domingo, 21 de novembro de 2010

Reencontro, desculpas e continuação

Meus queridos,

o título do post resume bem os pontos que vamos abordar nesta conversa. Até quebrei o hábito de postar somente às quintas-feiras para não ter que esperar mais alguns dias antes de reencontrar vocês. Na verdade, este reencontro depois de quase um mês de ausência tem q ser iniciado pelo pedido de desculpas, já que um mês sem entrar em contato com algumas das pessoas mais importantes da minha vida é realmente grave.

Neste momento, provavelmente alguns de vocês estão pensando: "que caô, só pra agradar, está dizendo q somos muito importantes pra ele". Podem acreditar, vocês são realmente importantes. Quando nós trabalhamos juntos, remando todos pro mesmo lado, com o mesmo objetivo, é normal que nos tornemos próximos, e os problemas de um passam a ser problemas de todos. É isso q acontece quando um aluno chega pra um de nós, professores, e traz um problema, diz q está com um problema em casa, ou algo do tipo. Nós realmente tentamos ajudar, e muitas vezes este problema passa a ser nosso tb. Claro q existem professores q não pensam assim, q acham um saco ter q atender o aluno, e tal. Mas estou falando dos professores q amam oq fazem. Q entendem q ser professor é muito mais do q entrar em sala e explicar a matéria ou fazer exercícios. Nossa tarefa é muito além disso. Quando amamos nossa profissão, tudo é diferente. Graças a Deus por isso! Faz umas semanas, eu conversando sobre trabalho com um amigo de infância. Esse meu amigo é muito próximo, foi criado comigo. Com o tempo, a vida corrida, os trabalhos dos dois, acabamos nos distanciando um pouco. Mas ainda o considero meu irmão. Pois então, mesmo conversando com um irmão, tive q explicar pra ele q dou aula por prazer. Estávamos falando sobre carga de trabalho, e ele dizia q sai do trabalho e quer desligar, curtir a esposa, e tal. Está certo! Mas eu não consigo sair da sala de aula e desligar da turma. Não consigo dar aula sem entusiasmo, só pra cumprir tabela e ganhar meu dinheiro. Mais que isso, não consigo nem contar as horas dando aula como horas de trabalho. Eu me divirto tanto fazendo isso q pra mim é prazer. Não conto como trabalho. Só posso agradecer a Deus por ter encontrado uma profissão q me desse tanto prazer.

Aproveitando q estava falando do quase-irmão, lembrei do convite da minha formatura no IME. Nele, estava escrito alguma coisa mais ou menos assim: "Aos nossos amigos, pedimos desculpas pelos momentos de ausência e oferecemos agora nosso sorriso e o convite para a celebração de nossa conquista." Quando li essa parte do convite, escorreu uma lágrima dos meus olhos e pensei em quantas vezes precisei recusar convites dos amigos para churrascos, nights, festas e etc.. Precisei recusar pq havia coisas importantes do IME para fazer. Infelizmente, este é um preço q precisamos pagar para nos formar. Agora, depois de quase um mês sem escrever a vcs, que considero amigos, preciso fazer o mesmo pedido de desculpas: "Peço desculpas pelos momentos de ausência e ofereço agora meu sorriso." Esse mês sem escrever foi de muita correria, muito trabalho, muitas noites viradas e muito suor, para q, junto com os professores Marco Aurélio e Soncim, q também vêem a profissão de professor como eu vejo, pudéssemos realizar nosso sonho. Agora podemos dizer q temos uma estrutura onde ajudamos pessoas a realizarem seus sonhos. Sem medo de parecer piegas, acreditamos q o trabalho é a melhor saída para a realização dos sonhos. Depois de trabalharmos muito e muito, podemos dizer q estamos trilhando um novo caminho em nossas vidas. Subimos mais um degrau na escada da vida. Para quem não conhece ainda, basta acessar este link.

Recebemos críticas de uns poucos, apoio de muitos, mas é a vida. Nem todos entendem as decisões q precisamos tomar ao longo de nossa passagem pela vida. Só posso agradecer a todos q tentaram entender e entraram em contato, transmitindo sua solidariedade. Mais uma vez, preciso agradecer ao meu mestre guru MX, q continua supremo em sua sabedoria. Mesmo nesse momento delicado, ele demonstrou seu carinho e sua superioridade em relação a todos os outros donos de curso do Rio. Não tem nem comparação. Por isso o colégio dele só cresce. Nada acontece por acaso.

Enfim, depois desse post gigantesco, vou finalizar dizendo a vocês q continuamos juntos na luta pelo ITA. A partir desta quinta-feira, já volto a postar semanalmente alguma coisa q julgar interessante. Se alguém tiver sugestão de assunto, é só falar.

Forte abraço a todos!
Beijomeliga.

3 comentários:

  1. "Peço desculpas pelos momentos de ausência e ofereço agora meu sorriso." - Mestre, foi esse sorriso durante o ano que deu força a muitos alunos nos momentos que eles tiveram vontade de desistir (como eu, rs).

    Tamos aê pra tudo! :D

    ResponderExcluir
  2. Boa profº, ideias para o proximo post? só sobre as coisas ruins. Reprovação, e aquela dúvida, passei na EFOMM e acho que não passei no IME (meu objetivo), sempre tive vontade de estar no dois (ano passado só passei na teórica AFA [eca]). Você podia fazer um post esclarecendo se vale a pena tentar de novo ou se vai para um boa que você passou ou tenta de novo.( meu 2º ano de curso, meio frustante não passar).

    ResponderExcluir
  3. Samuca
    Ahhhhh que saudade dos post! ^^
    Quem é vivo sempre aparece!!!

    Sugestões? Queria saber em qual matéria devo dar mais ênfase nessa hora. Sei que tenho muita dificuldade em fisica (não fica bolado comigo, eu sei q é o q vc ensina mas po tenho =/) mas quase todos os profs falam que é mto importante estudar mto portugues,literatura e quimica pq é o calo d todo mundo bláblábláblá.
    O que faço?

    É bom tê-lo de volta por aqui! ;)

    ResponderExcluir