sábado, 22 de janeiro de 2011

A realização do sonho

Meus queridos,

como a maioria dos cursos ainda não começou o ano 2011, vou reservar este post para falar da realização de um sonho pessoal. Talvez este fato não tenha muito a ver com vcs, mas acredito que o exemplo de ter conseguido meu objetivo através do trabalho pode servir de combustível pra esse ano pesado que se inicia para todos os candidatos.

Esta semana foi uma das mais marcantes da minha vida. Posso dizer que o dia 17 de janeiro de 2011 está guardado pra sempre na minha memória, junto com outras datas importantes. Acho que no mesmo nível, só mesmo o dia 28/11/2003, dia da minha formatura no IME. Um dia, quando casar, tiver filhos, outras datas vão ser tão importantes quanto estas duas. Mas até hoje, só essas mesmo.

O início do ano letivo 2011 no SEI marcou o fim de um longo ciclo de planejamento e trabalho de preparação da equipe de sócios em um projeto até então totalmente abstrato. Não tínhamos a realização física do sonho. Imaginem oq é ter reuniões periódicas em horários totalmente absurdos (já que todos trabalhavam muito em diversos lugares), tipo começar a reunião às 23:30 de uma segunda-feira, tendo que acordar normalmente na terça para trabalhar. Juntem a isso os investimentos que fizemos totalmente no escuro. Colocávamos nossa grana em despesas que poderiam nunca retornar (e ainda vão demorar muito pra isso... hehehe). Tudo isso sem ter a certeza que o projeto daria certo. Apenas acreditávamos que devíamos seguir nesse caminho, pq era o nosso sonho e nosso dever era trabalhar com todas as nossas energias para a realização dele. Posso garantir a vocês: não foi nem um pouco fácil. Mas assim como a formação no IME, o trabalho ao longo do tempo foi muito duro. Absurdamente duro e doloroso. Mas o dia da realização vale todo o esforço. Desde o dia 11/01/99 até o dia 28/11/2003, eu imaginava oq era me formar no IME. Depois da noite do dia 28, eu pude dizer com toda certeza: VALE A PENA! Agora, depois de anos de esforço, trabalho duro, reuniões intermináveis, discussões, finais de semana dentro de casa o tempo todo, feriados sem viagem, noites sem dormir, etc., o curso está funcionando. Os alunos já estão trabalhando. E posso dizer a vocês: Graças a Deus, VALE A PENA!

Neste ano 2011, nossa maior missão é ajudar todos os alunos a realizarem os seus sonhos. Assim como conseguimos realizar os nossos. Estamos imersos nesta tarefa como estivemos nas nossas. Se hoje podemos dizer que temos um curso, isso passou por muita luta quando éramos alunos. E a aprovação é a coroação desse esforço. Nosso maior objetivo agora é fazer com que todos os alunos sintam esse gostinho. No final do ano, depois dos resultados, vamos voltar aqui e falar de novo: VALE A PENA!

Espero que todos vocês tenham objetivos importantes para este ano e consigam realizá-los. Podem contar comigo sempre.

Beijomeliga.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O ano 2011 promete...

Meus queridos,

é impressionante como eu sinto falta de escrever aqui, pra vocês. As minhas faltas são só por excesso de tarefas mesmo. A quem é novo na área, pra quem estiver conhecendo o blog agora, ele é destinado aos alunos que almejam ser aprovados no IME e no ITA, embora as conversas que temos aqui sirvam para qualquer concurso muito disputado. Já recebi emails de candidatos a Medicina, Concursos Públicos, etc.. Adianto que tudo que eu falar relativo a IME ou ITA tb serve para os concursos de Escola Naval, AFA e EFOMM, que são concursos militares de alta exigência também. A frequencia é de 1 post por semana (normalmente às quintas ou sextas), coisa que consegui cumprir quase 100% do ano 2010.

Estamos começando um novo ano, com novas perspectivas e expectativas. O ano promete muito, mas não sem trabalho. Aqui neste blog, as palavras mais importantes são trabalho, motivação, superação e vitória. Nesta ordem. Os alunos que vão se candidatar a esses concursos importantes em 2011 precisam compreender que não há vitória sem esforço. Quanto antes vcs entenderem isso, antes vcs estarão entrando no jogo pra valer.

Usei a palavra "jogo" agora. Não que a aprovação se pareça com uma loteria. Mas se parece muito com os esportes. É muito comum a analogia entre um evento esportivo e a vida de um candidato a concursos militares. Para que um jogador chegue a disputar uma partida importante, uma final, ele precisa ter se preparado muito anteriormente e precisa ter passado por todas as etapas anteriores, todos os jogos do campeonato até chegar à final. Um candidato ao IME e ao ITA tb é assim. Ele precisa ralar o ano todo para ter a chance de disputar o jogo final com chances de ser aprovado. Ao londo de 2011, vamos conversar muito sobre essas comparações entre os esportes e a vida (sofrida e dura) de um candidato que quer ser aprovado de verdade.

Fica aqui o meu abraço a todos que dedicam minutos de seu tempo a ler estas humildes palavras.

Beijomeliga!