domingo, 8 de maio de 2011

Dia das Mães

Meus queridos,

hoje resolvi fazer esta postagem especial de Dia das Mães, pq elas merecem. A maioria dos candidatos aos concursos militares tem muito a agradecer a suas mães, seja pelo esforço para pagar os cursinhos, seja pelo apoio que só as mães sabem dar ou até mesmo pela frase que tantas vezes nos socorre: "meu filho, haja oq houver, estou ao seu lado".



A Bíblia diz para honrarmos os pais e mães. Do alto dos meus vinte e poucos anos, já tenho um pouco mais de experiência que os meus leitores e alunos. Por isso, posso dizer a vocês: vale a pena ouvir oq sua mãe diz. No final, a mãe é a pessoa que mais quer nosso bem no mundo. Nada que ela fale é para o nosso mal.

Lembro quantas vezes reclamei que a minha mãe era muito rígida. Nossa, eu reclamei muito. Minha mãe sempre fez o estilo "sargentão". Praticamente, criou o filho sozinha. Meu pai nunca foi muito presente. Ela saía para trabalhar e deixava dever de casa pra eu fazer. Eu tinha os cadernos das matérias do colégio e tinha o caderno da minha mãe. O detalhe é que ela não era professora. Nem tinha completado o Ensino Fundamental. Mas o amor de mãe fazia com que ela tirasse conhecimento sei lá de onde para me deixar o dever de casa. Todos os dias. E quando chegava, cansada, verificava oq eu tinha feito. Corrigia e me orientava no que estava errado. Sempre com a neurose de que eu deveria aprender tudo que me fosse ensinado. Nas palavras dela: "Meu filho, estude. Se um pai deixar muito dinheiro para os filhos, por mais dinheiro que seja, este dinheiro pode acabar. A única coisa que ninguém vai poder tirar de você é o seu conhecimento."

Sobre a sua rigidez, não era só com a educação do colégio. Ela me ensinou a ser homem, na essência da palavra. Quando eu tinha uns 4 ou 5 anos, andando com ela pelo centro de Duque de Caxias, onde morávamos, peguei uma bala de uma loja. Criança, não tinha idéia do que estava fazendo. Quando minha mãe viu, ela me deu um esporro monstruoso. Era apenas uma bala, mas ela me ensinou que pegar qualquer coisa de qualquer pessoa é roubo. E ela não estava criando um ladrão.

Tanto rigor não vinha desacompanhado do amor que só uma mãe pode ter pelo seu filho. Sempre recebi muitas broncas, mas o amor incondicional sempre foi claro. Tinha a sensação que minha mãe faria tudo oq precisasse para a minha felicidade. Durante uma época de aperto de grana lá em casa, ela começou a costurar para uma confecção. Chegava do trabalho, cansada, e ainda ia para a máquina costurar. Dormia pouco, mas nunca me deixou estudar em colégio público. Chegou a fazer o bife para mim e comer a cebola passada junto, pra pegar o gostinho da carne. Pq não havia dinheiro para os dois comermos carne. É, gente... graças a Deus, hj em dia não precisamos mais passar por isso.

Quando fui fazer turma IME, comecei a estudar na Tijuca. Longe de casa, precisava almoçar na rua. Ela passou a me dar os tickets-refeição que deveriam servir para o almoço DELA, para que eu pudesse almoçar antes de ir para o curso. Ao passar pro IME, ela continuou com o carinho e o cuidado exagerados. Acordava todos os dias antes de mim, preparava o café e só me acordava com tudo pronto. Eu só precisava abrir os olhos e tomar café, já estava tudo pronto. Não me lembro de, nos 5 anos de IME, ela ter ficado na cama na hr em que eu saí de casa. Depois de tanto esforço, conseguimos nos formar. Ela praticamente se formou junto comigo. Só não estudou junto.

Mesmo depois de formado, ela sempre foi superprotetora. Aí um belo dia, resolvi que iria sair de casa e morar sozinho. Achei q ela ficaria muito mal, adiei algumas vezes a decisão, mas em certo momento, aconteceu. Fiquei bem preocupado, achando que isso seria muito ruim para ela. Até nesta hora, ela mostrou seu amor de mãe e me surpreendeu mais uma vez. Ao conversar sobre o assunto, ela me disse: "você está tão feliz, que por mais triste que seja pra mim a sua saída, eu estou feliz por ver a sua felicidade". Sensacional, indescritível e mágico.

Hoje, depois de alguns anos morando sozinho, de ter conseguido me formar, fazer o Mestrado, realizar o meu sonho de abrir o próprio curso, escrever o livro, estar com a vida estabilizada e totalmente feliz, posso dizer a vocês: nada disso seria possível sem a ajuda dela. Sem a dona Maria, nada disso teria acontecido.

Mãe, obrigado por tudo!

Que todas as mães sintam-se homenageadas com este post. E que todos os filhos valorizem as suas mães, ouçam-nas e confiem que amor maior não existe na Terra. Só o de Deus por nós.

Que todos nós tenhamos uma ótima semana e que as mães continuem nos amando assim.

A aprovação é logo ali. Até a sua mãe sabe.

Beijomeliga!

8 comentários:

  1. (Emocionante)
    Chorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente emocionante, já tive mais de 50 aulas com você e já li muitooosss pots, este é o primeiro que lembro, em que vc fala de sua caminhada IMe/ITA assim. "Quando está doendo" é isto que a gente precisa ler, e ouvir.

    ResponderExcluir
  3. Olá boa tarde!
    Meu namorado é soldado militar aqui eu Juiz de Fora, e ele que seguir a carreira militar, ele que fazer IME, porém estamos programando para casarmos o ano que vem 2012 e não conseguimos informações concretas sobre poder ser casado ou não, qual o valor da ajuda de custo R$.
    Bom,gostei do seu blog, pois tem muita informação e encorajamento a pessoa que quer parar no IME ou no ITA.
    meu email é priscila.seehaber@gmail.com e do meu namorado é frankies.sky3@gmail.com. Se pudemos nos responder ficariamos agradecidos.
    Obrigada!!
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Estou aguardando outro post.
    Brincadeirinha. Rs rsrsrs rs ...

    ResponderExcluir
  5. Boa idéia do anônimo aí de cima. Humberto, que tal um novo post? Tô na espera.

    (100 pressão)

    Também tô de briks!
    É q me amarro no q tu escreve.
    Deus abençõe.

    ResponderExcluir