quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Indicações de livros

Meus amigos,

neste início de ano, vários alunos me pedem indicações de livros para usarem ao longo da turma IME/ITA. Minha opinião é bem simples nesse ponto: se vc fizer um curso bom, um curso q tenha uma estrutura boa, e tal, vc praticamente não precisa de livros para acompanhar por fora. O material do curso tem q ser bom e em quantidade suficiente para ocupar seu tempo de estudo.

Vamos pensar juntos: o curso me fornece apostila, listas de exercícios para trabalho em casa, simulados semanais e folhas de revisão. Eu vou ter tempo de fazer tudo isso e ainda estudar por algum livro?

Se a resposta for sim, eu vou precisar de livros de alto nível. Pessoalmente, eu acho meio difícil vc, aluno, conseguir fazer tudo que o curso passar de material. Mas vou acreditar q alguns conseguem.

Se a resposta for não, eu vou precisar primeiro terminar esse material. Não me parece muito inteligente o que muitos alunos fazem: eles pagam o curso, curso específico pro concurso q ele quer. Porém, preferem estudar por um livro genérico, q não é voltado pro q ele precisa. Eu acho q seria mais coerente vc focar no q vc precisa. Isso, o seu curso deve oferecer.


Agora, existem os alunos q não fazem curso e os q são teimosos (mesmo fazendo curso, querem estudar por livros). Tudo bem, pra esses, vou dar uma resposta. Não recebo nenhuma grana de editora pra indicar este ou aquele livro, mas costumo indicar os seguintes:

1. Coleção "Física Clássica" - 5 volumes
2. Coleção "Tópicos de Física" - 3 volumes
3. Coleção "Fundamentos de Física" (autores Ramalho e outros) - 3 volumes

Minha preferência é na ordem q eu coloquei. Acho o Física Clássica mais organizado q os outros, por isso gosto mais dele. Mas é opinião pessoal.

Possivelmente, alguns de vcs devem estar se perguntando: "Po, ele não vai indicar um livro mais difícil? Só veio com livro fácil."
Pois é... realmente acho q vc pode escolher uma coleção dessas 'fáceis' e levar de ponta a ponta. Abre o primeiro volume e faz todos os exercícios, até o último volume. Se vc fizer isso, vc vai estar com uma base muito boa. Depois, é só complemento. Esse complemento pode vir com material de cursos ou com material q vcs, alunos de turma IME/ITA, têm e devem compartilhar. Tem material bom na internet tb, mas precisa tomar cuidado com as fontes... tem mta gente falando besteira por aí...

E os livros russos? Saraeva e outros? Acho interessantes, mas não são focados no q vc precisa pra passar no IME ou no ITA. Dali, a gente tira alguns exercícios legais, coloca na aula, e tal, mas não acho q sejam essenciais pra quem quer ser aprovado IME/ITA.

Na semana q vem, a gente se fala novamente.

Forte abraço a todos. Beijomeliga.

9 comentários:

  1. Fala, Humbertinho!

    Vim aqui conferir o blog e gostei muito! É interessante tanto para os mais alienados quanto para os tarados do papiro.

    Com relação a este post, assino em baixo! O adolescente precisa entender que sua "experiência" adquirida até o momento é "escute os mais velhos, os mais experientes". Não vejo inteligência em cagar para o curso e buscar seus próprios métodos.

    "O material do cursinho é fácil? Vá lá e faça... Quando (ou se) terminar, me procure que eu passo mais."

    Enfim, aproveitem a oportunidade de receber conselhos de graça. Um dia perceberão que colherão frutos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Primeiro é uma satisfação imensa comentar no blog de uma das pessoas mais me ensinou (não apenas nos estudos mas tbm na vida)e segundo queria parabeniza- lo por essa iniciativa de criar esse blog para ajudar não só seus alunos, mas tbm todos os alunos que sonham um dia chegar no IME ou no ITA.
    Eu tinha esse sonho, porém muitas vezes deixei a desejar na minha dedicação por inúmeros motivos : gostava de ser o engraçado da turma, não seguia o material do curso, por muitas vezes durante a aula estudava matérias nada a ver com as que estavam sendo dadas em sala de aula e muitos mais outros motivos que somados resultaram em 4 anos de curso "sem sucesso".
    A dica que posso dar ao pessoal que está começando ou que está fazendo novamente curso é que escutem seus professores pois eles já passaram por isso e já tem experiência com centenas de alunos.
    Em relação a pegar livro a MAIORIA das pessoas que conheci que passsaram não usavam.
    Espero ter ajudado com alguma coisa.Hj estou na UFF fazendo engenharia de petróleo e estou mto feliz ,então posso dizer que a felicidade não está apenas no IME/ITA .

    Abraços Junqueira

    ResponderExcluir
  3. beijomeliga? imitão!
    hehehe... então, beijometelepatiza gatão!

    ResponderExcluir
  4. Samuca do orkut.
    Valeu ae por ter dado atenção mais uma vez prof.
    É eu tenho os livros mas to vendo que nem devo usa-los mto, pelo q parece. É q não dá pra entender tudo q o prof. fala as vezes, o livro sempre auxilia.
    Surgiu uma duvida nesse seu post.
    "Tem material bom na internet tb, mas precisa tomar cuidado com as fontes"
    Assim, é dificil pra nós termos um tempo pra procura de materias e se cairmos nessas armadilhas da internet como vc mesmo disse. De repente vc poderia indicar sites maneiros que vc conhece =).
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi , eu sou Aluna da Turma IME/ITA III no elite madureira , e gostaria de saber o que vc como profissional , acha do livro Série Brasil de Física .
    Beijo Thais Teglas

    ResponderExcluir
  6. Oi Thais,

    passei o olho no "Física - Série Brasil"... pareceu ser um livro básico, sem muito aprofundamento. Ele serviria pra vc fazer o trabalho de base mesmo, pegar um assunto bem do começo pra fixar as idéias. Mas é essencial que vc dê uma aprofundada depois.

    Beijomeliga.

    ResponderExcluir
  7. Obg Professor, dps se vc puder me dizer algumas dicas de formas para estudo seria mto grata , pois como falei na sala , sou uma pessoa problemática com essa tal de AFA ! rs
    meu e-mail thais.teglas@hotmail.com se tiver alguma dica ( com certeza tem né ?! ) me manda pro e-mail por favor .

    Beijomeliga HSUAHUAHSU

    ResponderExcluir
  8. Tem orkut Prof. ?!
    Thais

    ResponderExcluir
  9. naiara elite IME/ITA20 de março de 2010 às 19:59

    oi prof sou sua aluna do IME/ITA 3 uma loirinha que senta na frente e sempre brinca com vc rs ,bom quero dizer que adorei o blog estou visitando hj pela 1° vez, adorei seus conselhos e concerteza irei segui-los um beijo e continue postando coisas novas...

    ResponderExcluir