segunda-feira, 24 de setembro de 2012

E com o resultado EFOMM 2013...

Meus queridos,

estamos chegando ao final de setembro... os concursos chegam, vão embora, chegam outros... e hoje é o dia previsto para a divulgação do resultado do concurso EFOMM 2013. Para alguns, que têm outros objetivos, é um dia normal. É apenas um dia para ver seu nome na lista de convocados. Porém, para outros, é um dia especial. Para quem tinha como principal objetivo do ano o concurso da EFOMM, este é o dia de ficar no F5 no site da escola... e é pra estes que quero falar neste post.

Até mais tarde, quando o resultado sair, muitas serão as sensações. Por agora, sentimos frio na barriga, não dá vontade de comer nada, ficamos com aquela angústia... até que a lista saia. E quando sair, haverá a euforia para uns e a tristeza para outros.

Para os convocados, será um turbilhão de emoções. Choros, gritos, abraços e beijos... é hora de extravazar todos os sentimentos reprimidos por toda a preparação. É seu momento. Grite, comemore, pule, você merece. Depois de todas as noites mal dormidas, todas as dúvidas, privações, você conquistou seu objetivo. Lembre-se de todas as vezes que você deixou de ir a churrascos, festas, encontros de família... tudo porque você tinha um objetivo. Quantos amigos precisaram ouvir de você "não posso ir, estou estudando... não, não vai acabar tão cedo... é... depois da prova, a gente sai..."
Para todos eles agora você pode dizer: "EU PASSEI!"
Depois de você duvidar de você mesmo, de ver outras pessoas duvidando, de ouvir pessoas dizendo que seu sonho era muito difícil, depois de tudo isso, você conquistou o direito de ser chamado de 'aprovado'. Não interessa mais nada, você é um aprovado. Você percebeu que o seu trabalho acabou levando à vitória. Não são professores, parentes ou amigos. Você é o vencedor. A vitória é sua. Escrevendo isso, lembrei do livro de um corredor americano chamado Dean Karnazes. Ele é um ultramaratonista americano, que venceu o desafio de correr 50 maratonas em 50 dias, em 50 estados americanos. Foi considerado por uma revista como o homem mais em forma do planeta. Em
seu livro "50 maratonas em 50 dias", ele descreve a sensação de um maratonista iniciante ao final de uma prova:
"Cruzar a linha de chegada de uma maratona pela primeira vez é um momento com conseqüências para toda a vida. Ao fazê-lo, prova-se algo para si mesmo que jamais será tirado. Deixa-se o evento com sinais evidentes de que se é forte, jovial e corajoso. Uma coisa é imaginar que se tinha capacidade para correr uma maratona; outra bem diferente é saber, porque o fez. (...)
Então, você treina pesado; dedica-se de todo o coração; sacrifica-se e supera os inúmeros pequenos desafios ao longo do caminho. Deposita tudo que conseguiu nela. Mas sabe que a maratona exigirá muito mais de você. Nas profundezas escuras da mente uma voz pessimista está dizendo: Você não consegue. Você se esforça ao máximo para ignorar essa insegurança, mas a voz não o abandona.
Na manhã da primeira maratona, a voz da dúvida se multiplica, tornando-se um coro completo. Na altura do quilômetro 30, esse coro está gritando tão alto que é só o que você consegue escutar. Os músculos doloridos e esgotados imploram que você pare.
Você deve parar. Mas você não pára. Dessa vez, ignora a voz da dúvida; ignora aquele que diz que você não é bom o suficiente, e só ouve a paixão no seu coração.
A coragem surge de diversas formas. Hoje você descobre a coragem para continuar tentando, para não desistir, por mais terríveis que as coisas se tornem. E elas se tornarão terríveis.
E então, repentinamente, a linha de chegada floresce à sua frente, como um sonho. Um nó se forma na garganta durante o percurso daqueles poucos passos finais. Agora, você finalmente consegue responder à irritante voz com um inequívoco Sim, eu posso!

Nenhuma luta, dúvida ou fracasso futuros podem remover o que realizou hoje. Você fez o que poucos farão – o que pensou jamais conseguir fazer – e é o despertar mais glorioso e inesquecível. Você é um maratonista e usará essa distinção não na lapela, mas no coração, para o resto da vida."
E você, meu querido, é um aprovado. E será um aprovado até o final de sua vida.  

Para aqueles que forem reprovados, lembrem que o campeão não é aquele que nunca caiu. O campeão é aquele que sempre se levantou. Você tem um objetivo? Quer ser um aprovado também? Quer sentir tudo oq descrevi acima? Comece a trabalhar desde já. A preparação para a aprovação é um caminho árduo. Começa muito tempo antes da prova e consome uma quantidade absurda de energia. Mas você é capaz. Trabalhe e acredite, sempre!

A aprovação é logo ali. Para alguns, ela chega hoje.

Beijomeliga.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O que é o fracasso?

Meus queridos,

recebi este texto hoje, por e-mail, e achei válido compartilhar com vocês.

 
Tem um pensador e palestrante norte-americano chamado Jim Rohn que aprendi a respeitar com o passar do tempo. É dele, por exemplo, a seguinte frase: “Tenho pena das pessoas que têm um restaurante favorito, mas não tem um autor ou livro favorito. Pois elas sabem onde alimentar seu corpo, mas matam de fome sua alma”.
 
Gosto também da visão dele sobre o fracasso. Rohn diz que o fracasso não é um evento isolado, um cataclisma. Raramente falhamos da noite para o dia. Na verdade, para ele o fracasso é geralmente o resultado inevitável de um acúmulo de pensamentos e decisões erradas. Simplificando, o fracasso não é nada mais do que alguns erros de julgamento repetidos todos os dias.
 
Mas porque alguém faria isso?, você pode se perguntar. Fácil. Porque a pessoa acha que aquilo não fará diferença. Pequenos erros, uma hora desperdiçada aqui, outra ali, etc., não parecem ter grande efeito imediato. É a mesma lógica dos fumantes – um cigarro não mata, então vou fumar outro mais. Já sabemos como vai terminar esta história.
 
Por exemplo, se você não leu pelo menos um livro nos últimos 30 dias, essa falta de disciplina não parece afetar sua vida. E como nada de ruim aconteceu, parece que podemos repetir isso por mais 30 dias. Nada acontece novamente, e quando você vai ver passou um ano inteiro sem ler. Ou sem fazer exercício. Ou sem prospectar novos clientes. Ou sem dizer a uma pessoa importante o quanto a ama. Aliás, pior do que não fazer alguma coisa é não notar como isso pode fazer diferença!
 
As conseqüências raramente são instantâneas. Ao contrário – elas se acumulam até que inevitavelmente o dia do juízo finalmente chega e devemos pagar pelo preço das decisões erradas que tomamos. Decisões que, quando tomadas, pareciam pouco importantes. Mas que somadas com o passar do tempo, transformam-se numa bola de neve imparável.
 
O problema é justamente a sutileza. No curto prazo pequenos erros realmente não parecem causar efeito algum. Na verdade, nem parece que estamos fazendo algo errado. Como nada acontece imediatamente, vamos navegando pela vida, achando que está tudo bem, mas por baixo da superfície uma grande onda, um verdadeiro “tsunami” (onda gigante) de conseqüências está se formando. Como  o céu não caiu na nossa cabeça ontem, achamos que hoje também não vai acontecer. Simplesmente  porque repetimos os mesmos erros, pensamos os mesmos pensamentos errados, escutamos as vozes e conselhos errados e fazemos as escolhas erradas.
 
Quando somos crianças, aprendemos rapidamente a não colocar a mão na tomada. Ou você coloca e leva um choque que nunca mais vai esquecer, ou escuta tantos gritos dos pais que acaba aprendendo. Mas na vida raramente isso acontece. O fracasso poucas vezes dá gritos de alerta.
 
Felizmente podemos transformar essa fórmula do fracasso na fórmula do sucesso. É simples: um pouco de disciplina praticada todos os dias.
 
Para começar, você tem que entender, de uma vez por todas, que o futuro é o que você colhe do que plantou hoje. Você pode se arrepender ou ser premiado amanhã, e quem vai decidir isso é você mesmo, fazendo o que fizer hoje. O problema é que a maioria das pessoas está tão mergulhada no presente que esquece de pensar e planejar seu futuro. Não mede as conseqüências (inevitáveis) de tudo o que fazem ou deixam de fazer.
  
De acordo com Jim Rohn, uma das coisas mais formidáveis sobre essa fórmula do sucesso – um pouco de disciplina praticada todos os dias – é que ela já traz resultados imediatos. Ao trocarmos voluntariamente erros diários por disciplina diária, experimentamos resultados positivos em curto espaço de tempo. Quando mudamos nossa dieta, nosso corpo, pele e cabelo  melhoram junto. Quando começamos a fazer exercícios, nosso nível de energia melhora imediatamente. Quando começamos a ler, um mundo novo se abre imediatamente na nossa frente. Quando prospectamos clientes, novas vendas começam imediatamente a surgir.
 
Por isso lembre-se: troque os pequenos erros pelos pequenos acertos, e com o passar do tempo isso se transformará numa grande onda de prosperidade na sua vida.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Passada a EFOMM 2013...

Meus queridos,

neste último final de semana, com o concurso EFOMM 2013, passamos por mais uma etapa da preparação. Na verdade, preparação para alguns (que querem outras aprovações) e objetivo principal para outros. Vou dividir o post em duas partes: para quem quer realmente a EFOMM e para quem está com foco em outros concursos.

Para quem realmente quer a EFOMM

Se você foi bem na prova, a sua sensação agora deve ser a de dever cumprido. Acho q é uma das melhores sensações que uma pessoa pode sentir. Estar com a sensação de ter feito o seu melhor, ter dado o seu máximo e ter conseguido atingir o objetivo. Realmente, muito bom! Parabéns a todos os que estão nesta situação.

Se você não foi bem na prova, é hora de manter a calma. Existem muitas coisas para acontecer ainda. O gabarito oficial saiu, mas ainda é possível que haja mudanças. Depois, ainda vai rolar a convocação. Só depois disso você pode se sentir oficialmente reprovado, se for o caso. Muitos de vocês acham que estão reprovados agora, mas serão chamados na lista final. Todo ano é a mesma coisa. Se você foi mal (abaixo de 10 pontos) em uma matéria, mas conseguiu ir bem nas outras, ainda dá pra entrar.
Mas vamos supor que não dê mesmo. Vamos pensar na hipótese de você não conseguir entrar. Quer dizer então que vc é incompetente? Quer dizer que seu ano não valeu de nada? Não é assim, po... certamente, tudo oq vc aprender e viveu ao longo do ano servirá no futuro. Seja em outro concurso (EFOMM 2014 ou outras provas), seja na vida fora dos concursos. Oq vivemos em um ano de curso é amadurecimento em todos os aspectos da vida. Outro dia, eu li uma frase fantástica para estes momentos: "Todos nós podemos ser geniais em alguma área. Porém, se formos analisar um peixe pela sua capacidade de subir em árvores, vamos classificá-lo como um imbecil."
Pode ser que você não tenha conseguido este ano, mesmo dando o seu máximo. E aí, isto quer dizer que vc não é capaz? Não necessariamente. Quer dizer que desta vez não deu. Nas próximas, pode dar certo, ué. O importante é a sensação de ter feito o seu melhor. Aí vc pode avaliar se vale a pena tentar de novo, ou não. Todo sonho merece um investimento. Talvez, você já tenha investido muito tempo e ache que precisa tentar outra coisa... ok! Mas não decida isso com a cabeça quente, no calor das emoções, achando que vc não é capaz de nada. Derrotas, todos vamos ter. O campeão não é aquele que nunca cai, mas sim aquele que sempre levanta. Lembre-se disso. Use os obstáculos para aprender. Tudo oq acontece na vida tem um lado bom, por mais que ele não apareça inicialmente. Precisamos procurar aprender com tudo oq acontece conosco. Veja quais foram seus erros e trabalhe para mudá-los.

Para quem não tinha a EFOMM como principal objetivo

Independente do resultado, é hora de virar a página. Se você foi bem ou se foi mal, oq interessa é virar a página. No máximo, ver oq houve de errado e tentar melhorar. Mas sem neuras. A prova da EFOMM passou, não é pra ficar com sentimentos do tipo "se não passei na EFOMM, não vou passar no IME". São provas diferentes, situações diferentes, e vc ainda tem muito tempo para evoluir até o IME e o ITA. Apenas como exemplo, minha nota de Física na EFOMM foi menor que no IME. Logo, não dá pra criar nenhuma relação. Concursos diferentes, não invente regra onde não tem. O mesmo vale para o caso de vc ter ido muito bem. Não é nenhuma garantia de que vai mandar bem no final do ano. Foi só uma etapa.


Resumindo: vire a página. Olhe para a frente. Oq passou passou.

E vamos que vamos, a aprovação é logo ali.
Beijomeliga.