terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A recompensa por tanto trabalho

Meus queridos,

já citei em diversos posts anteriores a necessidade de procurarmos fazer aquilo que gostamos. Quem faz oq gosta acaba fazendo bem esta atividade e, CONSEQUENTEMENTE, é bem remunerado (ou recompensado). A recompensa não deve ser o alvo principal. Este alvo deve, a meu ver, ser a satisfação pessoal e a realização - o que varia de pessoa para pessoa. Pois bem, existem algumas citações de pessoas famosas sobre isso, como por exemplo a do nosso saudoso ídolo Ayrton Senna (veja).

Para um pintor, a maior recompensa é ver seu quadro pronto. Para um piloto, vencer uma corrida ou um campeonato. Para um professor, ver seu aluno pronto. E especialmente para os professores de cursos que realmente gostam do que fazem, a maior recompensa é ver seus alunos serem aprovados. Uma pessoa que não seja deste meio não consegue imaginar como nós nos apegamos aos alunos, como torcemos pelo seu sucesso e como vibramos com suas vitórias. Nem mesmo estes alunos imaginam isto. Eles normalmente acham que são apenas "mais um" na nossa longa lista de alunos aprovados. Mas podem ter certeza que cada um tem um lugar especial no coração.

Ontem eu tive uma enorme alegria ao ver meus queridos ex-alunos fazerem uma visita ao SEI.
Como não vibrar vendo um ex-aluno no 4º ano do ITA, voltando de uma viagem aos EUA -onde foi fazer um curso- e que se dispõe a ir falar aos agora candidatos aos concursos mais duros do país? Um aluno que já havia manifestado seu desejo de ir ao SEI passar suas experiências aos candidatos, dizer como se sentia ao longo do ano, como é o ITA, etc.. Como não vibrar com isso?
Como não vibrar vendo um ex-aluno exemplo de perseverança, que tentou mais de 4 anos seguidos os concursos do IME e do ITA, e agora é um aluno aprovado, já no 2º ano? É emocionante ver um ex-aluno assim, que venceu pela força de vontade mesmo.
E oq dizer de uma visita meio inesperada, meio de supetão, de uma tropa de alunos do 1º ano do IME? Impossível não lembrar de todos no início de 2010, ainda em formação, quando olhavam para o quadro e viam as coisas ainda tão distantes e o concurso ainda tão inalcançável. E perceber que eles trilharam o seu caminho de sucesso, cada um do seu jeito. Mas todos com a satisfação de olhar para trás e poder dizer: "Eu consegui." Impossível não lembrar das lágrimas e gritos no auditório do IME, ao ouvir seu nome. Impossível não imaginá-los no futuro, engenheiros e engenheiras de sucesso.

Alguns amigos dizem que eu sou maluco, por trabalhar muito acima da média (de tempo). Depois de uma avalanche dessas emoções, como eu senti ontem, preciso dizer a todos estes meus amigos:
- Malucos são vocês, que trabalham menos que eu, mas não têm a chance de receber uma recompensa deste tamanho.

Dizem que a importância das coisas não está na duração delas, mas na intensidade com que as vivemos. Por isso eu digo que trabalharia ainda mais, se precisasse, para ter a chance de ter momentos como estes de ontem novamente. A alegria e a satisfação do dever cumprido pagam de longe todo o estresse do trabalho cotidiano. Se precisasse fazer tudo de novo, para ver esses ex-alunos sendo aprovados novamente, eu o faria. E tenho certeza que aqueles que realmente amam oq fazem entendem oq eu estou falando.

Aos meus queridos ex-alunos que fizeram a visita ontem, meu muito obrigado.

Que este post sirva de motivação a todos os candidatos, que ainda têm um longo caminho pela frente, até o final do ano. Mirem no alvo da aprovação. Só depende de vocês.

A aprovação é logo ali.

Beijomeliga.

4 comentários:

  1. "E oq dizer de uma visita meio inesperada, meio de supetão, de uma tropa de alunos do 1º ano do IME? Impossível não lembrar de todos no início de 2010, ainda em formação, quando olhavam para o quadro e viam as coisas ainda tão distantes e o concurso ainda tão inalcançável. E perceber que eles trilharam o seu caminho de sucesso, cada um do seu jeito. Mas todos com a satisfação de olhar para trás e poder dizer: "Eu consegui." [b]Impossível não lembrar das lágrimas e gritos no auditório do IME, ao ouvir seu nome.[/b] Impossível não imaginá-los no futuro, engenheiros e engenheiras de sucesso. "

    Invasoores o/ rs.
    fiquei feliz com o post !
    meu choro foi tão absurdo assim? rsrs.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. que nossos depoimentos sirvam de motivação.
    se eles quiserem alguém pra conversar, tamos aí !

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, meu nome é filipe e tenho uma duvida me perseguindo, e quero saber se vc pode me ajudar a resolve-la. Tenho 18 anos fui aprovado em engenharia mecânica e gostaria de saber se pelo fato de eu possuir deficiência auditiva (perda bilateral, não escuto do lado esquerdo do meu ouvido), serei impedido de cursar o mesmo ? e gostaria de saber se posso creditar materias anteriores como calculo I,II,III e IV , e etc..( já fiz anteriormente engenharia eletrica). Muito obrigado pela atenção e espero que posso me ajudar a sanar minhas duvidas. Deixo um Email para contato: filipee_renam@hotmail.com

    ResponderExcluir