quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O ano começa

Meus amigos,


nesta semana pós-carnaval, todos os alunos se pegam pensando “agora o ano começa”. E é por isso q vou bater um papo com vcs sobre a dedicação ao longo do ano.


Realmente, o ano fica mais intenso após o carnaval. Não q ele comece agora, deveria ter começado antes, mas se vc não estudou muito até agora, ainda dá tempo de compensar. Para isso, tanto os q estão nesta situação como os q já começaram a estudar vão precisar de dedicação. E muita dedicação. Conheço poucos exemplos tão claros de dedicação e persistência como o Bernardinho, treinador da seleção brasileira de vôlei masculino.


Durante o ano, vou citar vários casos e/ou ensinamentos envolvendo o Bernardinho e a seleção de vôlei masculino. Por isso, vamos conhecer melhor a história dessa equipe. Costumo dizer que esta seleção brasileira de vôlei vai ser lembrada por algumas décadas como uma lenda, um time quase imbatível. Entre 2001 e 2008, a seleção disputou 27 torneios, conquistou 21 deles, ficou em segundo lugar em 5 torneios e em terceiro lugar em um deles. Entre esses torneios, estamos falando de Jogos Olímpicos (ouro em 2004 e prata em 2008), Liga Mundial (6 títulos no período) e Campeonato Mundial (ouro em 2002 e 2006).


O aspecto que quero abordar hoje é a dedicação que o aluno IME/ITA deve ter ao longo do ano. Ao estudarmos os fatores que envolvem o sucesso da seleção de vôlei, podemos ver q a nossa seleção não é composta pelos jogadores mais altos. Nem pelos mais fortes. Quem já viu um jogo de vôlei masculino com seleções européias (principalmente do leste europeu) deve ter tido a sensação q nossos jogadores são bem mais fracos e baixos. Porém, daí tiramos uma lição: nem sempre os que parecem mais fortes vencem. Para vencer, é necessário uma soma, dada pelo Bernardinho por:


TRABALHO + TALENTO = SUCESSO


Talento sem trabalho é desperdício. Quando eu era aluno, sempre me achava bom pq aprendia as coisas sem estudar. Hoje em dia, eu vejo o quanto eu era idiota. Poderia ter tido resultados muito mais importantes se me dedicasse. Como não gosto de lamentações, tento consertar meu jeito pra não cair no mesmo erro da adolescência. Se vc é um aluno q gosta de pegar as coisas no ar, sem estudar, pense em quanto vc poderia ser melhor se houvesse maior dedicação. Se vc é um aluno q não se considera dos melhores, lembre q existe uma soma (trabalho + talento). Se vc acha q não tem tanto talento, compense no trabalho. Vc pode atingir o objetivo com um pouquinho de talento e muito de trabalho. Lembre disso.


Independentemente da sua situação neste início de ano, pense q existe uma longa caminhada pela frente. Nesta longa caminhada, vão ser necessários alguns atributos. Sem dúvida, o mais importante é a dedicação. Mantenha sua cabeça trabalhando a seu favor, acreditando no sucesso no fim da jornada, mas nunca deixe de trabalhar. Todos nós buscamos sucesso e vitória. Segundo Bernardinho, existe uma diferença entre essas duas palavras. A vitória pode vir sem sucesso. Mas o sucesso é mais valioso, pq ele é a vitória com a sensação de merecimento, o sentimento de q vc lutou pra conseguir aquela conquista. Vencer é bom. Ter sucesso é melhor ainda. Na mesma linha, existe diferença entre derrota e fracasso. A derrota pode acontecer, mesmo q vc tenha se preparado bem. O fracasso, no entanto, é bem pior. Fracasso é perder e ter o sentimento de q não se esforçou o suficiente. Eu imagino q quando um aluno se sente fracassado, esse sentimento deve ficar martelando na cabeça por muito tempo. Ele deve ficar olhando o tempo perdido e pensando: “po, se eu tivesse dado o gás...”.

No livro do Bernardinho (Transformando suor em ouro), ele deixa clara uma coisa q serve para a maioria dos alunos que querem ser aprovados IME/ITA: é melhor lapidar até a exaustão o talento médio (e determinado) do que tentar polir um diamante precioso que não deseja polimento. E ele cita uma frase de Thomas Edison: gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração.

Então, meus amigos, não deixem pra depois. Dêem o gás agora! O ano está começando, todos estão no páreo ainda. Nada de lamentações nem desculpas. Vamos em frente. Daqui a uns 10 meses e meio, todo sofrimento de um ano de trabalho pesado vai ser compensado com o sentimento de sucesso. Vitória com merecimento. Usem a máxima dos alcoólicos anônimos: “Evite o primeiro gole”. No nosso caso, evite o primeiro dia de cagação. Não cague, estude. Isso dá até um adesivo, né? Vou fazer e colocar no meu carro... hahahahaha

NÃO CAGUE, ESTUDE!

Aproveitando outro exemplo, todos q me conhecem sabem q sou vascaíno. Mas o esporte nos dá exemplos sempre, todo dia. Seguem duas imagens, capas de jornais de grande circulação aqui no Rio. Tirem suas próprias conclusões.

Capa do jornal O DIA de terça-feira (antes do jogo):


Capa do jornal EXTRA de quinta-feira (depois do jogo):

Pra terminar, não me lembro de ter visto alguém desejar vitória a outra pessoa. Sempre desejamos sucesso. Lembrem, sucesso é melhor q vitória.

Sucesso a todos!!!!!
Beijomeliga.

12 comentários:

  1. Melhor motivaçao pra começar o ano acho q nao tem ^^
    Muito bom o post, mestre.

    VAMO TRABALHAR, GALERA!

    Esse ano é o ano do sucesso!

    ResponderExcluir
  2. ahuauhahaauhuauhahuahuahuhuaua
    parabens pelo post!
    ( adriel, IME POHHAAAAAAAAAA )

    ResponderExcluir
  3. Ilustraçao totalmente excelente
    ahauhuahuaHUAhua

    ResponderExcluir
  4. Professor, antes de tudo obrigada pelo blog! com certeza já é de mta ajuda e vai continuar sendo durante o ano.. afinal qm ja passou por uma turma ime ita sabe q, alem de estudar muito, manter o psicologico em bom estado é fundamental né!
    Sobre o post, vou tentar ignorar a pontada de zoacao no exemplo e pegar só a essencia do q ele qr dizer! rs
    mais uma vez obrigada pelas palavras e boa sorte (e bom trabalho) p todos nós :)

    ResponderExcluir
  5. forçou no exemplo, hein? mas tá valendo, hahaha... beijos!

    ResponderExcluir
  6. Pq Ime e Ita? Só pq os cursinhos fazem propaganda positiva pra ganharem nome em cima dos aprovados? Quem disse que engenharia é A PROFISSÃO? E quanto as outras escolas?

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez de novo novamente (auhauahauha) mto obrigada pelas excelentes palavras de incentivo Mestre!Tenha certeza que nos ajuda ao extremo!Abraços Beijomeliga auahuahauah

    ResponderExcluir
  8. meu ano so comeca segunda msm!
    hahahaha
    mas eh trabalho pesado ate dezembro!
    ITA porra! (eu sei q preferia q fosse "IME!" XD)
    Sempre bom mais um apoio. Mais uma vez, obrigado pelo blog!

    Abracao!
    GEvangelista

    ResponderExcluir
  9. Samuca do orkut
    "Não q ele comece agora, deveria ter começado antes..."
    Ficou meio vago para mim isso. Eu fiz ano passado e quando acabou o ita parei de estudar. Vi o resultado e notei q faria de novo o curso, mas ainda assim preferi descansar nas férias. Fiz errado com isso? Eu sei que não adianta de nada agora, o importante é o que vem pela frente, mas quem estudou nas férias, e provavelmente não estudou pouco, está na minha frente?

    ResponderExcluir
  10. Poww o blog tá ótimo, realmente nos motiva ... mas exagerou no exemplo do mengão , haha ! :/

    ResponderExcluir