segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O começo da maratona

Meus queridos,

na maioria dos cursos preparatórios para o IME e o ITA, o ano letivo começa nesta semana. Costumo dizer para os meus alunos que o ano de preparação para estes concursos pode ser comparado a uma maratona. Uma corrida de longa distância, em que não adianta o aluno gastar suas energias todas no início do ano, virando noites, etc., mas também não pode negligenciar e estudar muito pouco. Quem não faz a base direitinho no início do ano vai pagar a conta mais pro final. Então o segredo é se esforçar com uma carga que vc consiga reproduzir nas semanas seguintes. Um dos erros comuns nesta época do ano é o aluno começar cheio de disposição, querendo comer os livros, e aos poucos ir deixando o ânimo cair. Não gaste todas as suas energias de uma só vez.

Outro erro comum dos alunos é, ao se depararem com dificuldades maiores, correrem para a desculpa: "isso é coisa pra maluco!" Meu querido leitor, o sucesso é feito de conquistas diárias. A cada dia vc vai precisar se doar um pouco. Não é nenhum demérito vc não saber fazer uma questão difícil no início do ano. Vc vai se preparar para conseguir aprender a resolvê-la. Não caia nessa desculpa esfarrapada de 'isso não é pra mim'. Saia dessa e dedique-se a estudar de verdade. Vc vai aprender.

Lembre-se: a mais longa das corridas começa sempre com o primeiro passo.

A aprovação é logo ali.
Beijomeliga!

7 comentários:

  1. Oie, eu acompanho o seu blog desde o ano passado, e sempre venho aqui reler as coisas, ele me da muitas forças, o meu curso ja começou, sendo que eu estou fazendo curso de ingles em Nova York e vou perder umas 3 semanas de curso, voce acha que eu consigo pegar a materia, ou vai ser mt complicado?

    ResponderExcluir
  2. mestre, esse post foi bem válido pra mim também!
    como sempre, rs.

    até sexta! :)

    ResponderExcluir
  3. Samuca
    SEMPRE otimas palavras. Obrigado por continuar postando com as suas sabias palavras!

    ResponderExcluir
  4. show o post... o blog aqui é parada obrigatória durante o ano.. abraço!

    ResponderExcluir
  5. nosss brigada mesmo
    hoje tava mo chateada pensando cara eu nunca vo passa no ITA é muito dificil,só gênio passa.....e além disso ninguem ta botando muita fé em mim...como sempre.
    mas depois de ler oq vc escreveu confortou um pouco meu coração...vou tentar pelo menos e vou dar o meu maximo...se não for capaz ai é outra questão...mas não vou desistir antes de tentar...ano que vem quem sabe estarei no ITA....
    beijoo

    ResponderExcluir
  6. Pode ter certeza que não é necessário ser gênio para ser aprovado. A aprovação é construída dia a dia, tijolo por tijolo, ao longo da preparação. Mantenha o foco!

    ResponderExcluir
  7. Blog incrível!
    Parabéns!!!
    Lí com muita atenção e estou cada vez mais com fé de que meu sonho de fazer parte do ITA vai se concretizar!
    Eu também creio muito em Deus, e sei que ele vai me ajudar!
    Eu sei, que eu tenho que fazer por onde, e vou me esforçar!
    Atualmente sou aluno do 2ºano do ensino médio, e muito provavelmente, vou prestar a prova ano que vem!
    Sucesso para todos ai pessoal!
    valeu!!!!!!

    Leonardo Mirabelo, Praia Grande - SP

    ResponderExcluir