sábado, 9 de abril de 2011

A semana do luto

Meus queridos,

esta semana foi marcada pelo lamentável massacre ocorrido na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo - Rio de Janeiro. Uma história que mais se parece com aqueles filmes de Hollywood, mas que de fantasia não tem nada, é a realidade mesmo. Infelizmente.

Para quem não está informado, segue um link para informações: Massacre em Realengo

Seja por um bom motivo ou não, nossa vida deve seguir. Precisamos saber ir em frente.

Para esta semana, recomendo que vocês prestem atenção à simplicidade. Muitas vezes, os alunos aprendem novas ferramentas, ficam empolgados e tentar "complicar" tudo, para usar as ferramentas que aprenderam. Quanto mais alto o nível a que se chega, mais simples devem ficar as coisas. Precisamos ter em mente que sempre devemos tentar simplificar. Desde que seja possível, claro. Fico sempre ressabiado quando vejo que alguns professores gostam de fazer justamente o oposto, ou seja, gostam de mostrar complicações. O ideal é mostrar as facilidades. Aos professores que fazem isto, meus sinceros parabéns. Tive alguns mestres na minha vida, ao longo da minha carreira, que tinham o dom de simplificar as coisas.

Simplificar não significa ignorar as dificuldades. Significa não criar mais dificuldades que aquelas que já existem. A seguir, um vídeo que mostra bem a diferença entre a simplificação e a complicação:
Simplicidade


Desejo a todos vocês um final de semana excelente e nos falamos mais na semana que vem.

A aprovação é logo ali.
Beijomeliga!

Um comentário:

  1. [Triste]
    Que DEUS acolha as almas das crianças vítimas desse terrível massacre e conforte os corações de seus parentes.

    Amei o vídeo Engenharia da Simplicidade!

    ResponderExcluir