acreditar e lutar sempre! Um dia nosso dia chega!

    ResponderExcluir
  3. Fantástico Mestre, belas palavras!

    Deus sempre quer o melhor pra nossas vidas, nós que as vezes não temos sabedoria suficiente pra esperar as respostas e a provisão d'Ele a nosso favor.

    "Na minha angústia clamei ao Senhor; e o Senhor me respondeu, dando-me ampla liberdade. O Senhor está comigo, não temerei." (Salmos 118:5-6).

    É entregar a vida nas mãos d'Ele, confiar que ele é por nós, e trabalharmos; pois o melhor d'Ele pra todos nós, ainda está por vir...

    Parabéns pelo texto,

    Felipe Calixto.

    ResponderExcluir
  4. Betinho!
    Fiquei muito feliz em ter encontrado seu blog!
    Suas palavras neste post me ajudaram muito!
    Parabéns pelo seu trabalho com o curso e pelos sonhos que vc ajuda a tornar realidade com esses alunos!
    Bjs da prima Jú

    ResponderExcluir
  5. boa noite, sou uma grande admiradora de seu blog, e pretendo seguir na carreira de computação. Mas queria tirar uma duvida. Sei que você eh engenheiro de computação, e acho que poderia me tirar essa duvida. Sou muito atraida pela parte de software, e estudo sozinha sobre. Quando pergunto às pessoas qual a diferença entre ciencia da computação e engenharia de computação só dizem que um é pra hardware e outro pra software, e acho isso muito simplista. saberia como tirar a dúvida? Se fizer engenharia vou trabalhar com o que?

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Estava precisando dessas palavras!
    Que Deus te abençoe infinitamente!

    ResponderExcluir