quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A concretização do sonho

Meus queridos,

escrevi na semana passada, na terça-feira, antes de ser divulgado o resultado da AFA. Em apenas uma semana, já aconteceu tanta coisa que parece até que já se passou um mês ou mais.

Venho sempre dizendo que vocês precisam acreditar nos seus sonhos, que precisam trabalhar dando o seu máximo, para que as coisas caminhem da melhor forma possível. Acredito de verdade nisto que "falo" para vocês a cada post, mas não se iludam achando que não haverá momentos em que a gente acha que nada vai dar certo, em que a gente acha que aquela conquista não é pro nosso bico e coisas do gênero. Esses momentos de dúvida, e até mesmo pessimismo, existem. E aos montes. Cabe a nós, quando damos conta de estarmos pensando assim, tomar as rédeas da situação e lembrar que nosso trabalho não é em vão, que nossa luta vai ser recompensada, que nossa vitória está a caminho. Por isso, por haver momentos de incerteza e medo, é sempre bom termos alguns momentos de afirmação, em que os resultados nos empurram para frente. Esse combustível pode ser uma nota boa em um simulado, ou resolver um exercício que não estava conseguindo, ou algo maior. E é sobre isso que vou escrever hoje.

Como disse a vocês, acredito mesmo em tudo oq falo. E essa última semana serviu como combustível pra minha vida. Foram aqueles momentos em que parece que tudo oq precisávamos ouvir ou saber chegou. Depois de um longo período de luta e trabalho, com muitas madrugadas em claro produzindo material, finalmente saiu o resultado dos concursos da AFA e da EFOMM. Para os meus alunos da turma IME/ITA, é uma etapa de preparação. É bom ser aprovado para ficar mais confiante. Para os meus alunos da turma AFA/EN/EFOMM, é muito mais que preparação... é o objetivo. E essa vitória veio em conjunto: o nosso trabalho (da equipe de professores) e o trabalho dos alunos. Tenho certeza que eles são os maiores responsáveis pelos resultados fantásticos alcançados pelo SEI. Ninguém ralou mais que eles, ninguém mereceu mais que eles. E a vitória agora é compartilhada por todos desta grande família.

Como diz o título do post, esses resultados começam a concretizar o sonho. Sonho que começou um bom tempo atrás, com pesquisas, estudos, trabalho para guardar dinheiro, lançamento do site, e finalmente com a inauguração da sede física, no Rio. Lembro agora de uma frase do livro do Bernardinho: "A disciplina é a ponte que liga os sonhos às realizações." Foi necessária muita disciplina. Mas estamos chegando. Vejam se não é motivo de muito orgulho:

AFA 2012 - 52 inscritos - 13 aprovados - 25% de aprovação
EFOMM 2012 - 64 inscritos - 36 aprovados - 56,25% de aprovação

Aos meus alunos, os mais sinceros parabéns. Vocês mereceram. Que isto agora sirva para a vida de todos: trabalhe, você é capaz. O trabalho de vocês tornou esta vitória possível.

Aos professores e funcionários, o trabalho de vocês foi fundamental nesta conquista. Parabéns também.

E vem muito mais por aí. Ainda temos EN, IME e ITA. As conquistas estão apenas começando.

É com muito orgulho que digo: NÓS SOMOS SEI!


A todos os alunos que não foram aprovados, ou mesmo aprovados, não conseguiram o resultado que esperavam: estes concursos já foram. Temos muita coisa pela frente. Levante a sua cabeça, aumente a carga de trabalho e vida que segue. Vamos lá, o ano ainda promete muito.

A aprovação é logo ali. Acreditem.

Beijomeliga!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Não podemos mudar o passado, mas podemos fazer um novo futuro

Meus queridos,

mais uma vez, preciso agradecer a vocês pela atenção e carinho. Ontem à noite, fui chamado no Facebook por um candidato à EFOMM, que nem foi meu aluno, simplesmente para agradecer as minhas postagens, que, segundo ele, ajudaram muito durante este ano. Ele conseguiu fazer média e deve ser chamado agora no dia 20/09. É muito gratificante saber que ajudamos alguém, mesmo sem nem conhecer a pessoa. Obrigado a todos por me darem este prazer.

Hoje eu quero falar com vocês sobre a reação que temos a diferentes estímulos. Quando acontece alguma coisa ruim, oq vc faz? E quando alguém te dá uma boa notícia, qual é a sua reação? Na verdade, todos nós temos a tendência a desanimar quando as coisas não vão bem. Mas isto pode ser apenas o começo de uma nova história, ou o ponto de partida para uma virada sensacional. Vou citar 2 exemplos, para vocês entenderem do que estou falando.

O primeiro exemplo é do ex-BBB Fernando Fernandes. Ele era modelo internacional e participou do BBB alguns anos atrás. Porém, teve a carreira de modelo drasticamente interrompida após acidente de carro que em 2009 o deixou paraplégico. Aí você pode pensar: oq um modelo vai fazer agora, sobre uma cadeira de rodas? Logo um modelo, que tem a profissão totalmente associada ao corpo. Ele podia simplesmente chorar, se lamentar ou, até mesmo, se revoltar. Mas qual foi o caminho seguido pelo Fernando? Trabalhar. Encontrou no esporte paraolímpico uma nova forma de viver. Hoje, Fernando é bicampeão mundial de canoagem paraolímpica e está se preparando para a Olimpíada Rio 2016.



Neste link, você pode ler uma entrevista completa com ele. Mas destaco as seguintes respostas:
ODIA: — Você foi modelo internacional, ganhou fama no programa BBB e, por conta de uma tragédia pessoal, se tornou atleta. O que te fez mais feliz?
Fernando: — Sem dúvida nenhuma é a fase que estou vivendo agora, por incrível que pareça. De repente, no tropeço da vida, poder voltar a fazer o que eu sempre quis, que é viver do esporte.

ODIA: — Em apenas dois anos, após o acidente, você conquistou dois campeonatos mundiais. De onde vem toda essa determinação?
Sempre fui guerreiro. Depois da lesão, descobri uma força mental muito maior do que achava ter. A dor do esporte vem de forma positiva. Quando estou numa competição e parece que não vou conseguir, penso que já aguentei tanta dor que não será um obstáculo qualquer que vai me derrubar. Com três meses de lesão, disputei a corrida de São Silvestre na cadeira de rodas. Completei a prova, mas a minha mão ficou em carne viva. Ali vi que era capaz de fazer o que eu quisesse.


O segundo exemplo que quero deixar pra vocês é de um livro que estou lendo pela 2a vez, chamado "Sonhos mais que possíveis", do Odir Cunha (Editora Planeta). Ele conta casos de superações de limites em atletas olímpicos. Entre tantos casos interessantes, gostei deste para o post de hoje: Murray Gordon.
Aos 17 anos, este neozelandês era um animado praticante de rugby, quando sofreu um acidente de carro, teve sérios danos na coluna vertebral e seu braço esquerdo ficou paralisado. Foi obrigado a se submeter a um longo tratamento para voltar a andar e recuperar os movimentos, mas foi proibido de praticar esportes com contato físico. Murray, então, dedicou-se a correr. No início, apenas para extravazar sua energia. Mas depois, com sua dedicação e perseverança, começou a competir na corrida e a conquistar medalhas. Resumindo sua participação como atleta, conquistou um ouro olímpico nos 5000 metros e bateu três recordes mundiais.


Quantos de nós, muitas vezes com problemas pequenos, ficamos nos sabotando, fazendo o nosso problema parecer maior do que realmente é? E se aceitássemos que não podemos mudar o que foi feito, mas que podemos sempre mudar oq vamos fazer a partir de agora? Talvez fosse mais produtivo concentrarmo-nos em mudar o futuro pra melhor, em vez de lamentar os ocorridos no passado. Esta semana e a próxima têm bem este contexto, com os resultados de AFA e EFOMM sendo divulgados. Não lamente oq aconteceu, mas converta suas energias em atividades produtivas para mudar oq ainda vai acontecer.

Espero ter ajudado!

A aprovação é logo ali.
Beijomeliga.

sábado, 3 de setembro de 2011

A necessidade nos faz mais fortes

Meus queridos,

é impressionante como vocês sempre me surpreendem. Estava hoje de manhã pensando no que iria escrever para vocês, quando recebi um e-mail de um leitor de Montes Claros - MG, que já trocou alguns e-mails comigo, sobre o blog. Depois deste texto, eu não preciso escrever mais nada... hehehe

O leitor é Igor Caetano, e a mensagem segue abaixo:

"Olá Humberto,

Quanto tempo? bom, hoje eu escutei uma frase de uma garota e quero compartilhar isso para que você e eu reflitamos um pouco e se puder, para você colocar no seu site.

Bom, como sabes, sou de Montes Claros. Aqui não é uma cidade de polo educacional mas tem muita gente que vem para cá estudar, para tentar Unimontes e Federais de Minas Gerais. Pois bem. Em um desses dias conheci uma garota que veio lá de São Luis - Maranhão. E à noite, eu vi a carinha dela meio que para baixo e então resolvi comentar e começou-se o diálogo:
- Eita Loirinha, Ta cansadinha neh!
- Nadaa (e um sorriso), eu sou forte!!
- Poxa, que bom ouvir isso. Mas ta com sono?
- Não, eu sou forte.

Sabe, eu então passei a refletir: Tem tanto vestibulando que só reclama do cansaço e ela que veio do Maranhão para tentar medicina não reclama de nada. Sempre a vejo com um sorriso estanpado e andando para estudar. Caramba! Para que se preocupar com o cansaço? Ora, tem tanta gente aí que trabalha tanto por você(pré-bixo). Meu prof de Português por exemplo, ele fica corrigindo redações(monitoria) na sexta até 2 da manhã; vai dar aula no sábado às 8 da manhã; marca plantão de exercício e ainda tem tempo para a família(às vezes), para bater um papinho e nunca reclama. Meu prof de química tem dois filhos para cuidar, dá aula na faculdade, dá aula no curso específico(que sou monitor) e ainda dá aula do primeiro ano ao pré-vestibular. Quantos professores já não perderam o Domingo e, ainda sim, tem alguns reclamando com uma hipocrisia? Fora Exemplos de uma pessoa que estudou dois meses para mestrado de Engenharia de Produção na UFMG, concorrendo com engenheiros e ela só tinha o curso de matemática na unimontes. E sabe, particularmente, eu estudo de domingo a domingo e só paro para assistir o jogo no domingo e ao jogo. E msm assim vou na academia 3 vezes na semana, pois tenho muita tendência à obesidade. Sabe, minha mãe trabalha sem poder trabalhar pois está com artrite, artrose, escoleose, enxaqueca, gastrite, miomas no útero e depressão só para conseguir meu pão do dia seguinte, mas mesmo assim eu continuo a estudar, continuo a lutar e mesmo com a materia um pouco atrasada - pois eu não podia estudar só exatas por que tinha bolsa no colegio... caso eu fosse mal no vestibular perderia a bolsa e nao tenho condições de pagar um colegio como os que são turma ITA - eu continuo a lutar, sem professores de matemática e física da minha cidade para me auxiliar (pois eles não têm tempo para aluno que tenta IME/ITA aqui. Apenas para alunos que tentam medicina na Unimontes e federais). E ainda assim, dou monitoria duas a três vezes na semana. E ainda assim, não tenho um pai presente em casa. E mais ainda, sobrevivo com o salário de minha mãe, professora de matemática do ensino fundamental do Estado, e não reclamo. Minha vida é bela e, mesmo que sofro, mesmo que brigo e discuto as vezes por estresse, eu agradeço a Deus de joelhos e peço que me dê forças por mais um dia. Por que, sabendo que, mesmo que muita gente acha que estou fazendo errado nessa escolha, eu sou capaz e mais capaz que muita gente, que estão em bares bebendo, que estão em zonas de prostituição gastando seu dinheiro com "mulheres da vida" e que estão na rua usando drogas. E, apesar de que sei que eles não são culpados, deveriam repensar sobre o que é a vida. Mas, enfim, só não quero que reclamem, que desistam, porque eu teria tudo para desistir, teria vários motivos para desistir, mas não desisto. Por que essa garota, Letícia, que disse que é forte, mesmo longe da família do Maranhão, está na casa de um tio sem desistir e forte como uma torre. Por que, mesmo que não há ninguem lutando por você, há vários lutando contra você mas que pode vencê-los com o esforço, com a harmonia, a educação e sua dedicação."

Espero que o texto sirva de inspiração para quem está cansado nesta reta final.

Vamos lá! A aprovação é logo ali.

Beijomeliga.