quinta-feira, 26 de maio de 2011

Os meses críticos: maio e junho

Meus queridos,

nessas últimas semanas, tenho recebido muitos alunos "reclamando" do peso das turmas militares, dizendo que não estão aguentando mais continuar. Em geral, as reclamações são as mesmas: resultados ruins nos simulados, falta de concentração nas horas de estudo, cansaço extremo e um desânimo geral. Recebi alguns alunos das turmas que sou professor e também alunos que mandaram e-mails através do blog.

Falando especificamente da minha parte da matéria, existem reclamações do tipo: "nunca aprendi ondas direito, estou indo muito mal". Meus queridos, tudo oq vcs estão passando é previsto e recorrente, ou seja, acontece todo ano. Nenhuma destas sensações de desânimo ou cansaço é novidade ou exclusividade sua. Tenho observado há alguns anos que as turmas passam por um vale (falando de ondas... hehehe) na empolgação nessa época do ano. São os dois meses mais críticos, porque a velocidade com que as matérias são passadas aumenta, é essencial que vc tenha feito uma base bem feita no início do ano e o cansaço está acumulado. Uma combinação explosiva. Mas existem algumas boas notícias, nem tudo é tristeza. Vamos a elas:

1. Tudo continua dependendo de você - Nesta época do ano, mesmo que vc queira a AFA ou a EFOMM, que são os concursos mais próximos, vc ainda está no páreo. Estamos a 3 meses destas provas e a 5 meses da prova do IME. Dá tempo! Mas é necessário que você se entregue. Trabalhe! Trabalhe no seu limite. Volte nas matérias que passaram sem que vc entendesse e dê uma nova olhada. Mas não se descuide das matérias atuais. Nestas próximas semanas, vc vai precisar se doar de corpo e alma. Conjugar aqueles verbos que falei no início do ano: ACREDITAR e TRABALHAR. Como o verbo ACREDITAR vai estar mais fraco, vc precisa compensar isso conjugando mais ainda o TRABALHAR. Todos os alunos passam por essas sensações, os que são aprovados no fim do ano, e os que não são. A diferença entre o aluno aprovado e o reprovado não é sentir ou não o frio na barriga e o desânimo. A diferença está na reação a estes sentimentos. Não se entregue!

2. A tendência é melhorar, se vc fizer a sua parte direito - O vale de empolgação acontece pq estamos longe do início do ano e longe dos concursos. O aluno começa o ano empolgado, dizendo q vai estudar muito, q vai "meter a cara nos livros", etc. Essa empolgação inicial passou. Em compensação, conforme a data do concurso vai se aproximando, o aluno tende a aumentar sua carga de estudos, pela necessidade mesmo. Sentimento de urgência. Em maio e junho, estamos no meio do caminho entre essas duas etapas. Por isso é tão custoso passar por esses meses. Parece q o trem saiu dos trilhos. Mas acredite, é assim mesmo. Para o trem voltar aos trilhos, é só vc fazer a sua parte. Voltamos ao item anterior: TRABALHE! Com muito trabalho, o verbo ACREDITAR parece fazer mais sentido. Tenho um amigo-irmão que tem uma metáfora perfeita pra esta situação. Ele diz que, para atravessarmos uma ponte, só é necessário que cheguemos ao meio da ponte. Porque se chegarmos ao meio, a distância a ser percorrida para terminar é a mesma que percorreríamos para voltar ao início. Logo, não vale a pena voltar, é melhor ir até o final. Pois então, é assim. Não pare de caminhar! Continue, já faltou mais do que falta agora.

3. No final, vale a pena - Depois de tanta coisa, vc deve pensar: eu devo mesmo passar por isso. A minha resposta é: vale a pena. Faça a sua parte. Se não for possível ser aprovado, vc vai ter a certeza q fez tudo oq era possível. Td que estava a seu alcance. Não se entregue antes do apito final. Só quando acabar tudo, vc vai saber se deu certo ou não. Mas acredite, vale a pena. Mesmo em caso de reprovação, sua consciência estará tranquila. Nossa vida é feita de etapas. Nesta etapa, sua missão é lutar. Continue lutando.

Um ditado militar é: "Quando o corpo não aguenta, o moral sustenta."

Vamos lá, já falta menos do que faltava antes. A aprovação é logo ali.

Fiquem com Deus.
Beijomeliga!

6 comentários:

  1. Quando o corpo não aguenta, o moral sustenta! [2]

    aos que estão lendo e que estão fazendo ime-ita, que fique meu testemunho.
    passei por tuuuuuudo isso e no fim o resultado foi a aprovação. ACREDITEM e simplesmente continuem trabalhando! ;]

    ResponderExcluir
  2. Sinto-me mais animado depois de ter lido esse post.

    VLW mesmo!
    Boa sorte p/ todos!
    Aliás, que nós não precisemos contar com a sorte rsrs sr... Enfim, q tudo de certo p/ geral!!!

    ResponderExcluir
  3. Suas palavras são essenciais para todos os alunos IME ITA, muito obrigado por escrever, cada vez fico mais confiante que entrar no IME só depende do meu esforço e na confiança em Deus. Sou aluna IME ITA e realmente esses meses estão sendo os piores, temores de que tudo está perto são frequentes... Mas com garra e persistência chegarei lá igual ao senhor.
    Valeu!!!!!
    Rumo ao IME...

    ResponderExcluir
  4. Esses meses estão sendo os piores mesmo :S
    Mas é isso , TRABALHAR e TRABALHAR.
    Abraços e que todos conquistem os seus objetivos.

    ResponderExcluir
  5. ACREDITAR e TRABALHAR[2]
    Isso é tudo!

    ResponderExcluir
  6. Já passei pela IME/ITA e sem dúvidas foi a fase mais marcante da minha vida. Graças a vocês, professores e alunos.

    Não passei pelo IME ou ITA que eram meus objetivos, mas valeu a pena e faria tudo de novo. O maior e melhor resultado não é necessariamente o nome na lista de aprovados ou o ser citado no auditório do IME, mas o que se carrega para o resto da vida.

    Costumo dizer que aprendi a apanhar e chorar na IME/ITA, mas também a bater e sorrir.

    "O sucesso é uma jornada, não um destino. A ação é geralmente mais importante que o resultado. Nem todo mundo pode ser o Número 1." (Arthur Ashe)

    Que Deus abençoe nos abençoe!

    ResponderExcluir